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Teorias da Administração

Teoria das Relações Humanas

A Teoria das Relações Humanas é um aglomerado de teorias administrativas que surgiram junto com a Grande Depressão causada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929. Ela surgiu verdadeiramente após estudos feitos por Elton Mayo (1880-1949). O estudo ficou conhecido por A Experiência de Hawthorne.

Em confronto com a teoria clássica da administração, essa teoria acredita que a base para a produtividade de uma empresa é a satisfação de seus funcionários. O principal objetivo era humanizar as ações na administração. O estudo realizado por Mayo buscava verificar as dificuldades dos funcionários para fazer suas tarefas.

Diversos trabalhadores realizaram experiências em relação ao pagamento, horário de trabalho e momentos de descanso. Eles concluíram que a produtividade era diretamente aumentada na medida em que os funcionários recebiam atenção e se sentiam valorizados.  Foi a Experiência de Hawthorne que ajudou a definir a Teoria das Relações Humanas.

Princípios da Teoria das Relações Humanas

» O homem possui caráter emocional, emoções e necessidade de estar em sociedade e as organizações funcionam como cooperativas onde há a formação de grupos informais;

» As entidades são estabelecidas por estruturas  e regras informais. As relações afetivas e de amizade são fundamentais para estabelecer o comportamento e a interação entre os funcionários;

» A capacidade social interfere diretamente na competência do trabalhador e não sua capacidade física. Quanto mais seu funcionário interagir com seu grupo de trabalho mais ele será capaz de produzir;

» O comportamento social dos empregados é algo de extrema importância. Além disso, as pessoas têm prazer em se sentir reconhecidas e incentivadas;

» O trabalho é realizado de maneira coletiva em que grupos informais devem ser incentivados e não eliminados como havia sido proposto por Taylor;

» As relações humanas são estabelecidas pelo contato entre pessoas e grupos e o administrador deve influenciar o surgimento de um ambiente livre;» O trabalhador se sente mais encorajado a trabalhar quando seu trabalho tem um conteúdo de importância. Além disso, o  caráter emocional de todo o processo se torna um aspecto importante.

Críticas à Teoria das Relações Humanas

Uma das criticas relacionadas a Teoria das Relações Humanas está no fato dela possuir uma visão deturpada das relações industriais. Apesar de concordar com alguns pontos da teoria, muitos empresários afirmavam que o lucro ainda era o principal fator de importância. Segundo elas, o bem-estar do funcionário não é a principal função de uma empresa.

Para muitos estudiosos a administração nessa teoria tem um significado menor do desenvolvido pelos funcionários. Outro ponto de crítica é a total contrariedade desta com a teoria clássica da administração. Além disso, o campo de estudo dessa teoria foi muito pequeno, o que elevou o número de críticas.

Teoria Comportamental da Administração

Essa teoria também é conhecida como Teoria Behaviorista da Administração e utiliza métodos científicos para analisar o comportamento das organizações. Surgiu nos EUA, em 1947, e tinha como um de seus objetivos permanecer privilegiando as relações humanas de maneira diferente da adotada na Teoria das Relações Humanas.

A teoria se baseia no comportamento de cada funcionário de uma instituição como forma de estimula-los. A motivação é um dos pontos principais dessa teoria. Segundo essa teoria, o administrador deve motivar seus funcionários para melhorar o ambiente e o funcionamento da empresa. Para essa teoria, a empresa funciona através de um sistema com base em tomada de decisões.

A tomada de decisão é um processo responsável pela escolha da melhor solução para um problema ou oportunidade. Dependendo do contexto, o processo decisório é considerado difícil e uma vez feito poderá ocasionar em consequências positivas ou negativas.

Outro ponto apontado pelos estudiosos dessa teoria é o conflito de interesses entre o interesse da organização e dos funcionários. É de extrema importância que o administrador faça com que esses dois interesses sejam alcançados para chegar ao conceito de Comportamento Organizacional. Um dos principais pontos de crítica dessa teoria é o fato dela se basear muito na explicação e não se preocupar tanto com a aplicação prática.


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