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Teorias da Administração

Teoria Contingencial

A palavra contingência significa uma coisa incerta que pode ou não ocorrer. Ou seja, se trata de algo imprevisível. Segundo essa teoria, os diferentes tipos de empresa necessitam de diferentes formas organizacionais para que funcionem corretamente. Ela surgiu durante a década de 70 e apoia que não há um só modelo para alcançar os objetivos dentro de uma empresa e para isso a teoria contingencial se apoia em diversas teorias anteriores.

A Teoria Contingencial começou a ser estudada com estudos sobre as estruturas das organizações mais importantes em cada tipo de indústria. Os estudiosos começaram a pesquisar sobre  quais fatores influenciam no sucesso ou fracasso das instituições. Era uma maneira de avaliar como elas agiam nas mais diferentes condições. Essa teoria possui diversas variações e afirma que o ambiente exerce grande importância para o andamento de uma organização. Esse ambiente pode oferecer facilidades ou causar dificuldade para a empresa.

Exemplo: as livrarias começaram a perder consumidores para os livros virtuas, mas a buscaram alternativas. Elas passaram a disponibilizar em seus sites livros digitais. Dessa forma atraem as duas vertentes de leitores.

A conclusão dos pesquisadores dessa teoria foi que o ambiente e a tecnologia devem ser fatores de extrema importância para a análise de uma empresa, pois podem restringir ou  tornar a grande oportunidade de uma instituição. Os fatores devem ser encaixados conforme a necessidade da empresa no intuito de ajuda-la a atingir seus objetivos.

Em resumo, a estrutura de uma organização depende de seu relacionamento com o ambiente externo. Para essa teoria, as empresas que mais são flexíveis e com poder de adaptação são as mais bem sucedidas em detrimento as que permanecem limitadas e acabam perdendo espaço.

Essa teoria conclui que a estrutura de uma entidade e o funcionamento desta são dependentes do ambiente externo. A Teoria Contingencial faz com que a visão aponte para o lado de fora da empresa. Ou seja, não há apenas uma maneira de se organizar e depende muitas vezes das características ambientais. As empresas não dependem apenas delas mesmas e sim das características dos ambientes em que estão inseridas e da tecnologia.

Pontos principais da Teoria Contingencial

» O foco passa a ser o lado de forma de uma empresa;

» A influência do ambiente no crescimento das organizações;

» Não há um manual ensinando a forma de organização, pois tudo depende das características ambientais e nada é absoluto.

Essa teoria foi baseada através de algumas pesquisas. Conheça um pouco sobre elas:

Pesquisa de Alfred D. Chandler

Em 1962, Alfred Chandler fez uma investigação para compreender a estratégia adotada por quatro empresas dos Estados Unidos. Ele chegou a conclusão de que essas organizações mudaram suas estruturas para se adaptar a novas estratégias de mercado. Ele conclui que os fatores externos e as estratégias foram determinantes para a maneira como era estruturada determinadas organizações. Segundo ele essas empresas passaram por quatro fases: acumulação de recursos, racionalização do uso de recursos, continuação do crescimento e racionalização do uso dos recursos em expansão.

Pesquisa de T. Burns e G. M. Stalker

Essa pesquisa foi realizada pelos sociólogos industriais Burns e Stalker a partir de 1961. Eles pesquisaram vinte indústrias da Inglaterra para compreender a relação entre as atividades administrativas com o ambiente externo. Dessa forma, separaram as indústrias em mecanicistas e orgânicas.

O tipo de indústria mecanicista está relacionada a condições ambientais estáveis e as orgânicas ocorrem com aquelas em que as condições ambientais ainda estão em modificação. O sistema mecanicista trabalha com hierarquia, organograma e um padrão de comando. Já o sistema orgânico exerce seu trabalho com especialistas que realizam as tarefas, comunicação entre as diferentes classes de funcionários e interação entre eles.

Pesquisa de Lawrence e Lorsch

Eles escolheram algumas indústrias com diferentes pontos quando se trata de ambiente. A conclusão foi que havia uma relação entre tecnologia e organização da entidade. As organizações devem ser adaptadas as condições ambientais.

Pesquisa de Joan Woodward

Pesquisa realizada por essa socióloga que estudou os princípios da administração em 100 empresas distintas. A conclusão dessa pesquisa foi que a tecnologia influencia a estrutura e o comportamento de uma organização. Elas foram divididas em três grupos que tinham maneiras distintas de produção:

» Produção Unitária;

» Produção em Massa;

» Produção em Processo.


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