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Teorias da Administração

Teoria Estruturalista

A Teoria Estruturalista veio como um desenvolvimento da teoria burocrática e surgiu em meados da década de 50. Ela foi influenciada pelo estruturalismo nas ciências sociais. Nesse caso todos os pontos relevantes de uma empresa são considerados somente uma estrutura por meio de uma imagem integrada. Saber quais são as influências dos pontos externos e internos de uma organização. Além disso, é importante verificar a relação entre eles.

Um dos teóricos mais importantes dessa teoria foi Amitai Etzioni, que analisava as empresas como um grupo social. Reduzindo as discordâncias na empresa é possível estabelecer uma ambiente de trabalho melhor mesmo sem a total satisfação dos funcionários.

Para os estruturalistas a falta de visão total da teoria das relações humanas não era positiva para a empresa e ludibriava os empregados. Para esses teóricos, a organização é uma grande e complexa unidade com grupos sociais com interesses compatíveis e incompatíveis.

A teoria estruturalista recebeu a contribuição de estudiosos como Blau e Scott que apontam o problema da teoria das Relações Humanas foi ignorar o conjunto e a rede de ligações sociais dentro de uma empresa. Esses autores sugerem que sejam separados duas consequências do clima de grupo: uma delas referente as atitudes do grupo e sua influência em seus membros e a influência das decisões do grupo no aspecto individual.

James D. Thompson considerava a falta de compreensão e a dureza do modelo com burocracia como um só conjunto. A forma como uma empresa se adapta ao ambiente depende de sua atuação no mercado e seus objetivos. O estudioso Charles Perrow conclui que o sistema organizacional recebe influências da sociedade e de outras empresas.

Organização de uma empresa segundo Charles Perrow:

»Objetivos da sociedade;

»Objetivos de produção;

»Objetivos de Sistemas;

»Objetivos de Produtos;

»Objetivos derivados.

Características do Estruturalismo

Submissão do indivíduo a socialização

O ser humano executa diversos papéis em seu local de trabalho para que possa conseguir reconhecimento e recompensas. Esse processo só ocorre porque há vários grupos dentro de uma mesma organização.

Conflitos inevitáveis

O choque entre os desejos da empresa e dos funcionários sempre irar ocorrer. Esses conflitos podem diminuir, mas não irão desaparecer completamente. São minimizados para que o ambiente de trabalho se torne aceitável, mas sem se tornar agradável. Se esses conflitos não forem enfrentados da maneira correta podem resultar em exonerações e acidentes.

Hierarquia e Comunicações

A hierarquia é analisada como algo ruim para a comunicação de uma instituição. Os problemas na hierarquia devem ser minimizados, mas não eliminados porque ela é um aspecto importante na administração de uma empresa.

Incentivos Mistos

Tanto as recompensas sociais e materiais são importantes no ambiente corporativo.São feitas algumas sugestões em relação a essa teoria.  A primeira tem relação com a própria organização sem se preocupar muito com a visão do trabalhador em relação a entidade e o ambiente. O segundo ponto é que essa teoria também analisou empresas que não eram industriais e sem interesses lucrativos.

Teoria Neoclássica da Administração

A teoria neoclássica redimensiona os ideais da teoria clássica para o que ocorre nas empresas atualmente. Ela surgiu quando se tornou necessário a utilização de termos relevantes da teoria clássica retirando pontos desnecessários e exagerados. Apesar de se basear nessa teoria, seus autores também se baseiam em aspectos das mais diversas teorias administrativas, o principal deles é Peter Drucker.

Um dos pontos importantes da teoria neoclássica é a utilização da região mais prática da Administração, exaltação dos resultados, exaltação dos primeiros clássicos da Administração e compreensão de teorias distintas. Essa teoria aborda o ponto em que o administrador deve verificar todos os aspectos e seu trabalho, incluindo o direcionamento das pessoas que trabalham na organização.

Para os estudiosos dessa teoria existem três pontos relevantes nas empresas. O primeiro deles se refere aos objetivos, em que as entidades são vistas como órgãos sociais. O segundo ponto se refere a administração que afirma que as empresas podem ter objetivos distintos, mas com área administrativa muito parecida. O último ponto apontado é em relação ao desempenho individual em que as pessoas que lá trabalham são responsáveis pelo planejamento e pelas decisões.

Funções da Teoria Neoclássica

Planejamento

Trata-se da decisão prévia do que deve ser feito para atingir os objetivos propostos antes de começar a realizar uma ação. É dividido em passos, fases e tipos.

Organização

Reúne as atividades que serão realizadas definindo as autoridades. São dividades em: componentes, princípios básicos e técnicas.

Direção

No quesito direção se faz necessária a tomada de decisões para a contribuição para que o objetivo da empresa seja atingido. Primeiramente reconhece qual é o problema, estabelece alternativas e as avalia, escolhe uma dessas alternativas e ao implanta-la deve-se avaliar os resultados. Há 5 técnicas de direção: instruções, coordenação, ordem, delegação e orientação.

Controle

O que está sendo realizado pela empresa está de acordo com o que havia sido planejado? É importante verificar a eficácia das ações da empresa, analisando desvios e verificando possíveis necessidades da empresa. Podemos dividir essa função em: momentos do controle (relacionada ao tempo), processos de controle (relacionadas ao ciclo), fases do controle (relacionadas a sequência) e meios de controle (relacionado as ferramentas utilizadas).

Características da Teoria Neoclássica

  • Importância da prática na Administração
  • Postulados clássicos são reafirmados;
  • Crescimento da relevância dos princípios gerais de administração;
  • Importância dos objetivos e resultados;
  • Ecletismo nos conceitos;
  • Ênfase na departamentalização.

Eficiência e Eficácia

Cada empresa deve ser analisada tanto do aspecto da eficácia como a eficiência. A eficácia se refere aos resultados alcançados e a eficiência é o processo de utilização dos recursos durante esse processo.

 

EficiênciaEficácia
Ênfase nos meios Ênfase nos resultados
As coisas são feitas corretamente As coisas corretas são realizadas
Solucionar problemas Solucionar problemas
Solucionar problemas Melhorar o uso dos recursos
Realizar as obrigações e serviços Ter resultados
Treinamento dos subordinados Capacitar os subordinados
Permanecer com as máquinas Máquinas disponíveis

 

Centralização e Descentralização

Centralização

A centralização aborda as relações através de cadeia de comando onde o indivíduo que se encontra no topo possui mais autoridade que seus subordinados na parte inferior. As vantagens apontadas na centralização são: as decisões tomadas por pessoas que possuem uma ampla visão da empresa, as pessoas que tomam a decisão na parte superior estão mais capacitados dos que se encontram em níveis inferiores, redução dos custos da operação e setores de compra e financeiro da empresa se beneficiam com a centralização.

Porém essa opção possui desvantagens, veja quais são: decisões tomadas longe das circunstâncias locais, tomadores de decisão não se aproximam das pessoas envolvidas em determinados problemas, pode ocorrer gasto operacional devido a longa comunicação entre os indivíduos da organização e a mudança na comunicação entre as diversas cadeias da empresa.

Descentralização

As decisões de uma empresa são espalhadas por diversos níveis da empresa. O princípio central da descentralização é delegar uma ação após ela ter sido tomada ou iniciada por um superior. Quanto maior for a descentralização, mais as decisões serão tomadas nos níveis menores da entidade e mais autonomia as pessoas terão nessa organização.

Vantagens da descentralização

» Gerentes mais perto do centro de decisões com economia de tempo e dinheiro;

» Aumento da motivação dos funcionários com melhor aproveitamento do tempo e eficiência;

» Somente os mais importantes funcionários tomam decisões muito importantes fazendo com que a quantidade de decisões reduza e fiquem mais acessíveis;

» Otimização do tempo empresarial;

» Redução dos custos com coordenação.

Desvantagens da descentralização

» O padrão estabelecido em decisões reduz nos casos de descentralização e por isso é importante o contato entre as partes centrais e regionais de toda a organização para reduzir a falta de uniformidade.

» Treinamento e funções repassadas gradativamente.

» Os especialistas da empresa são mal aproveitados.

 


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