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Teorias da Administração

Teoria dos Sistemas

A Teoria Geral do Sistemas foi criada graças ao biólogo Luidwig Von Bertalanffy. Ele pregava o estudo dos sistemas de maneira gral, uma vez que na natureza não há uma divisão.

Essa teoria ganhou força a partir do momento em que foi necessário integrar as teorias anteriores. Com o avanço da tecnologia, cresceu a possibilidade de aplicar a teoria do sistema na administração. De maneira geral os sistemas podem ser classificados de diversas formas e divididos ainda em sistemas abertos e fechados. Uma das críticas feitas a Teoria dos Sistemas é o fato das constantes mudanças internas em uma organização devido as alterações no ambiente.

Sistema aberto:Há troca de relacionamento com o meio ambiente e muita troca de matéria e energia com o meio assim como ocorre com a sociedade.

Sistema fechado: Não recebe influências do meio ambiente, poucas trocas de matéria e energia com o meio e não são dominados pelo caráter ambiental tal qual as máquinas.

Principais pressupostos da Teoria dos Sistemas

» As ciências naturais e sociais devem, de maneira geral, estar integradas no intuito de alcançar a Teoria Geral dos Sistemas;

» Teoria que pode ser capaz de chegar a uma teoria exata em relação aos campos não físicos da ciência;

» A unidade da ciência se torna mais próxima;

» A educação científica pode ser valorizada.

Aspectos da Teoria dos Sistemas

Homem Funcional

Há uma importância muito maior nos papéis dentro da organização do que as próprias pessoas. Esses papéis são influenciados por diversos fatores como variações organizacionais, mas devem estar em total interação para que a empresa tenha uma maior produtividade.

Conflitos de papéis

O papel desempenhado por uma pessoa vai influenciar diretamente no seu comportamento. Há uma grande expectativa em relação aos papéis desempenhados pelas pessoas. Há um sistema de papéis e os relacionamentos estabelecidos influenciam as relações com as outras pessoas. Frustração podem gerar conflitos dentro da empresa.

Incentivos Mistos

A entidade deve equilibrar a oferta de um incentivo envolvendo remuneração e outro não envolvendo. Dessa forma o trabalho de seus funcionários ficará mais eficiente.

Equilíbrio Integrado

Uma ação sobre determinada parte de sua empresa irá atingir as demais regiões da empresa. Estímulos externos fazem com que o sistema responda através de uma reação ou adaptação.

Estado Estável

Deve-se manter a troca de energia com o ambiente e há um maior nível de planejamento.

O sistema organizacional pode ser visto com um conjunto composto por três elementos: entradas, processamento e saídas. Eles são envoltos por influências externas que causam alterações no desenvolvimento de cada um deles e afetam o sistema organizacional. Veja quais são os aspectos que mais afetam o desenvolvimento do sistema organizacional:

  • o Estado e sua influência na área legal e política que auxiliam no processo econômico que envolve o ambiente empresarial;
  • situação financeira de um país e a participação do Estado na direção de empresas em setores que se destacam;
  • crescimento tecnológico e acesso a essas novas tecnologias;
  • o nível da educação de sua sociedade que tem influencia direta na sua qualidade de mão de obra;
  • concorrência com outras empresas que faz com que a empresa busque se manter no nível das empresas do ramo em relação a serviços e produtos;
  • preocupação com uma maneira de produção mais ecológica evitando o desperdício e a produção  consciente de produtos.

Três elementos do Sistema de uma Organização

Entradas

Recursos obtidos através do ambiente como a matéria-prima, mão-de-obra, o capital, equipamentos, dentre outros.

Processamento

É o processo que se dá para transformar os recursos em bens e serviços. São os procedimentos e tecnologias utilizados por uma empresa no quesito administrativo e operacional.

Saídas

Se refere aos produtos e serviços que serão disponibilizados para os usuários e clientes.

Feedback

O efeito feedback se refere a uma análise do desenvolvimento de uma organização. Esse retorno ajuda na avaliação de suas atividades e se elas estão atingindo as expectativas esperadas. É essencial para quem faz um monitoramento e planejamento da organização.


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