HomeComo passarDicas para ConcursoEtapas do concurso público


Etapas do concurso público

Estudantes LivrosVocê sabe todas as etapas que ocorrem na realização dos concursos públicos? O dia da prova é apenas uma delas. Mas antes disso (e depois também) existem alguns passos desse processo que todos os concurseiros precisam saber, inclusive algumas dicas para o dia da prova!

Isso quer dizer que você deve ficar ligado no que está acontecendo no governo, principalmente no Ministério de Planejamento e Orçamento (MPOG), que autoriza a realização do concurso. É claro que desde o momento em que o órgão solicita ao MPOG a realização de concurso até que esse o autorize pode levar meses, mas isso é uma grande vantagem para você começar a se preparar com antecedência. Isso também significa que antes dessa solicitação não haverá concursos! Por isso esqueça boatos em relação a datas. É preciso acompanhar as estatísticas de vagas sobre concurso público.

A autorização do concurso pelo MPOG implica na escolha, pelo orgão solicitador, da banca examinadora. Geralmente um órgão tende a usar a mesma banca de concursos anteriores, mas isso não é obrigatório.

A etapa seguinte é a publicação do edital, com o número de vagas, data da realização das provas, informação sobre os vencimentos, carga horária, matérias, como e aonde fazer a inscrição, ou seja, regras do concurso em geral. 

Após as provas de concursos públicos e a divulgação do gabarito, sempre há um prazo para recursos e reclamações em relação a prova, que serão analisados pela bancas examinadoras. Esses recursos podem ou não ser acatados, vai depender muito em que são consubstanciados.

A lista de aprovados e regras para convocação, e de entrega de documentação são publicados em seguida. Dentro do prazo de validade do concurso é possível a realização de outro, expandido o número de vagas inicialmente previstas. Porém isso não é regra, ou seja, fica a critério da banca e do órgão a realização de novo certame. 

1. Pedido de Autorização

2. Autorização do Concurso

3. Contratação da Banca Examinadora

4. Publicação do edital

5. Aplicação das provas

6. Prazo para recursos e reclamações

7. Resultado final e divulgação da lista de aprovados

8. Homologação do concurso

9. Convocação de Aprovados
(10. Festa de comemoração!!!) 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Concurseiros

mulher estudando

Saiba que você não está sozinho nessa maratona de estudos para os próximos concursos públicos! Confira como é a vida de quem se prepara.

Concurseiros

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso