HomeComo passarDicas para ConcursoFaço cursinho, mas não sou aprovado no concurso. Por quê?


Faço cursinho, mas não sou aprovado no concurso. Por quê?

A primeira coisa que o concurseiro tem que ter em mente é que os cursos preparatórios para concursos públicos não ensinam nenhuma “fórmula mágica” para passar. Na verdade ele serve para dar um “norte”, uma orientação no conteúdo que está sendo estudado.  É um auxílio e não garantia de aprovação. Não ache que pagar caro em um ótimo cursinho, significa que com certeza será aprovado. Sem dedicação nada disso vale, não é a toa que muitos conseguem passar sem fazer cursinho.

Assegure-se que o investimento feito lhe ajudará a passar contanto que você se esforce. Não tenha vergonha de tirar todas as suas dúvidas (por mais bobas que pareçam!), pois muita gente se sente envergonhada de perguntar para não parecer “menos” inteligente do que os demais alunos. Mas na verdade sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas. Então já que está pagando, aproveite as chances de perguntar!

  • Faça resumos da aula, para que depois você possa estudar sozinho tudo que foi visto. Sempre releia o que foi explicado, e faça exercícios e simulados de concursos públicos.

Estudante dormindo concurso público

Não vá para uma aula do cursinho pensando nas outras matérias ou preocupado com alguma coisa. Concentração é um fator determinante na hora de se fazer proveito do estudo. Pense sempre que tudo que está sendo ensinado pode ser uma questão da prova. Anote todas as dicas, macetes e o que você julgar ser relevante sobre a matéria.

Para algumas pessoas os cursinhos são de muito proveito, para outras não. É como fazer academia, às vezes você paga para se disciplinar e levar com muito mais seriedade, mas existem pessoas que conseguem fazer exercícios sozinhos de diversas formas, e serem tão disciplinados ou até mais do que aqueles que estão pagando por isso.

Outro fator importante são os professores. Se acontecer de você não se identificar com algum professor ou com a sua metodologia, não permita que isso seja um bloqueio e que sua qualidade de aprendizado caia. Você está lá para aprender e os professores estão lá sendo pagos para ensinar, independente de afinidades.

Não se assuste com o número de pessoas que estão na mesma sala que você estudando para o mesmo concurso. Além delas ainda tem muita gente estudando em outros períodos, outros cursinhos, fora o pessoal que estuda sozinho em casa. Esqueça a quantidade de concorrentes,  se dedique sempre ao máximo, pois assim terá muito mais chance de ser aprovado  mesmo em meio a tanta gente. Mas não tenha seus companheiros de cursinho como inimigos, afinal de contas estão todos no mesmo “barco” e com os mesmos objetivos.

Se você tem condições de pagar um bom curso preparatório sinta-se privilegiado, pois muita gente gostaria de poder pagar, mas não pode. Aproveite ao máximo o curso, as aulas, os professores e o material oferecido.

Mais: Importância da Autoconfiança para ser aprovado!

 

Investir tempo e dinheiro em conhecimento é um investimento inteligente. Seja paciente e perseverante que sua vez chegará!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Concurseiros

mulher estudando

Saiba que você não está sozinho nessa maratona de estudos para os próximos concursos públicos! Confira como é a vida de quem se prepara.

Concurseiros

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso