HomeComo passarDicas para ConcursoAprenda a aumentar sua memória nos estudos!


Aprenda a aumentar sua memória nos estudos!

Mulher Pensando Sobre LivrosMemória é a capacidade da mente humana de fixar, reter, evocar e reconhecer impressões, fatos ou dados passados. Parte do que estudamos fica registrado nesta área do nosso cérebro. O aprendizado, o pensamento e o raciocínio não seriam possíveis sem a memória.

São três os processos básicos da memória: codificação da informação (ou seja, contato com o objeto de estudo), armazenamento e recuperação. Se há algum erro nas relações entre esses três processos, ocorre o esquecimento. O processo de recuperação permite que as informações armazenadas sejam utilizadas quando necessário. Daí a importância de aprender e não de decorar.

Quando aprendemos, a informação fica armazenada na memória de longo prazo e responde ao processo de recuperação, enquanto o que é decorado fica na memória de curto prazo e a informação não fica retida por muito tempo.

Existem estratégias para que a capacidade de memória seja aumentada e melhor utilizada nos estudos, tais como:

Uma ótima técnica é a de memorização, onde a informação é passada da memória de curto prazo para a de longo prazo. Por exemplo, para memorizar os princípios da Administração Pública previsto no artigo 37 da Constituição Federal, utiliza-se o código LIMPE, em que cada letra representa um princípio constitucional:

Legalidade

Impessoalidade

Moralidade

Publicidade

Eficiência.

Ao longo de toda a vida, o ser humano vai modificando sua capacidade de codificação e sua habilidade de armazenamento de informações vai aumentando progressivamente. Por isso que quanto mais se estuda, mais se retém conhecimento e maiores as chances de passar em concursos públicos.

Evite abusar de bebidas alcóolicas, pois elas prejudicarão sua memória. O álcool, além de desidratar o corpo, dificulta o processo de oxigenação do cérebro. Então, fique longe de bebidas alcóolicas nas vésperas do concurso, para que não ocorra o "branco" na hora das provas.

Uma boa alimentação (rica em ômega3 e potássio, ótimos para a memória) e exercícios físicos também contribuem para manter uma memória saudável e com boa capacidade de recuperação de informações. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Concurseiros

mulher estudando

Saiba que você não está sozinho nessa maratona de estudos para os próximos concursos públicos! Confira como é a vida de quem se prepara.

Concurseiros

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso