HomeComo passarDicas para ConcursoComo estimular minha capacidade de aprendizagem?


Como estimular minha capacidade de aprendizagem?

Estimulos Capacitação Aprendizado

Os neurocientistas, psicólogos, filósofos, pedagogos, professores fazem muitos estudos e pesquisas relacionadas ao cérebro e seus mecanismos relacionados ao aprendizado. Uma interessante experiência realizada pela Dr. Marian C. Diamond, neuroanatomista e professora de Biologia da Universidade de Berkeley na Califórnia, nos mostra como precisamos dos mais variados estímulos para que a nossa capacidade cognitiva (de aprendizado) se desenvolva com muito mais potencial. 

Saiba como tirar o melhor proveito dos estudos.

Na experiência, a médica colocou dois ratos em gaiolas distintas. Em uma deixou o animal em um espaço vazio, apenas com água e comida, e outro ficou num ambiente com rampas, rodas, objetos coloridos e que chamavam a atenção, além de comida e água. Notou-se que o rato da gaiola “sem estímulos” teve um baixo desenvolvimento enquanto o da gaiola com os “brinquedos” teve um elevado aumento de células nervosas. Isso comprova que um estudante que é estimulado obtém melhores resultados.

Estimule seus estudos utilizando os seus sentidos, por isso saiba como estudar Raciocínio Lógico para Concursos. Separe as matérias por cor. Faça resumos de fórmulas matemáticas em folhas amarelas, por exemplo, e espalhe pela casa, coloque atrás das portas, no espelho, na porta da geladeira, na parede do banheiro. Estude não apenas com livros e apostilas, mas faça uso de vídeo-aulas, áudio-aulas, questionários e jogos no computador. Os maiores estímulos que um ser humano pode receber são através dos olhos e dos sons, mas somos muito mais visuais do que auditivos.

Para quem tem dificuldades com raciocínio lógico ou matemática, bons estimuladores são os jogos como: xadrez, dominó, baralho e jogos de tabuleiro em geral. Se o problema for com as letras, leia bastante revistas, jornais, gibis, livros com histórias ilustradas, faça muita palavra-cruzada e estude sempre com um bom dicionário de português ao lado. Tenha uma boa alimentação e beba bastante água para ter mais disposição para estudar.

Aprenda a aumentar sua memória nos estudos!

Como se superar a cada dia?

Os seres humanos devem buscar se aprimorar em tudo o que fazem constantemente. No estudo, não é diferente. À medida que estabelecemos planos de estudo e começamos a alcançá-los, percebemos o quanto aprendemos e o quanto valeu a pena se dedicar. Conforme alcançamos as nossas próprias metas, nós podemos traçar outras, a fim de aprimorar nossa capacidade de aprendizado. Para ser um bom candidato, você deve ter foco em seu objeto de estudo do momento: se você assimila bem um conteúdo específico, você não precisa voltar nele para estudá-lo novamente e perder um tempo que seria usado para outro conteúdo.

Organização e compromisso também são fatores essenciais nessa luta em busca do seu sonho. É de extrema importância desenvolver um grau de comprometimento com o objetivo escolhido.

A atitude, disposição e o desejo de alcançar sua meta são características extremamente ligadas ao comprometimento. Você deve saber os fatores motivacionais que te levam a estudar para desenvolver cada vez mais o seu nível de compromisso com aquela tarefa. Isso será fator determinante no seu sucesso ou fracasso.

 

Uma vez que se está realmente comprometido com algo, não existem motivos para se desviar daquilo; você não tem necessidade de inventar ''desculpas'' para não estudar, pois tem convicção do que te motivou a iniciar esses estudos e tem disposição para continuar a seguir suas metas.

Saber o que você deve estudar, quando, por quanto tempo e de que maneira é importantíssimo para a organização de seu plano de estudos. Você também deve se programar de maneira que possa cumprir o seu plano, levando em conta todas as suas outras atividades. O tempo que você passa estudando não é o mais importante: entenda que estudar de maneira organizada significa realmente compreender e assimilar o que está sendo lido. Dessa forma, você torna seu tempo de estudos mais produtivo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Concurseiros

mulher estudando

Saiba que você não está sozinho nessa maratona de estudos para os próximos concursos públicos! Confira como é a vida de quem se prepara.

Concurseiros

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso