HomeComo passarDicas para ConcursoDicas para o dia da prova





Dicas para o dia da prova

Gabarito ProvaO tão esperado dia (ou dias) de prova chegou! Bate aquele nervosismo, dor de cabeça, mãos suando, branco...

Calma! Essa é a palavra chave. Não pense nos concorrentes ao lado e não ache que eles estão mais preparados do que você, tenha confiança! A dica é pensar que o dia da prova é apenas mais um dia comum, mais um “simulado”, como vários que você deve ter feito antes. Se não der certo, relaxe, continue estudando e não desanime! Essa não é a única chance da sua vida e nunca pense que o que estudou foi em vão ou por água abaixo, pois com certeza vai ajudar muito na próxima prova.

O equilíbrio emocional, que é fundamental na hora da prova, se adquire com a experiência. Geralmente, quem mais faz provas de concursos públicos, mais tranquilo está. Então aí vai uma dica: faça algumas provas antes dos concursos públicos que você realmente deseja passar, assim você se habitua ao ambiente de prova, horários, vê o que é importante levar, tem uma noção dos tipos de questão que caem, do cartão de respostas e até se seu corpo aguenta ficar tantas horas sentado. Numa dessas, vale até uma ginástica ou uma massagem antes para deixá-lo mais relaxado.

Dicas Importantes

Relógio

Se no edital não estiver proibido o uso de relógios no dia da prova, tenha um bom relógio, de fácil visualização e confira se a bateria está boa.

Roupas

Use roupas leves e muito confortáveis, lembre-se de que você vai ficar sentado por várias horas! Leve também um casaquinho, se o tempo estiver instável. Frio ou calor pode tirar a concentração do candidato.

Água

Essencial! Leve uma garrafinha de água e a coloque no chão, próximo de sua cadeira. Ajuda a hidratar e relaxar. Mas não exagere na quantidade de água, pois pode dar vontade de ir ao toalete mais de uma vez (e aí perde-se tempo!).

Comece por questões mais trabalhosas

A cabeça no início da prova está mais descansada e isso facilita na resolução de questões mais difíceis. Escolha português (principalmente as de interpretação de texto) e de cálculos (como matemática, estatística e contabilidade).

Cartão de resposta

Deixe no mínimo 30 ou 40 minutos para o preenchimento do cartão resposta. O melhor mesmo é resolver toda a prova e somente no final marcar o cartão. Se deixar poucos minutos para preencher, pode ser que faça na pressa e marque algo errado.

Comida

É bom levar algo para comer, mas dê preferência aos alimentos leves e energéticos, como chocolate, barra de cereais, frutas, etc. Fuja de lanches "barulhentos", como os salgadinhos, pois vai tirar a sua concentração e a dos outros candidatos.

Redação

É melhor fazê-la por último, quando toda a prova (ou quase toda) estiver resolvida.

Tempo por matéria

O ideal é reservar um tempo médio para cada matéria, esse tempo pode variar de acordo com o grau de dificuldade das questões, quantidade de texto/cálculos, complexidade etc. É importante já ter feito alguns simulados de concursos públicos antes para saber qual é o seu tempo médio por matéria, pois no dia da prova você pode estar mais nervoso e ter uma referência ajudará.

E o mais importante: não se preocupe com os outros candidatos! Se a escola onde você foi fazer a prova estiver lotada, isso não quer dizer nada. Todos tem chance de passar, quem realmente estudou e se dedicou já tem meio caminho andado.

Boa Sorte! 

Comentários  

 
william
+1 # william 02-12-2012 11:49
olá eu gostei muito de suas dicas,vou prestar etec hoje !!! minha chance é de 6 em 1 estou bem confiante ,desde já obrigado
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
cintia
-3 # cintia 06-12-2012 17:00
Oi william, tmb vou prestar concurso e gostaria de saber como vc ficou sabendo do numero de candidatos por vaga?
Obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
dillma
0 # dillma 13-03-2013 16:27
AJUDOU MUITO, OBRIGADA .
Responder | Responder com citação | Citar
 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


publicidade

Concurseiros

mulher estudando

Saiba que você não está sozinho nessa maratona de estudos para os próximos concursos públicos! Confira como é a vida de quem se prepara.

Concurseiros

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso