Tipos de Políticas Públicas

Tipos de políticas públicas.As políticas públicas podem ter vários objetivos e particularidades distintas. São muitos tipos de Políticas Públicas e iremos apresentar os principais modelos que auxiliam na compreensão dos conceitos relacionados as Políticas Públicas. A princípio, política pública são as atitudes tomadas ou não pelo governo e os impactos dessas ações e omissões.

Nesse tipo de política, busca-se compreender o que se quer fazer e o que deixou de ser feito. Além disso, podem explanar regras para ação e solução de possíveis problemas.  Sendo assim, as políticas públicas podem ser divididas em três tipos:

  • Políticas Públicas Distributivas;
  • Políticas Públicas Redistributivas;
  • Políticas Públicas Regulatórias.

Políticas Públicas Distributivas

As políticas públicas distributivas possuem objetivos pontuais relacionados ao oferecimento de serviços do estado e equipamentos. Esse caso é financiado pela sociedade por meio de um orçamento público que beneficia grupos pequenos ou indivíduos de distintas camadas sociais. Esse tipo de política possui pouca oposição na sociedade, mas não é dada universalmente a todos.

É muito comum no Brasil o uso desse tipo de política e é bastante desenvolvido pelo Poder Legislativo. Primeiramente porque a camada mais pobre da população brasileira apresenta necessidades individuais e pertinentes devido a falta de recurso para todos e também porque elas representam a força daquele político que troca esse assistencialismo por votos.

Exemplos:

- A doação de cadeiras de rodas para deficientes físicos;

- Oferta serviço para pavimentação de ruas.

Entretanto, nem toda política distributiva pode ser considerada assistencialista, mas no Brasil é muitas vezes usado em época eleitoral. Casos de enchentes, por exemplo, são denominadas distributivas, mas não podem ser chamadas de assistencialista ou clientelistas.

Passaram a aplicar essas políticas de uma maneira mais igualitária após a criação das LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, criada em 1988, que dá sustentação legal a assistência social. Após a criação das LOAS os programas de assistência social devem ser contínuos, os cidadãos devem ter acesso aos serviços, os cidadãos devem exigir os direitos reservados por lei e dá autonomia para os usuários.

Políticas Públicas Redistributivas

Esse tipo de política pública visa redistribuir a renda em forma de financiamento em serviços e equipamentos e na forma de recursos. Nesse caso, as camadas mais altas da sociedade são as responsáveis por financiar as pessoas rendas menores, os chamados beneficiários.

Exemplos:

- Isenção do IPTU para determinados cidadãos em detrimento ao aumento desse imposto para pessoas com maior poder aquisitivo;

- Programas habitacionais para população de baixa renda.

As políticas redistributivas atingem uma grande parte da população e são vistas como direitos sociais. Nesses casos as chances de discordância são maiores, pois a parte da população que é “penalizada”, costuma ser mais organizada politicamente.

Muitos governos realizam a redistribuição desses valores não só na forma financeira, mas também como serviços disponibilizados pelo governo como forma de reduzir a resistência dessas camadas da sociedade.

Políticas Públicas Regulatórias

As políticas regulatórias são criadas para avaliar alguns setores no intuito de criar normas ou implementar serviços e equipamentos. É essa política a responsável pela normatização das políticas distributivas e redistributivas, ou seja, está mais relacionada à legislação. Esses casos atingem pequenos grupos da sociedade é não exatamente um grande grupo social. Ou seja, elas incidem de maneira diferente em cada segmento social. Grande parte da sociedade não tem ciência do que são as políticas regulatórias e muitas vezes só reclamam quando são prejudicados de alguma forma.

Exemplo:

-Limitação das vendas de determinados produtos.

Política e Políticas Públicas

A política é exercida há muitos anos pelos homens e em poucos países no mundo existe uma desigualdade tão grande como a encontrada no Brasil. Onde as pessoas não conseguem exercer sua cidadania e são diariamente confrontadas com a falta de dinheiro, saúde, moradia e educação. A princípio grande parte do governo brasileiro surge com soluções gerais e emergenciais para sanar alguns desses problemas ao invés de implantar políticas públicas no intuito de reduzi-los.

As políticas públicas atualmente não são feitas para cuidar dos problemas e necessidades mais urgentes da população. São usadas como ações imediatas para conquistar o eleitor que não consegue opinar na divisão orçamentária. Os políticos não pensam em ações que mudam uma sociedade para sempre e optam pelo caminho mais fácil ao prometer, ainda em campanha, milhares de resoluções que muitas vezes nem são capazes de cumprir.

A forma despreocupada com que o país é administrado causa descrença na população, pois ela não vê o orçamento sendo investido no que realmente é necessário. Para a esfera pública, o que é realizado hoje para as áreas de saúde, educação e moradia é o necessário para o crescimento da população. Entretanto, muitos municípios sofrem diariamente com a falta de oferta das necessidades básicas garantidas pela Constituição Federal. A implantação de melhorias nas políticas públicas é essencial para aumentar a qualidade de vida dos brasileiros e índices como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Comentários  

 
Ibraimo Anly
+4 # Ibraimo Anly 23-10-2012 06:00
Muito claro e sintético. fácil compreensao e o facto de falar concretamente do Brasil que é um país em desenvolvimento permite ter uma ideia do que acontece em outras realidades similares no caso de Mocambique, por exemplo, apesar gas grandes diferencas em termos de PIB.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Equipe Ok Concursos
+2 # Equipe Ok Concursos 23-10-2012 11:28
Olá Ibraimo.
A Equipe OK Concursos agradece o contato.
Qualquer dúvida ou sugestão mantenha contato com nosso fale conosco.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Wolney Ferreira
+3 # Wolney Ferreira 28-11-2012 00:53
Obrigado por esta apostila. Há muito procurava esse conteúdo.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Priscyla
-1 # Priscyla 08-04-2013 13:48
Texto claro didático porém apresentou erro de concordância em "Nesses casos as chances de discordância é maior,"
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Equipe Ok Concursos
+1 # Equipe Ok Concursos 09-04-2013 14:38
Olá Priscyla,
Agradecemos seu contato.

Encaminharemos sua sugestão para o setor responsável pela produção das apostilas grátis do site. Obrigado!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Luan Barbosa
+1 # Luan Barbosa 12-04-2013 14:33
Por ser Sociólogo e especialista em PP, achei o conteúdo um pouco pobre demais, sendo muito resumido e deixando de evidenciar nuances importantes e conter exemplos mais ricos, mas para leigos, o conteúdo está bom...
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Erlon Lacerda
+1 # Erlon Lacerda 26-04-2013 13:54
Gostaria de saber as referencias bibliograficas a respeito desta materia de Politicas Publicas, Grato.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Equipe Ok Concursos
+1 # Equipe Ok Concursos 29-04-2013 14:52
Olá Erion Lacerda,
Agradecemos seu contato.

Para referências bibliográficas, você poderá citar o nome do site okconcursos.com.br Como se trata de contéudo da internet, de acordo com as regras da ABNT, insira a data que você visualizou o conteúdo.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


Questões de Concurso

Respondendo prova de simulado

Para treinar e se aperfeiçoar, o ideal é responder a questões que irão testar os seus conhecimentos em concursos públicos. Confira em nossa site.

Questões de Concurso

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso

Edital de Concurso

Ler livros óculos

Nesta seção você encontra os editais de concursos separados por áreas. Escolha uma área de seu interesse e fique por dentro de tudo sobre a vaga escolhida!

Edital de Concurso