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Tomada de Decisão nas Organizações

Decisões nas Organizações

Com o desenvolvimento das organizações que se tornam a cada dia mais complexas, foram surgindo vários tipos de problemas, dos mais simples aos mais complexos. Muitos gestores decidem adotar a abordagem inicial para a solução de problemas, o pensamento linear, em que cada problema tem uma única solução, que afetará apenas onde está o problema e após implementá-la, sempre será válida.

Porém, com essa evolução, esse pensamento encontra contradições, pois o problema afeta toda a organização, o foco apenas no problema pode ser prejudicial resolvendo-o em partes. Ao acreditar que uma vez implementada a solução para o problema, ela é válida para os outros ignora-se as mudanças que ocorrem nas organizações.

Por esse motivo, teóricos e administradores resolveram definir uma nova abordagem, chamada de pensamento sistêmico, em que o problema é visto de uma forma geral, estando ele relacionado a vários aspectos. Após identificar a melhor solução, o gestor deve observar os efeitos e dar um feedback (resposta), para que o processo de solução de problemas possa ser atualizado.

 

Níveis de tomada de decisão

Dentro das organizações, a tomada de decisões é feita de acordo com três níveis:

» Estratégico - são as decisões estratégicas capazes de definir os objetivos da organização como um todo e é realizado pela Alta Administração;
» Tático (Administrativas) - são decisões táticas tomadas em um nível intermediário, pelos gerentes. Nelas são desenvolvidas ações para a realização das metas/objetivos estratégicos da organização;
» Operacional - são decisões operacionais abaixo das táticas, geralmente, de supervisão. Ou seja, decisões que irão levar os funcionários a atingir uma forma mais eficaz de realizar as metas propostas no nível tático.

Dentro disso, os administradores, de acordo com o estilo de tomada de decisões exercem essa tomada de decisões em um dos níveis. Os administradores responsáveis pelo processo de tomada de decisão são classificados, geralmente, de:

» Indivíduo avesso a problemas (AP) - preserva o estado atual das coisas, status quo e evita mudanças;
» Indivíduo solucionador de problemas (SP) - é eficaz em solucionar problemas, apesar de não prevê-los, assim pode gerar ilusão numa organização;
» Indivíduo previsor de problemas ( PP) - antecipa os problemas e tenta lidar com eles antes que piorem.

Esses estilos podem ajudar o administrador a conquistar posições elevadas dentro de uma organização, embora possam ser diferentes uns dos outros, cada organização passa por diversos problemas que precisarão de uma solução distinta.

 

Tipos de decisões

Num processo de decisão racional e comum a todos os administradores, existem diferentes tipos de tomadas de decisões para estabelecer quanta energia deve ser gasta na solução de um problema/oportunidade. Assim, veja os seguintes tipos de decisões gerenciais:

Decisões programadas (estruturadas)

São utilizados para a resolução de problemas rotineiros e repetitivos, das quais é possível seguir procedimentos e regras para resolver. Ex.: processo de pedido de pagamento, retirada de um livro na biblioteca, problemas bancários, etc.

Decisões não-programadas (não estruturadas)

São utilizadas para problemas desconhecidos, únicos e que não seguem procedimentos ou regras para serem resolvidos. Dependem, geralmente, do conhecimento e habilidade dos gerentes em tomar decisões. Ex.: Decidir os resultados econômicos a longo prazo de um país que exporta produtos (quem serão seus investidores, compradores, etc.)

Decisões individuais

São aquelas baseadas no conhecimento do indivíduo, suas experiências passadas e atuais, seus valores e estratégia, em que é envolvido no processo o Modelo do Sistema Aberto para a tomada de decisões. Nesse modelo, se o gestor estiver aberto a procurar novas soluções e informações, mais aberto será o processo de tomada de decisões. Se o gestor tiver a mente seletivamente fechada para determinados assuntos, o processo poderá ser descrito como relativamente fechado. As decisões Individuais classificam-se em:

» Unilaterais - tomadas intuitivamente, geralmente são programadas e são importantes na resolução de situações de conflito ou emergência;
» Consultivas - aqueles que possuem um grau de risco e devem ser estudadas e consultadas.

Decisões coletivas

São aquelas baseadas de acordo com o sistema de valores do grupo, eficiência e eficácia nas decisões, racionalidade, levando em consideração o Modelo do Sistema Aberto, pois dentro de um grupo, os indivíduos pensam de forma diferente. A responsabilidade, diferente das decisões individuais, poderá atingir a todo o grupo. As decisões coletivas classificam-se em:

» Decisões participativas - quanto a tomada de decisões é feita com o gerente e o grupo de funcionários ou quando o grupo toma as decisões sozinho.

Outro tipo de tomada de decisões é definida por Peter Drucker, pai da Administração Moderna. Para ele as decisões podem ser:

Decisões Táticas

Baseadas na intuição por serem mais simples.

Decisões Estratégicas

São mais difíceis de tomar, pois o problema e a solução são desconhecidos, uma vez que é preciso definir estratégias para resolver o problema.

Para Lembrar
É importante entender que no início, a tomada de decisões era feita somente por um único gestor, ou seja, centralizada, quando a tomada de decisões é feita por um único departamento, pessoa ou grupo. Com a evolução do processo de tomada de decisões, as decisões passaram a ser descentralizadas e coletivas, em que as decisões são tomadas em grupo de acordo com os vários níveis operacionais de uma organização ou a nível mundial.

 

Situação de certeza, risco e incerteza na tomada de decisão

Atualmente, o ser humano é levado a tomar qualquer tipo de decisão, mesmo em situações que envolvam riscos ou incertezas. Não vivemos num mundo perfeito. Dentro das organizações, por não haver o domínio completo de toda a informação pelos gestores, algumas decisões não solucionarão o problema ou não chegarão ao resultado desejado.

Assim, os gestores vivem num misto de risco e incertezas na tomada de decisões em situações estimulantes que o levam a analisar todos os níveis possíveis de alternativas. Para que os riscos sejam minimizados é necessário ter conhecimento do mercado que a organização se insere. No livro Tomada de decisões gerencial: enfoque multicritério, a decisão pode ser tomada nas seguintes condições:

» Condições de certeza - o gestor tem conhecimento de todos os lados do processo decisório, bem como os resultados de sua decisão. Atribui-se uma probabilidade de 100% de certeza da decisão.
» Condições de risco - o gestor não tem conhecimento das etapas do processo decisório e portanto, atribui-se uma probabilidade de 50% a 100% de certeza na decisão.
» Condições de incerteza - o gestor conhece as metas da organização, porém desconhece os resultados futuros da decisão. A probabilidade é desconhecida ou incerta.
» Condições de competição - o gestor conhece as estratégias e os estágios do processo decisório e a decisão é tomada com base nos concorrentes.

As organizações sempre devem estar sendo desafiadas na tomada de decisões para que seus gestores, juntamente com a empresa, possam crescer a nível organizacional , maximizar seu plano de negócios e enfrentar a competitividade e o mundo globalizado.


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