Menu
HomeApostilasApostila GrátisGeografia para ConcursosIntrodução ao Estudo da Geografia

Introdução ao Estudo da Geografia

Planeta TerraA Geografia, de acordo com o IBGE, é uma ciência que realiza o estudo da superfície terrestre, descrevendo suas características e fenômenos físicos, humanos e biológicos que podem variar de acordo com o espaço. Mas esse área do saber é bem mais ampla. Além do Planeta Terra, essa ciência pesquisa os astros e do sistema solar por meio da Geografia Astronômica. 

Para conhecer todas essas características é preciso estudar detalhadamente sobre um território e a partir daí produzir mapas, realizar pesquisas e estudos sobre clima, solo, recursos naturais, relevo, meio ambiente, a fauna e a flora, etc. Essas pesquisas podem ser utilizadas em diversas áreas, como na engenharia, por exemplo.

A instituição que realiza o estudo da geografia do Brasil é chamada de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele disponibiliza informações sobre o país, a fim de atender as necessidades dos setores da sociedade civil e os demais órgãos do governo.

O que é Cartografia?

A cartografia é uma ciência especializada na projeção, criação e edição de mapas, cartas ou projetos baseados em operações científicas, técnicas e artísticas. Ela é muito importante para a Geografia e é um dos assuntos que introduzem o tema. Essa palavra foi utilizada pela primeira vez por Visconde de Santarém, numa carta enviada para Francisco Adolfo, um historiador brasileiro em 1839.

Essa ciência é capaz de mostrar a realidade tal qual ela é, através de informações devidamente organizadas capazes de atender diversos ramos de trabalho. Hoje utilizamos a cartografia de diferentes formas para nos situarmos nos lugares em que estamos. Mas, nem sempre foi assim. Antigamente, os cartógrafos tinham uma dificuldade de planificar o Planeta Terra, por causa de sua forma irregular.

O alemão Karl Friedrich Gauss, um matemático, em 1828, encontrou a solução para esse problema através de um modelo aprimorado do Planeta Terra, chamado de Geóide. Nele são desconsiderados efeitos de ondas, marés, correntes e ventos, mas considerada a superfície terrestre a nível do mar e as porções de terra. Devido à gravidade e a rotação da terra, esse modelo ainda não permitia tornar plana as informações. Assim, os cartógrafos encontraram outras formas geométricas semelhantes a esse modelo, como o Elipsóide de Revolução.

Além desse método, eles desenvolveram várias formas fiéis de representar o globo terrestre através de projeções cartográficas. Apesar de tentarem reproduzir com fidelidade, ainda sim, haviam deformações próximo aos pólos e os cartógrafos foram desenvolvendo projeções que se adaptassem e retirassem essas desigualdades.

Resolvido esse problema, era necessário produzir uma forma em que as pessoas pudessem se localizar na superfície da terra. Foram criadas as linhas imaginárias, conhecidas como Sistema de Coordenadas Geográficas. Nesse sistema existem os paralelos, que são linhas que rodeiam a Terra de leste a oeste, e tem como base a linha do Equador que divide a Terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul; e os meridianos, linhas que dividem a Terra de norte a sul, em que o principal é o Meridiano de Greenwich, dividindo a Terra em hemisfério ocidental e oriental.

Com esse sistema pode-se conhecer cada ponto da Terra por meio de um par de coordenadas geográficas (latitude e longitude em graus) e o hemisfério correspondente. A latitude pode ser calculada na distância do ângulo do ponto escolhido até a linha do Equador (0º a 90º). No caso da longitude deve ser calculada a partir do Meridiano de Greenwich (0º a 180º).

Atualmente, o estudo da cartografia se diversificou e evoluiu. É possível obter imagens aéreas ou realizar o sensoriamento remoto (transmissão de imagens da superfície terrestre ou da atmosfera via satélite). Além disso, com as novas tecnologias, os geógrafos podem utilizar recursos computadorizados para realizar cálculos mais precisos durante a produção dos mapas.

Divisões da Geografia

Durante muito tempo, a Geografia ocupou-se de apenas descrever a Terra. Hoje, porém, ela deu espaço a diversas ramificações e estudos, realizando pesquisas e estabelecendo relações entre o espaço físico e os seres humanos. Assim, a Geografia pode ser dividida em dois grandes grupos Geografia Física e a Geografia Humana, tendo cada uma as suas subdivisões.

Geografia Física

É a parte da Geografia que estuda os elementos naturais do Planeta Terra. São levados em consideração conceitos como escala, relevo e geologia, vegetação, oceanos, hidrografia, clima, meio ambiente, rotação da terra, acidentes geográficos, camadas da terra e da atmosfera, sistema solar, continentes, etc. É nesse ramo que os geógrafos utilizam-se de mapas e gráficos para apresentarem suas análises. Outras subdivisões da Geografia Física:

  • Biogeografia: estudo dos seres vivos e o meio ambiente;
  • Paleogeografia: investiga e reconstitui a geografia do passado e como esta evoluiu;
  • Geografia Astronômica: estuda a superfície de outros planetas do sistema solar, além do estudo de outros astros;
  • Glaciologia: estuda as calotas polares, os icebergs, gelo, entre outras massas de água no estado sólido;
  • Pedologia: realiza o estado dos solos, etc.

Geografia Humana

A Geografia Humana realiza o estudo das ciências humanas e tem como foco de pesquisa a sociedade e o espaço por ela ocupado com o objetivo de esclarecer qual o espaço geográfico que o homem está inserido. Dentro desse grupo existem outras subdivisões:

  • Geografia Populacional: está relacionada à distribuição, migração, composição e o crescimento da população, ou seja, ela realiza um estudo completo da demografia;
  • Geografia Política ou Geopolítica: realiza o estudos sobre a política e os territórios e utiliza os conceitos de outras disciplinas como Teoria Política, Ciências Humanas e Ciências Sociais;
  • Geografia Econômica: analisa a estrutura econômica da sociedade, envlovendo temas como sistemas econômicos, globalização, blocos econômicos, desigualdade, divisão do trabalho, etc.

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso