Menu

Consequências da União Ibérica

A União Ibérica foi um período de 1580 a 1640, na qual o mesmo Rei governa ao Portugal e Espanha. O Rei pertencia a Dinastia Hasburgo e foi ao mesmo tempo Rei de Portugal e Rei da Espanha.

Antecedentes:

Em 1578, Dom Sebastião "desaparece" na Batalha de Alcácer-Qiber, o que deixa o trono livre para o seu sucessor. Porém, seu sucessor havia morrido na Batalha de Açores. 

Em 1580, Filipe II Hamburgo (que já era Rei da Espanha) comanda uma invasão a Portugal. Filipe II vence a luta e deu inicio da União Ibérica, que duraria até 1640.

Invasões Estrangeiras: França e Holanda expandem território

A Invasão Francesa

A França invadiu o Brasil duas vezes. A primeira vez, em 1555, no território do Rio de Janeiro. Inclusive, franceses estabeleceram comércio na Bacia de Guanabara. Porém, Estácio de Sá recebeu o Título de Capitão-Mor, que lhe dava pelos poderes de expulsar franceses da região do Rio de Janeiro. A Expedição de Estácio de Sá aportou na Bacia de Guanabara e franceses foram duramente derrotados, o que resultou na reintegração do território carioca. Como consequência, a Corou portuguesa reforça a colonização do Brasil.

A segunda invasão francesa ao território Brasileiro foi em 1612, no Estado de Maranhão. Foi chamado de França Equinocial, pois a França tinha objetivos de colonizar a América Latina, em torno da linha do Equador. A Expedição francesa saiu do porto de Cancale e aportou no atual estado do Maranhão, no qual o franceses chamavam de Saint Louis. Mesmo após a recolonização portuguesa, a capital do estado permaneceu com o mesmo nome, São Luis, em homenagem a Luis XIII da França.

  1. França Antártica (1555-1567)
  2. França Equinocial (1612-1615) Bandeira Holandesa da epoca de Nassau

O Brasil Holandês

Mauricio de Nassau promoveu a Companhia das Índias Ocidentais para iniciar o processo de colonização da região nordeste do Brasil, em 1636. A expedição aportou no atual Recife em 1637.

Nassau tinha grande interesse pelas Artes, o que o fez promover diversas missões artísticas. As Missões Artísticas, consistiam no patrocínio de pintores de talento, que estavam iniciando sua carreira. Nassau trouxe alguns pintores para o Brasil, junto com suas expedições, como por exemplo, Rembrandt.

Nassau  faz fortes no território Brasileiro. Inclusive ocorre a fundação de Belém em 1616. O principal forte criado por Nassau foi a margem do rio Xingu, próximo ao Rio Amazonas.

Após sua chegada no Brasil, Nassau promove o conflito com portugueses, pelo território da Bahia, no qual se torna vitorioso. Com isso, o João VI de Portugal fica sabendo do invasor e envia tropas ao Brasil, para readquirir os territórios perdidos. As tropas de Nassau tinham partido para colonizar Luanda, e por isso, estavam em número desfavorável. Duque de Bragança, aproveita o momento e envia tropas portuguesas ao Brasil. Com isso, Portugal vence o conflito e Nassau é expulso do território brasileiro.

Neste Contexto, a Europa está sofrendo com a Guerra dos 30 anos entre França e Inglaterra. A Guerra termina em 1648 com  a Paz de Westphália, na qual Nassau implanta a liberdade / tolerância religiosa.

Cronologia 

1630 - 1637: Guerra de Invasão de Pernambuco

1637 - 1614: Apogeu de Nassau, PAZ Nassau inverte o exclusivismo colonial, ele coloca recursos da metrópole na Companhia das Índias Orientais da Colônia, que em 1625 haviam tomado Salvador.

A expulsão dos holandeses é fruto da política Nassariana.

1645 - 1654: Insurreição Pernambucana

A Insurreição Pernambucana foi o 1º Confronto Nativista do Brasil, para expulsar holandeses do território. Nessa guerra, as tropas brasileiras não tiveram apoio de Portugal, pois na Espanha está havendo a Guerra de Independência da União Ibérica e, todos os esforços portugueses estão voltados para Espanha. No Brasil, devido a escassez de milícias, pela primeira vez, índios, africanos e senhores de Engenho unem-se em favor de uma causa. A Batalha de Guararape foi fundamental para construção da identidade Brasileira, que se consolidou com a união de negros, brancos e índios. Inclusive foi retratada em diversas obras de arte,posteriormente.

Consequências

  1. Movimento Nativista, quem liderou o processo eram as próprias elites locais. A Independência foi viabilizada pela União das 3 raças. Esse processo ficou conhecido como o Mito das Três Raças (brancos, negros e índios) que tinham necessidade de Conciliação com a Holanda por meio do Tratado do Haia.
  2. Como os escravos se beneficiavam das guerras para fugir, os Senhores não entregavam armas para Escravos, com exceção da Insurreição Pernambucana, na qual escravos lutaram armados. Quilombo dos Palmares foi fruto das Guerras.
  3. Os holandeses vão embora, mas levam escravos e técnicas de refino para implantar nas Antilhas. Só há lucro quando há monopólio, e o Brasil perde o monopólio do açúcar. Como consequência há decadência do açúcar no Nordeste em razão da concorrência do açúcar antilhano.

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso