Interpretação de Textos

Interpretação TextosA interpretação de textos é primordial para a resolução de questões e também para a produção de novos textos, como a redação para concursos. Ela está relacionada a leitura que um indivíduo tem de um texto e o que ele conseguiu extrair e entender de seu significado, captando a mensagem que o autor queria transmitir.

Assim, é preciso entender que o texto é a unidade principal de organização de informações, ideias e conceitos. Ele sempre terá um interlocutor, ou seja, o indivíduo que irá lê-lo.

Nas provas de concursos públicos, o candidato deve ter o hábito de fazer leituras diárias, pois é através dela que o indivíduo terá um vocabulário mais amplo e um conhecimento aprimorado da língua portuguesa. Praticar a leitura, faz com que a interpretação seja mais aguçada e o concurseiro possa entender os enunciados de outras questões no decorrer de sua prova. Ao estudar, se houverem palavras não entendidas, procure no dicionário. Ele será seu companheiro na hora das dúvidas.

Em questões que cobram a interpretação de textos como por exemplo aquelas que existem textos de autores famosos ou de notícias, procure entender bem o enunciado e verificar o que está sendo cobrado, pois é preciso responder o que exatamente está sendo cobrado no texto e não aquilo que o candidato pensa.

Ao ler um texto procure atingir dois níveis de leitura: leitura informativa e de reconhecimento e leitura interpretativa. No primeiro caso, deve-se ter uma primeira noção do tema, extraindo informações importantes e verificando a mensagem do escritor. No segundo tipo de leitura, é aconselhável grifar trechos importantes, palavras-chaves e relacionar cada parágrafo com a ideia central do texto.

Geralmente, um texto é organizado de acordo com seus parágrafos, cada um seguindo uma linha de raciocínio diferente e de acordo com os tipos de texto, que podem ser narrativo, descritivo e dissertativo. Cada tipo desses, possui uma forma diferente de organização do conteúdo.

Para saber mais sobre os textos e treinar para as provas, acesse o site Dicas de Redação!

Veja algumas dicas de como fazer uma redação para não perder pontos na hora da prova:

  • Leia duas vezes o texto. A primeira para ter noção do assunto, a segunda para prestar atenção às partes importantes. Lembre-se de que cada parágrafo desenvolve uma ideia.
  • Durante a segunda leitura, sublinhe o que for mais significativo, a ideia principal de cada parágrafo. Também é possível fazer anotações à margem do texto.
  • Volte ao texto, a cada pergunta feita durante a prova. Assim, o candidato terá mais chances de entender e marcar a resposta correta.
  • Procure conversar com o texto e responda as perguntas essenciais: o que, quem, quando, onde, como, porquê, para que, para quem, etc.
  • Cuidado com provas que utilizam figuras de linguagem, conjunções e pronomes. Domine esse conteúdo!
  • Fique atento à pontuação, como os travessões e as vírgulas. Às vezes, esses elementos podem ser usados para desorientar o candidato.
  • Treine muito. Faça os exercícios de provas anteriores, saiba o estilo das questões da banca examinadora e quais os assuntos mais cobrados.
  • Leia atentamente o comando da questão, para saber realmente o que se pede. Muitas vezes interpreta-se erroneamente por não ter entendido o enunciado. Atenção quando pedir a "alternativa falsa", ou seja, " a única alternativa que difere", " a alternativa que não está no texto", etc.
  • Quando o enunciado indicar uma linha ou uma expressão extraída do texto, volte e releia o parágrafo inteiro atentamente. Se necessário releia mais de um parágrafo para entender a ideia do contexto indicado.
  • Leia mais de uma vez cada alternativa a fim de eliminar os absurdos. Frequentemente, os enunciados dão indícios da resposta. Fique atento!
  • Se a questão pede a ideia principal ou tema do texto, normalmente deve situar-se na primeiro ou no último parágrafo - introdução ou conclusão.
  • Se a questão busca a argumentação, deve localizar-se nos parágrafos intermediários - desenvolvimento.

Comentários  

 
lucia
+3 # lucia 26-11-2012 01:27
gostaria de estudar mais interpretação de texto.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Miriam
0 # Miriam 10-05-2013 19:49
Prezados companheiros

Adorei o foco dado às aulas. Gostaria de trocar ideias com vcs.
Abs,
Miriam
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Miriam
0 # Miriam 10-05-2013 19:50
Prezados companheiros:
Adorei o foco das aulas. Encontrei os interlocutores perfeitos!
Até mias!
Abs,
Miriam Andrade
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Carlos Machado Viana
0 # Carlos Machado Viana 31-08-2013 16:05
Gostei das orientação e vou lembrar muito grato a todos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Davidson Guedes
0 # Davidson Guedes 29-01-2014 17:20
Gostei do site e das dicas aqui presentes,foi de grande ajuda.
Muito obrigado pelas informações.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


Questões de Concurso

Respondendo prova de simulado

Para treinar e se aperfeiçoar, o ideal é responder a questões que irão testar os seus conhecimentos em concursos públicos. Confira em nossa site.

Questões de Concurso

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso

Edital de Concurso

Ler livros óculos

Nesta seção você encontra os editais de concursos separados por áreas. Escolha uma área de seu interesse e fique por dentro de tudo sobre a vaga escolhida!

Edital de Concurso