Menu

Microsoft Office

logo MicrosoftO Pacote Office é um grupo de softwares criados principalmente para auxiliar o trabalho nos escritórios, mas acabaram sendo introduzidos nos trabalhos escolares e nas residências de milhares de pessoas em todo o mundo. É muito difícil encontrar atualmente uma pessoa que nunca tenha trabalhado com esse produto da empresa Microsoft. É uma dos conhecimentos mais cobrados em provas de concursos públicos.

A empresa Microsoft foi fundada em 1975 pelos amigos Paul Allen e Bill Gates. Inicialmente a ideia era criar um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800, da empresa IBM. O sistema operacional Windows 1.0 começou a ser comercializado apenas em 1985. Dois anos depois foi lançado o Windows 2.0 e compraram o Power Point e o Excel.

A principal função da versão 2007 do pacote foi a redução de botões e tarefas que muitas vezes nem eram utilizadas pelos usuários. Ou seja, agora o usuário precisa de menos cliques para executar uma função. O Office 2007 possui 14 aplicações, mas as principais ferramentas do Microsoft Office 2007 são:

  • Microsoft Office Word 2007;
  • Microsoft Office Excel 2007;
  • Microsoft Office Power Point 2007;
  • Microsoft Office Outlook 2007.

Word 2007

logo wordO word é um processador de textos mais usado no mundo. Nessa versão aparece o botão Office que mostra os arquivos que foram abertos recentemente e outras funções.

 

Funções do botão Office

Novo: Com ele você abre um novo documento, mas também pode realizar esse processo com o atalho Ctrl + N.

Imprimir: com esse botão você abre a janela de impressão em que pode escolher as propriedades da impressão, número de cópias, dentre outros.

Preparar: mostra uma lista de coisas para serem aplicadas no documento como restrição para leitura, compatibilidade de arquivos, impressão, cópia, etc.

Enviar: essa opção mostra o envio do documento por e-mail ou fax.

Publicar: dá a opção de publicar o documento de maneira distinta.

Fechar: fecha o trabalho.

Opções do Word: permite a mudança de opções do programa como idioma, teclas de atalho, configurações de salvamento manual, modificação do esquema de cores, etc.

Sair do Word: fecha o programa e encerra o trabalho.

Salvar Documentos no Word 2007

Ao salvar um documento você tem a opção de acessá-lo depois em seu computador. Salve um documento no Word 2007 clicando no botão Office e escolhendo a opção Salvar Como. É importante ressaltar que essa versão salva o documento como .docx e não como o .doc das versões anteriores. Porém, caso seja necessário, você também pode optar por salvá-lo como .doc no momento de salvar.

Salvar Como: você usa essa opção para salvar um arquivo pela primeira vez.

Salvar: quando o documento já foi salvo alguma vez e foi feita outra alteração em que é necessário salvar novamente.

Dica: Você também pode usar o Ctrl + B e irá aparecer a tela em que você coloca as opções de salvamento como local e nome do arquivo.

Operações no Word

Selecionar o Texto

Selecione um texto com o cursor do mouse antes da primeira palavra do texto. Arraste o mouse até selecionar toda a área desejada.

Copiar o Texto

Quando é preciso copiar um trecho de um texto no intuito de colá-lo em outra parte do documento. Você pode clicar com um botão direito do mouse e a opção copiar ou usar o atalho Ctrl + C.

Colar o Texto

Colar o texto selecionado em outra área para ser colado no local desejado. Nesse caso também você pode clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção colar ou utilizar o atalho Ctrl + V.

Abrir um Documento

Você pode clicar no botão Office e escolher a opção abrir ou usar o atalho Ctrl + A. Após realizar um dos processos será aberta uma tela para que você procure o arquivo salvo.

Ortografia e Gramática

Para corrigir erros ortográficos você pode utilizar a verificação de ortografia do Word 2007. Aparece um risco vermelho quando a palavra digitada não existe no dicionário e um risco verde quando há espaçamento errado, erro de conjugação, acentuação gráfica, erros ortográficos, etc.

Cabeçalho e Rodapé

Os cabeçalhos e rodapés são duas áreas que se repetem em todo o documento para compartilhar uma informação necessária. Acesse o menu exibir e escolha a opção CABEÇALHO E RODAPÉ.

Números Automáticos nas Páginas

Você pode inserir uma numeração de forma automática nas páginas usando o menu Inserir/Número de Páginas. Você pode escolher se esses números irão aparecer no cabeçalho ou rodapé da página. Você também pode optar pela localização à esquerda, centralizada ou à direita.

Inserir Hyperlink

Com essa opção é possível criar link para uma página da internet, para um programa ou e-mail de seu documento word. Selecione a palavra desejada, clique na opção Inserir e em seguida clique em Hiperlink.

Inserir Tabelas

Uma tabela é composta por células e linhas para inserir informações relevantes e dados. Para inserir uma tabela no Word 2007 você deve clicar na barra de ferramentas Inserir e em seguida clicar no botão Tabela. Escolha o número desejado de linhas e colunas.

Inserir Linhas na Tabela: Muitas vezes é necessário inserir ou retirar linhas de uma tabela. Para realizar esse processo você deve usar a ferramenta layout, que se encontra no submenu Ferramentas da Tabela.

Inserir Colunas na Tabela: Acesse a barra de ferramentas layout e em seguida use as Ferramentas da Tabela. Faça isso também quando quiser excluir alguma coluna.

Formatação por Estilos

Essa opção é usada quando você quiser colocar um estilo nos títulos, subtítulos e no texto principal. Eles seguem um padrão com cores, fontes e tamanhos estabelecidos. Para inseri-lo você deve selecionar o texto e clicar em uma das opções de estilo na barra de ferramentas Início.

Tabulação

A tabulação é utilizada para dar orientação quando o cursor é deslocado. As marcas de tabulação são usadas utilizando a tecla TAB e representadas por símbolos. É preciso usar a régua e caso ela não apareça use o menu Exibição e clique na opção Régua.

Atalhos do Word 2007

ComandoAtalho no WordComandoAtalho no Word
 Novo  CTRL + Z  Abrir  CTRL + X
 Salvar  CTRL + B  Imprimir  CTRL + P
 Fechar  CTRL + W ou CTRL F4  Sair do Programa  ALT + F4
 Desfazer  CTRL + Z  Recortar  CTRL + X
 Copiar  CTRL + C  Colar  CTRL + V
 Colar Especial  CTRL + Shift + V  Selecionar Tudo  CTRL + T
 Localizar  CTRL + L  Negrito  CTRL + N
 Itálico  CTRL + I  Sublinhado  CTRL + S
 Alinhar à Esquerda  CTRL + Q  Centralizar  CTRL + E
 Alinhar à Direita  CTRL + G  Justificar  CTRL + J
 Visualizar Impressão  CTRL + ALT + I ou CTRL + F2  Refazer  CTRL + R
 Aumentar Recuo  CTRL + H e CTRL + M  Diminuir Recuo  CTRL + Shift + M
 Formatar a Fonte  CTRL + D  Exibir e Ocultar Parágrafo  CTRL + Shift + 8
 Ortografia e Gramática  F7  Ir Para  CTRL + Y
 Localizar e Substituir  CTRL + U  Fechar Arquivo  CTRL + W
 Inserir Hiperlink  CTRL + K  Alternar Espaçamento  CTRL + 0
 Espaçamento Simples  CTRL + 1  Espaçamento Duplo  CTRL + 2
 Espaçamento de 1,5  CTRL + 5  Diminuir a Fonte em 1 ponto  CTRL + [
 Aumentar a Fonte em 1 ponto  CTRL + ]  Diminuir Fonte em Pulos  Ctrl + Shift + <
 Aumentar Fonte em Pulos  Ctrl + Shift + >  Alternar entre maiúscula e minúscula  Shift + F7
 Inserir Autotexto  F3  Aciona a Barra de Menu  F10
 Salvar Como  F12  Cancelar Operação  Esc

Excel 2007

logo excelO Excel 2007 é um dos programas do Microsoft Office. Com ele você é capaz de criar planilhas, gráficos e banco de dados. Muitas mudanças ocorreram entre a versão de 2003 para 2007.

Botão Office: Nesse botão você pode utilizar várias funções como criar um novo documento, abrir um documento do excel, salvar seu arquivo, salvar como, imprimi, etc.

Menus do Excel 2007

Esse programa possui menus básicos com agrupamentos semelhantes. Grande parte dos comandos são encontrados nesses menus.

  • Menu Início;
  • Menu Inserir;
  • Menu Layout da Página;
  • Menu Fórmulas;
  • Menu Dados;
  • Menu Revisão;
  • Menu Exibição.

Componentes do Excel

Pasta de Trabalho: Qualquer arquivo criado no Excel.

Planilha: Fase do Excel em que será feita a execução do trabalho. Cada planilha nova possui três planilhas.

Coluna: Cada planilha apresenta colunas em ordem alfabética que vão do A até XFD. Ou seja, são 16.384 colunas.

Linha: As linhas das planilhas são representadas por números.

Célula: É o cruzamento de uma linha com uma coluna e nela são inseridas as informações necessárias de seu documento.

Estrutura Básica do Excel

Botão Office

Agrupa os principais botões relacionados a edição, impressão e publicação dos arquivos. As opções apresentadas são: Abrir, Novo, Salvar, Salvar Como, Abrir do Office Live, Salvar no Office Live, Imprimir, Preparar, Enviar, Publicar e Fechar.

Barra de Acesso Rápido

Os recursos mais utilizados podem ser inseridos nessa barra do Excel. Para selecionar os botões desejados clique com o botão direito do mouse e faça a seleção.

Barra de Títulos

Mostra o nome do arquivo aberto.

Guias

Apresentam opções que ajudam na utilização das planilhas do Excel. As guias são: Início, Inserir, Layout de Página, Fórmulas, Dados, Revisão, Exibição e Desenvolvedor.

Barra de Fórmulas

Essa barra mostra o conteúdo de uma célula quando está é selecionada.

Barra de Status

A barra de status é usada para apresentar informações como modo de trabalho. Caso você queria selecionar outra opção para aparecer nessa barra clique com o botão direito do mouse e faça sua escolha.

Funções do Excel

Com o Excel você pode executar cálculos e inserir informações pertinentes. Qualquer fórmula deve ter o sinal de = (igual) para que o programa aceite. Essa versão do programa tem mais de 300 funções. As principais são: multiplicação, divisão, adição, subtração, potenciação e porcentagem.

Mesclar Células

Muitas vezes é necessário mesclar células para que aquele o conteúdo caiba em apenas uma célula ou quando uma informação é importante em diversas colunas. Para realizar esse processo selecione as células desejadas, vá na guia Início – Galeria Alinhamento e clique no botão Mesclar e Centralizar. O botão para centralizar oferece outras opções de mesclagem.

Função Soma

Com essa função é possível somar os valores encontrados nas células selecionadas.

Ex: =SOMA(A1:G1) – Inserir dois pontos significa ATÉ.

Para fazer esse processo você também pode usar o Botão da Autosoma selecionando as células que deseja somar, clicando na guia Início – Galeria Edição – Botão Autosoma.

Ex: =SOMA (B1:B7) – Ao clicar no botão autosoma selecionando essas células a fórmula irá aparecer na célula após a última selecionada, ou seja, B8. Se você selecionar uma linha o resultado aparecerá a direita da seleção. Porém se for selecionada uma coluna o resultado aparece abaixo da seleção.

Para somar vários valores em uma planilha é necessário digitar as células manualmente.

Ex: Nesse exemplo são três colunas com valores distintos e na linha A6 foi digitado =SOMA e aberto um parênteses. Em seguida segure a tecla SHIFT e selecione os valores feche o parênteses e aperte enter. O resultado será a soma desses valores.

função soma excel

Uma planilha de Excel também oferece a opção de somar intervalo de valores.

Ex:

exemplo função soma

Função Subtração

Para realizar uma operação de subtração no Excel é preciso indicar os valores um a um.

Ex:

função subtração

Função Multiplicação

Essa função realiza o processo de multiplicar valores de uma faixa de valores ou matriz de dados. Os argumentos são separados por ponto e vírgula (;).

Função Divisão

Para dividir um valor no Excel você deve indicar as células usando o seguinte símbolo (/). Ex: O aluguel de um apartamento é R$ 563,00 e será dividido por seis pessoas para saber quanto cada um tem que pagar.  

Exemplo divisão Excel:

exemplo divisão

resultado função divisão

Porcentagem

O uso da porcentagem no Excel se dá no intuito de comparar e avaliar resultados. Nesse programa o cálculo é feito com a multiplicação do valor pela porcentagem desejada. No entando você só consegue realizar duas operações a multiplicação e a divisão.

exemplo porcentagem

Função Máximo

Tendo uma faixa de valores ou uma matriz de dados essa função mostra o maior valor lançado.

Ex: =MÁXIMO(A1:F6)

Função Mínimo

Tendo uma faixa de valores ou uma matriz de dados essa função mostra o menor valor lançado.

Ex: =MÍNIMO(A1:F6)

Elaboração de Tabelas e Gráficos

É possível inserir um gráfico em uma planilha do Excel para representar um conjunto de números. Os gráficos ficaram mais editáveis, mas o layout não é muito diferente da versão anterior. Com todos os dados abra a guia Inserir e escolha uma das opções de gráfico, que nesse caso são 11 tipos. Você pode optar por clicar na opção Todos os Tipos de Gráfico.

Se você escolheu um gráfico e deseja alterar o tipo você pode clicar na guia Design e depois em Alterar Tipo de Gráfico. No Design você poderá usar outras ferramentas para ajustar seu gráfico.

Alças de Preenchimento

Essas alças são pequenos quadrados encontrados no canto inferior de uma célula ativa. Quando são arrastadas para cima, baixo, direita e esquerda ela preenche as outras células que você selecionou.

Células de Texto: Colocando a palavra “concurso” em uma das células e arrastando com a alça de preenchimento aquele nome se repetirá.

Células com Texto e Número: Quando uma célula possui um texto e um número, as outras células, ao usarem as alças de preenchimento, terão números consecutivos. Ex: Concursos 1, Concursos 2, Concursos 3. No entanto, caso ela seja arrastada para a esquerda ou para cima esse valor será decrescente.

Listas Conhecidas: São os dias da semana e meses, por exemplo. Se você inserir i mês de julho na primeira planilha e arrastar com a alça para baixo o Excel irá criar nas outras células a sequência dos meses com Fevereiro, Março e Abril, etc.

Números: Você pode fazer uma progressão aritmética usando a alça de preenchimento usando dois valores em células diferentes, selecionando-as e arrastando as alças de preenchimento na direção em que as células estão relacionadas. Quando apenas um único número é colocado na célula e ele sendo arrastado irá repetir o mesmo várias vezes.

Data e Hora: Se você digitar em uma célula um hora como 17:15, ao usar a alça arrastando parabaixo o programa repetirá a hora da seguinte forma: 18:15, 19:15, 20:15...O mesmo acontece com as datas inseridas nas células.

Operações Básicas do Excel

As planilhas do Excel são usadas para realizar cálculos e operações matemáticas como adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação. Para qualquer comando em uma célula do programa é necessário colocar o símbolo = antes dos comandos.

Soma: soma todas as células incluídas no parênteses. Ex: =SOMA (Células) =SOMA (A1;A10)

Média: Fazem Média Aritmética nas células citadas. Ex: =MÉDIA (Células) =Média (C1;C2;C3)

Máximo: Apresenta o maior valor encontrado nas células indicadas. Ex: =MÁXIMO (Células) =MÁXIMO (A10:A20)

Mínimo: Demonstra o menor valor encontrado nas células descritas. Ex: =MÍNIMO (Células) =MÍNIMO (B1:B100)

CONT.SE: mostra a quantidade de vezes que um termo aparece entre um intervalo de células. Ex: =CONT.SE (Intervalo;Critério) =CONT.SE(G1:G12;''promoção”)

SE: Faz uma comparação entre valores para dar uma resposta na célula. Ex: =SE (Teste;ValorV;ValorF) =SE (A1<5; “Reprovado”; “Aprovado”)

Atalhos do Excel 2007

ComandoAtalho no ExcelComandoAtalho no Excel
 Formatação das Células  CTRL + !  Ocultar Linhas Selecionadas  CTRL + (
 Reexibir linhas ocultadas  CTRL + Shift + ( - Obs: Selecione a célula anterior e posterior a linha que foi ocultada.  Ocultar Colunas Selecionadas  CTRL + ) e para reexibi-las use os atalhos CTRL + Shift + ).
 Inserir o símbolo R$  CTRL + Shift + R$  Seleção de dados ao redor de uma Célula Ativa  CTRL + Shift + Asterisco
 Para inserir células, linhas e colunas  CTRL + Sinal de Adição (+)  Para excluir células, linhas e colunas  CTRL + Sinal de Subtração (-)
 Preencher o mesmo valor em todas as células selecionadas  CTRL + D  Preencher o mesmo valor em todas as colunas selecionadas  CTRL + R
 Copiar valores sem alterar a formatação  CTRL + Alt +V  Alterar a planilha de seu documento  CTRL + Page Down
 Mudar para a planilha anterior  CTRL + Page UP  Inserir Planilhas no Arquivo  ALT + Shift + F1
 Mover o cursos para última célula preenchida  CTRL + Setas de Direção  Seleção de uma Coluna Inteira  CTRL + Barra de Espaço
 Seleção de uma Linha Inteira  Shift + Barra de Espaço  Abrir um Arquivo no Computador ou Unidade de Armazenamento  CTRL + A
 Abrir Caixa Colar Especial  CTRL + Alt + V  Inserir Comentário na Célula  Shift + F2
 Inserir Função  Shift + F3  Inserir Nova Planilha na Atual Pasta  Shift + F11
 Minimizar Planilha  CTRL + F9  Salvar Documento  CTRL + B
 Exibir o Menu de Atalho  Shift + F10  Imprimir  CTRL + P
 Desfazer  CTRL + Z  Aplicar e Remover Negrito  CTRL + 2 OU CTRL + N
 Formatar Células  CTRL + 1  Selecionar Todas as Células  CTRL + T
 Ortografia  F7  Substituir Texto  CTRL + U
 Encerrar Programa  Alt + F4  Fechar Janela  CTRL + F4

Power Point 2007

logo Power PointO Power Point é um dos programas do Pacote Office e usado para criar e apresentar slides. Inicialmente o programa apresenta o botão Office, a barra de ferramentas para acesso rápido, a barra de título, os botões de comando da janela, a faixa de opções, o painel de anotações, a barra de status e o zoom.

Criar Apresentações no Power Point

Para a criação de uma apresentação de slides no Power Point clique no Botão Office e escolha a opção Novo. Depois você poderá escolher como será feita a apresentação e ele dá as seguintes opções: Em branco, Modelos Instalados, Meus Modelos, Novo com base em documento existente ou Modelos do Microsoft Online e em seguida clique no botão criar.

ComandoAtalho no Power PointComandoAtalho no Power Point
Alterar Fonte CTRL + Shift + F Imprimir CTRL + P
Mudar Tamanho da Fonte CTRL + Shift + P Mover um Parágrafo Acima CTRL + Seta para Cima
Localizar CTRL + F Mover um Parágrafo Abaixo CTRL + Seta para Baixo
Iniciar Apresentação dos Slides F5 Verificar Ortográfica F7
Alternar entre Janelas Abertas CTRL + F6 Substituir CTRL + O
Abrir um documento CTRL + A Centralizar Texto Selecionado CTRL + E
r para determinado Slide usando a numeração Número + Enter Justificar Texto Selecionado CTRL + J
Finalizar Apresentação Esc Alinhar Texto à Esquerda CTRL + Q
Ocultar Ponteiro e Botão de Navegação CTRL + S Alinhar Texto à Direita CTRL + G

Microsoft Outlook 2007

logo outlookO Outlook é um programa da Microsoft que auxilia na organização e gerenciamento de compromissos, mensagens e tarefas. Com ele é possível escrever lembretes, enviar e-mails, anotar seus contatos e organizar tarefas. A tela principal apresenta as opções de Calendário, Contatos, Tarefas e e-mail.

Preferencialmente a primeira opção de trabalho apresentada é o e-mail referente a data da visualização. Quando você seleciona uma determinada mensagem o conteúdo da mesma aparece ao lado. O calendário também é outro recurso do Outlook 2007 e nele você tem a possibilidade de agendar compromissos. Eles podem ser visualizados por dia, semana ou mês.

Você também pode usar o programa para salvar seus contatos físicos e jurídicos e manter dados como e-mail, telefone e endereço. Você pode escolher como eles serão visualizados no modo contato. Já o modo tarefa você pode inserir suas tarefas colocando dados como hora e local. Com esse modo de trabalho você terá as opções de escolher vários modos de exibição. Escolhendo o tipo aparecerá uma Lista de Tarefas Pendentes e nela haverá dados como a data de término, a porcentagem para a conclusão ou se ela já se encontra concluída.

O programa também tem as Anotações em que você faz uso de pequenos “bilhetinhos” usados como lembretes de tarefas. O Outlook também tem um modo chamado Diário com registro de atividades.

Configurar uma Conta no Outlook

Para enviar e receber e-mails é importante configurar o programa para tal procedimento. Acesse o menu Ferramentas e escolha Configurações. Clique no botão Novo e haverão algumas etapas para ajudar nessa configuração. Uma das atividades nessa etapa é escolher qual servidor de e-mail será usado para enviar e receber mensagens.

POP3: Recebe as mensagens de e-mail encaminhadas para você;

IMAP: Recebe as mensagens enviadas para você e deixa uma cópia no servidor;

SMTP: Usado para encaminhar mensagens.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso