Menu

Componentes da Placa-Mãe

Placa-mãe Computador

A placa-mãe (motherboard ou mainboard) é uma placa de circuito impresso responsável por fazer a interconexão entre os componentes necessários ao funcionamento do computador. Elas são construídas para oferecer suporte aos demais dispositivos, como o processador, as memórias, o disco rígido, etc.

Ela possui componentes básicos, cada qual com a sua função como a BIOS, o chipset e os demais componentes e oferece suporte aos slots de expansão, diversos conectores, entradas, etc.

A placa-mãe surgiu adaptada aos computadores da IBM PC, em 1982, e apesar de possuir o mesmo design, com o passar dos tempos, ocorreram vários ajustes em sua estrutura para suportar outros elementos. A empresa Apple, em seu computador apple II também utilizou esse modelo para fabricar sua placa-mãe inovando e adicionando outros elementos. Alguns modelos de placa-mãe são AT (Advanced Technology utilizada na década de 80 e 90), ITX (criada em 2001 pela VIA Technologies), BTX (lançada em 2003 pela intel), etc.

Chipset

É um chip que tem o objetivo de controlar vários componentes da placa-mãe, como por exemplo, os barramentos, o acesso à memória, enviar e receber informações do teclado, mouse e outras saídas, estabelecer uma comunicação entre processador e memória RAM, etc. É comum, nas placas atuais, a existência de chips controladores:Ponte Sul (L1) e Ponte Norte (L2):

  • Southbridge (Ponte Sul) – controla os dispositivos de entrada e saída do computador;
  • Northbridge (Ponte Norte) – controla as memórias e os barramentos de vídeo.

Soquete do Processador

O local onde dever ser encaixado o processador (CPU) é chamado de 'socket', assim cada processador tem um número diferente de pinos e devem ser adaptados para seus soquetes específicos de acordo com o fabricante, ou seja, a placa-mãe deve ser construída para suportar um processador específico.

BIOS

A BIOS (Basic Input/Output System no português Sistema Básico de Entrada/Saída) é um aplicativo destinado a realizar algumas tarefas básicas no momento em que o computador é ligado, fazendo a verificação de todos os hardwares conectados, até a inicialização do sistema operacional.

Bateria

É uma bateria feita de lítio, que mantém as informações dentro da memória ROM enquanto o computador está desligado. Nas placas atuais a sua principal função é garantir o funcionamento do relógio interno do computador.

Jumper

São pequenos bloquinhos plásticos que contém metal em seu interior. Eles são colocados nos pinos da placa-mãe e conforme são inseridos, as configurações do computador podem mudar. Há aqueles que podem conectar os cabos do gabinete para conexão de saídas auxiliares (localizadas na frente do gabinete, como entradas USB e áudio).

Portas de Entrada

PS/2 e USB: a primeira destina-se a conexão do mouse e do teclado. Já a segunda se trata de uma entrada que pode conectar vários outros dispositivos.

Firewire: é mais rápida que a USB e faz a conexão de câmeras digitais e HD.

Slots

Slot é um encaixe de plástico com contatos em ouro presente na placa-mãe com a finalidade de encaixar novas placas. Eles são responsáveis por fazer a ligação entre os periféricos e o barramento.

Slots de Memória: são utilizados para conectar as memórias, que podem ser do tipo DDR2 ou DDR3.

Slots de Conexão HD/Drivers Ópticos: são utilizados para conectar HDs/drivers de CD/DVD são chamados de IDE e SATA/SATA2.

Slots de Expansão: são inseridos na placa-mãe possibilitando a inserção de recursos adicionais. Neles são possíveis conectar: placa de rede, modem, placa de som, etc. Os mais utilizados são PCI, PCI-Express 1x, PCI-Express, AGP e ISA (encontrado em placa-mães antigas).

Placas de vídeo: os slots mais utilizados para conectar placas de vídeo são PCI-Express 2.0, PCI-Express e AGP. E é possível conectar duas ou mais placas de vídeo em uma mesma máquina, quando a placa-mãe possui mais de um slot característico dessa placa a fim de obter uma maior desempenho.

Conector de Alimentação

Local onde é conectada a fonte de alimentação, responsável por levar energia elétrica para a placa-mãe e seus componentes. Existem dois tipos: AT e ATX, este último é o mais utilizado. É importante ressaltar que a placa-mãe sem a fonte de alimentação consegue alimentar as memórias, o processador e grande parte dos dispositivos conectados aos slots, mas as unidades de DVD e CD, HDs, cooler, etc. necessitam da energia da fonte de alimentação.

Barramentos

Barramentos são vias de comunicação ou padrões por onde transitam as informações utilizados para interconectar os diversos dispositivos em um computador (processador e a memória, placa-mãe e componentes do computador).

O tipo do barramento vai depender do tipo de ligação desses dispositivos ao computador. Eles podem estar localizados na própria placa-mãe dos computadores (on board), são encaixes (conectores) ou barramentos internos e cada slot possui um barramento específico. Ex.: ISA, PCI, SCSI, IDE, AGP, entre outros. Eles também podem estar no gabinete do computador, geralmente na parte de trás dele e são chamados de 'portas' ou barramentos externos.

Para que os periféricos possam usar os barramentos, é necessário que cada placa (de vídeo, de som, modem, etc) seja compatível com um determinado tipo de barramento. O grande ganho obtido com esses barramentos é a padronização, visto que sendo o conector compatível a placa de qualquer fornecedor poderá ser instalada nos barramentos de seu computador.

Barramento ISA: Industry Standard Architecture

O barramento ISA é muito utilizado para placas de expansão, ou seja, componentes do computador que tenham o formato de placa, como por exemplo: placa de som, placa de rede, placa de vídeo, modem, etc. Ele era utilizado pelos computadores da IBM, sendo um dois mais antigos, em desuso.

Barramento PCI: Peripheral Component Interconnect

O barramento PCI é muito utilizado para placas de expansão, assim como o ISA. Ele surgiu no mercado para substituir o barramento ISA e utiliza a tecnologia "Plug and Play" (recurso que permite que uma placa instalada num slot seja automaticamente reconhecido), o que facilitou muito no momento de instalar novos equipamentos no computador. Uma das características do PCI é que ele é compartilhado por todos os dispositivos conectados, então a taxa real de transferência vai depender da quantidade de equipamentos do computador que utilizam o barramento.

Barramento AGP: Accelerated Graphics Port

O barramento AGP é utilizado somente para placas de vídeo e também usa a tecnologia “Plug and Play”. Antes as placas de vídeo geralmente eram instaladas em barramento PCI, hoje nos computadores mais modernos é utilizado esse barramento. Desta forma, há um barramento dedicado para a placa de vídeo, o que permite, por exemplo, melhorar aplicações 3D.

Outra característica é que o barramento AGP reserva uma quantidade maior de memória para armazenamento de texturas para objetos tridimensionais, além de conseguir acessar essas texturas em alta velocidade.

Barramento IDE: Intergrated Drive Electronics

O barramento IDE é utilizado para unidades de armazenamento internas, tais como discos rígidos, cd's, gravadores de CD, unidades de DVD, etc.

Além desses, existem outros barramentos utilizados para várias finalidades para conectar o microprocessador, entradas USB, etc.

Se aprofunde mais em seus conhecimentos de informática e leia o artigo Hardware e Software: Conceitos Básicos.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso