Menu

Copa 2014 e Olimpíadas 2016

Copa 2014.

O Brasil sediará nos próximos anos dois eventos esportivos mundiais e receberá milhares de turistas, jornalistas e chefes de estado. A Copa do Mundo de 2014 será a vigésima edição do evento e acontecerá entre os dias 12 de junho e 13 de julho. Em 2003 foi feito o anúncio de que o país-sede seria escolhido entre a Colômbia o Brasil e a Argentina como representante da Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL).

A decisão final sobre a sede da Copa de 2014 ocorreu em outubro de 2007 quando o presidente da FIFA, Joseph Blatter, anunciou o nome do país. O Brasil possui uma intensa bagagem no mundo influenciado pela história do futebol que é capaz de reunir parte da sua população no dia dos jogos.

Depois de 64 anos sem realizar esse evento, o Brasil foi contemplado novamente para sediar um dos maiores eventos esportivos do Mundo, a Copa do Mundo da FIFA. A Copa de 2014 será a vigésima do evento. Após a escolha do Brasil, o país passou a estabelecer metas e organizou uma força tarefa para cumprir as datas no tempo hábil.

Depois da decisão o país precisava escolher as cidades-sede da Copa. Inicialmente a FIFA autorizou apenas 10 cidades, mas o Brasil conseguiu aumentar esse número alegando o tamanho do país. As cidades-sede são responsáveis por investimento em estádios, aeroportos, sistema de transporte e hotelaria para receber os milhares de turistas que comparecerão ao evento.

Cidades-sede da Copa

Manaus

É a representante da região norte na Copa do Mundo e seu estádio deverá receber o nome de Arena da Amazônia. A cidade investe em um monotrilho para ajudar no transporte público. O estado não possui muita tradição no futebol e os principais times possuem pouca expressão nacional. Os turistas poderão visitar os monumentos como o Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça e o Palácio Rio Negro.

Cuiabá

Na capital do Mato Grosso o estádio recebeu o nome de Arena Pantanal e substituiu o antigo estádio Verdão. Um dos principais investimentos de mobilidade da Copa era a obra do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), mas a obra não deve ficar pronta para a Copa de 2014. O  estado possui pouca expressão no futebol no Brasil e o clube mais conhecido é o Mixto. Os atrativos culturais da cidade é o Museu de Pedras Ramis Bucair, o Museu Rondon do Índio e o Centro Geodésico da América do Sul.

Brasília

A capital do país derrubou todo o antigo estádio Mané Garrincha e o nome do novo estádio será Estádio Nacional. Os principais times da cidade são o Brasiliense e o Gama, que já chegaram a 1º divisão do campeonato nacional, mas atualmente não estão realizando boa campanha em campeonatos nacionais. A obra para aumentar a capacidade do transporte público é o VLT, mas a obra está atrasada devido a suspensão da obra em decorrência de fraude. Brasília é Patrimônio Histórico Cultural e possui atrações turísticas como a Praça dos Três Poderes, a Catedral, a Torre de TV e o Memorial JK.

Fortaleza

O estádio dessa cidade-sede é o Castelão. Fortaleza pretende instalar um VLT para as obras de mobilidade urbana. O estado possui uma torcida apaixonada e seus principais times são o Fortaleza e o Ceará. Um dos principais atrativos turísticos são o Centro Cultural Drgão do Mar, as belas praias, o Theatro José de Alencar, o Memorial da Cultura Cearense e o Museu do Ceará.

Natal

Também chamada de Cidade do Sol, Natal  está com as obras do estádio em estágio mais atrasado. O estado não possui tanta tradição no futebol e os principais times são o ABC e o América. Além das praias, os turistas poderão usufruir de atrações como o Memorial Câmara Cascudo, a Casa de Câmara Cascudo e a Barreira do Inferno (base de lançamento de foguetes).

Recife

O estádio recebe o nome de Arena Pernambuco e a obra relacionada ao transporte recebe o nome de Corredor Caxangá.  A cidade pretende criar um bairro ao redor do estádio. O estado possui tradição no futebol e seus principais times são o Sport, o Náutico e o Santa Cruz. Os principais pontos turísticos são o Museu da Cidade, o Centro Cultural Judaico, a Capela Dourada e a Casa da Cultura.

Salvador

A capital baiana contará com o estádio chamado Arena Fonte Nova. O estado possui tradição no futebol com dois times: Vitória e Bahia. Os turistas poderão conhecer as diversas igrejas históricas da cidade, o Elevador Lacerda, o Museu de Artee da Bahia e o Pelourinho.

Belo Horizonte

A cidade reformou o Estádio Mineirão e está construindo um BRT para melhorar a oferta de transporte público. Belo Horizonte conta com seus dois principais times, Cruzeiro e Atlético Mineiro, na primeira divisão do futebol brasileiro. Os turistas poderão conhecer a cidade e conhecer atrativos culturais como o Museu de Artes e Ofícios, Museu de Arte de Pampulha e o Inhotim.

Rio de Janeiro

A cidade mais famosa do país reformou o Estádio do Maracanã, o mais conhecido do Brasil. Ela está construindo um BRT para reduzir as distâncias entre os bairros. O Rio de Janeiro possui quatro times de futebol na principal divisão do país: Fluminense, Botafogo, Flamengo e Vasco. Os turistas podem apreciar as praias cariocas e conhecer atrações como o Teatro Municipal, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Paço Imperial, o Cristo Redentor, etc.

São Paulo

Depois de uma indecisão sobre qual estádio seria reformado para a Copa, a FIFA optou pela criação de um novo estádio no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo. A nova Arena foi nomeada Arena Corinthians ou Itaquerão. A cidade investe na construção de um Monotrilho para reduzir os problemas com transporte público. O estado está bem representado no futebol nacional e seus principais times são: São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos. Aproveite a passagem pela cidade para conhecer: o Pátio do Colégio, a Basília de São Bento, o Mercado Público, a Estação da Luz, o Museu do Ipiranga, etc.

Curitiba

A capital paranaense vai utilizar seu estádio Arena da Baixada para os jogos durante a Copa do Mundo. Os times curitibanos, o Atlético Paranaense e Coritiba, estão entre os principais do país. A cidade possui atrações como o Teatro Ópera de Arame, o Museu Oscar Niemeyer, o Museu Ferroviário, etc.

Porto Alegre

A cidade gaúcha tinha duas opções, o Estádio Olímpico e o Estádio Beira -Rio, o escolhido foi o Beira-Rio, sede do clube Internacional. Os principais times do estado são o Grêmio e o Internacional. Os turistas podem visitar o Parque Farroupilha, o Centro Histórico, o Mercado Público, a Usina do Gasômetro, etc.

Olimpíadas 2016

Esportes olímpicosO Brasil conquistou o direito de sediar as Olimpíadas de 2016 após tentar por três vezes a candidatura. O país nunca sediou o evento que pode chegar as cifras de R$ 25,9 bilhões de reais com investimentos em infraestrutura, hospedagem e transportes. A cidade do Rio de Janeiro venceu a votação por 66 votos a 32 no dia 2 de outubro de 2009 na decisão que ficou entre Madrid e Rio de Janeiro. A decisão foi anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e recebida com alegria pelos dirigentes brasileiros.

O Brasil é o primeiro país sul-americano a sediar uma Olimpíada. Ele começou a candidatar-se em 1992 com Brasília para os jogos de 2000. Depois o Rio de Janeiro ofereceu-se para as Olimpíadas de 2004 e 2012, mas não obteve êxito. O evento é um desafio para o país, pois recebe os melhores atletas mundiais que disputam provas em várias modalidades.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso