Menu
HomeApostilasApostila GrátisAdministração GeralTeoria do Desenvolvimento Organizacional (T.D.O)

Teoria do Desenvolvimento Organizacional (T.D.O)

Mudanças nas Organizações

O conceito estabelecido pelo Desenvolvimento Organizacional está intimamente relacionado a capacidade de uma organização de se adaptar as mudanças. Justamente por isso ele se baseia em alguns conceitos. Confira quais são:

Conceito de Organização

União de diversas atividades realizadas individualmente no intuito de realizar ações idealizadas com o ambiente. Cada empresa está inserida em um meio ambiente e por isso o relacionamento desta com esse meio é de extrema importância. Ou seja, sua estrutura e funcionamento devem estar em acordo com as condições do meio em que trabalha. Os estudiosos da Teoria do Desenvolvimento Organizacional são contrários ao conceito usual de organização.

Conceito de Cultura Organizacional

A cultura organizacional trabalha com hábitos, valores e convicções baseados nas relações sociais comuns nas empresas. A política de uma organização não permanece igual e sofre modificações influenciados por fatores externos e internos. Enquanto algumas empresas se renovam outras ficam atreladas a normas mais antigas e ultrapassadas. Ou seja, para alterar uma empresa é necessário alterar suas políticas.

Os estudiosos do Desenvolvimento Organizacional dão mais importância ao caráter interno de uma empresa. Esse clima organizacional está muito relacionado as necessidades dos empregados que atual na organização. O estado de espirito deles, ou seja, como eles se sentem, pode deixar o clima agradável ou desagradável.

Conceitos de Mudança

O mundo se encontra em ambientes que estão em mudança constante e justamente por isso as empresas devem adaptar-se de maneria rápida para que possa continuar operando. As mudanças ocorrem graças a forças internas ou externas àquela empresa. As forças se dividem em exógenas e endógenas.

Forças Exógenas: Força que vem das tecnologias, alterações na sociedade, novos conceitos e impedimentos por meio econômico, social, político e legal.

Forças Endógenas: Força que surge internamente e está relacionada as interações, as emoções e ao desempenho dentro de uma organização.

Conceito de Desenvolvimento

O desenvolvimento é algo considerado inevitável para cada empresa, ou seja, é um processo natural. Esse processo é gradual para atingir um ponto em que a empresa consegue atingir suas idealizações. A organização deve buscar ser eficiente no intuito de se adaptar e manter no mercado independente da função exercida

Estratégias de Mudança

Mudança evolucionária: Quando a mudança ocorre através de um limite aceitável e a substituição e alteração é singela.

Mudança revolucionária: As mudanças ocorrem e muitas vezes são contraditórias ou acabam com a organização da empresa.

Desenvolvimento Sistemático: As pessoas responsáveis estudam como está a organização no momento e quais são as ações para que ocorra uma mudança. Essas sugestões de mudança ocorrem com base no entendimento dessas pessoas responsáveis.

Etapas da Organização

As organizações podem ter distintas formas com base no período ou ambiente em que está inserida. As empresas passam por cinco etapas diferentes:

Fase Pioneira

é o princípio da organização realizada pelo seus fundadores e esse é o momento propício para inovações.

Fase de Expansão

ocorre o crescimento  da empresa e o aumento de suas ações juntamente com o crescimento de atividades e participação. Nesse momento é necessário nivelar a produção empresarial com as influências ambientais.

Fase de Regulamentação

a empresa cresce mais e devido a isso se faz necessário uma organização maior entre os diversos setores da organização. Nesse ponto é necessário estabelecer parâmetros, hábitos e processos na empresa.

Fase de Burocratização

com o crescimento da produção, a organização se torna uma rede burocrática onde é necessário estabelecer padrões e um sistema de procedimentos e leis para reger todas as etapas do trabalho.

Fase de Reflexibilização

fase onde mais é vista o desenvolvimento organizacional. A organização volta a olhar para o seu meio de maneira mais inovadora (da forma como pensava na fase pioneira) e flexível.

Modelos de Desenvolvimento Organizacional

O Desenvolvimento Organizacional faz com que a empresa altere sua organização comportamental e formal. Confira os modelos de D. O:

Modelos ligados a alterações estruturais: reflete sobre a situação do ambiente de trabalho dos funcionários, a tecnologia usada pela empresa ou sobre a estrutura. Exemplos de tipos de alterações estruturais: mudanças na empresa, mudança nos locais de trabalho, mudanças nos processos de operação e mudança nos produtos.

Modelos ligados a alterações comportamentais: incentivo para uma maior participação e comunicação dentro da empresa. Exemplos: reuniões para comparação de opiniões, incentivo de equipes, cuidado com possíveis conflitos entre os grupos, etc.

Modelos ligados a alterações comportamentais e estruturais: esse tipo de modelo é mais complexo e reunido. Se baseia em formas distintas de abordagem com estratégias e sequências que se diferenciam.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso