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Teoria do Desenvolvimento Organizacional (T.D.O)

O Desenvolvimento Organizacional é um processo que está relacionado com a Teoria Comportamental. O autor que iniciou os estudos sobre essa teoria foi Leland Bradford. Essa teoria aborda os estudos do comportamento humano e da estrutura. Além disso, é um esforço para alterar comportamentos, valores, atitudes e estrutura de uma organização para que a organização se adapte as mudanças e desafios cada vez mais comuns nas empresas.

A Teoria do Desenvolvimento Organizacional visa compreender os ambientes internos e externos, decidir quais mudanças poderão ser realizadas e quais são os impactos dessas mudanças e junção das metas da empresa com as necessidades de seus empregados.

Variáveis do Desenvolvimento Organizacional

  • O meio ambiente, a influência das mudanças no ambiente organizacional, crescimento tecnológico, crescimento das comunicações, crescimento do conhecimento, etc;
  • A organização, falando de assuntos como flexibilidade, dinamismo e proteção contra as consequências geradas por agitação ambiental;
  • Grupo social, que envolve situações relacionadas a conflitos, comunicação e liderança;
  • A pessoa.

Comportamento Organizacional

As teorias que envolvem o comportamento organizacional tiveram origem a partir da Revolução Industrial do século XVIII e XIX. O surgimento de novas máquinas tornaram os métodos utilizados até aquela época defasados. As empresas possuíam poucos gerentes, mas com o crescimento das linhas de montagem se tornou necessária uma mudança.

Quatro segmentos influenciaram a evolução dos acontecimentos relacionados ao crescimento do Comportamento Organizacional. O primeiro deles foi a administração científica que abordava as etapas de produção e a eficácia do comportamento. Já a outra abordagem trata sobre os princípios da administração aumentado a eficácia dos processos realizados pelos gerentes para obter resultados.

Uma outra abordagem  aborda a característica de que uma empresa é um sistema, uma armação inter-relacionada que pode ser afetada pelo ambiente e recebe o nome de abordagem dos sistemas abertos. O Comportamento Organizacional se refere a relevância das pessoas em uma organização.


Saiba Mais

Organizações: Conceito e Classificação

A sociedade convive com vários tipos de organizações que exercem atividades em vários setores da economia. As organizações existem para a produção de bens e serviços que atendem as necessidades das pessoas. Uma organização está relacionada ao conjunto de ideias, pessoas e valores para chegar a um senso em comum. Com o crescimento da demanda de consumo, as organizações tem que competir para fornecer os melhores produtos e bens e são controladas por organizadores. Uma organização pode ser dividida através do fato de ser mais flexível ou não. Além disso, ela pode ser separada pela sua flexibilidade.

 

A Importância de uma organização no âmbito mundial

A função desempenhada pelas organizações atualmente é de muita relevância, uma vez que são elas que influenciam as necessidades dos seres humanos que usufruem dos produtos e incentivam a produtividade. São empresas complexas, mas que conseguem administrar bem ao peso exercido pelos fatores sociais, econômico, cultural, político e tecnológico.

Conceituando o Comportamento Organizacional

Estudo do comportamento dos seres humanos nas organizações com ênfase nas atitudes das pessoas. Essa análise visa reduzir as faltas, aumentar a produtividade e melhorar o caráter de cidadania na empresa.

Propósitos

O estudo do comportamento organizacional prevê controlar explicar e prever o comportamento dos funcionários. Primeiro é necessária a explicação para entender as causas e razões para algumas ocorrências na empresa. Já a previsão está relacionada com ações para reduzir os impactos de acontecimentos futuros. O controle é uma tarefa mais complicada, pois é bastante difícil ter controle sobre as ações humanas que movimentam uma organização. Esse último parâmetro ajuda na eficiência do trabalho.

Características Identificadas

Uma das principais características identificadas é que o estudo do comportamento humano em uma empresa ajuda o administrador. Se trata de uma ciência aplicada que envolve administração, sociologia e psicologia. As escolas de pensamento vão sendo centralizadas de maneira gradual e ocorre a junção dos desenvolvimentos técnicos/conceitual e aprendizado natural. Além disso, há o envolvimento da eficiência, eficácia e satisfação. É feita uma análise dos comportamentos: produtividade, cidadania, faltas no trabalho e rotatividade de pessoal.

Variáveis

As variáveis são: habilidades interpessoais, local de trabalho, planejamento, estrutura e clima organizacional.

Oportunidades e Desafios do Comportamento Organizacional

  • Crescimento da produtividade e na qualidade de uma organização;
  • Avanço de algumas características do funcionário com o uso de motivação, treinamento, liderança, avaliação de desempenho, boa comunicação, dentre outros;
  • A variedade dos funcionários é algo que deve ser administrado com extrema eficiência. Envolve características como a raça, sexo e etnia;
  • Trabalhar com a globalização e outras culturas;
  • Fortalecer funcionários;
  • A inovação é algo que deve ser estimulado pelas empresas para incentivar também a produtividade.  Os funcionários podem ajudar nas inovações implantadas, mas também podem ser um impendimento para que isso ocorra. Os administradores devem reduzir a aversão dos funcionários a mudanças.
  • A empresa deve saber lidar com a temporariedade e a compreensão do comportamento organizacional ajuda em um mundo empresarial em que é importante ser flexível e espontâneo. Além disso, ajuda a superar as opiniões contrárias a mudanças;
  • Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Isso envolve a flexibilização e gerenciamento de possíveis problemas;
  • Os funcionários não são mais leais a empresa. Isso ocorre principalmente devido ao caráter financeiro;
  • Manutenção da competitividade e da motivação dos empregados;
  • Estabelecer um ambiente ético para os empregados para que isso possa refletir na produtividade da empresa.

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