Menu
HomeComo passarMelhores ConcursosMelhores Concursos FederaisConcurso para Auditor do Tribunal de Contas da União - TCU

Concurso para Auditor do Tribunal de Contas da União - TCU

Logomarca do TCUCargo no TCU

Embora os tribunais geralmente integram o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas da União integra o Poder Legislativo. O Auditor do TCU contribui com o controle externo das contas do Governo Federal, já que os próprios órgãos já possuem um controle interno.

O concurso de 2013 ofereceu 29 vagas e foi organizado pela banca Cespe. Para se inscrever não é necessário ter graduação em nenhuma área específica, basta ter curso superior em qualquer área de formação.

No ato da inscrição, o candidato deve optar pela cidade em que deseja ser lotado. Essa lotação inicial só pode ser alterada após um período mínimo de 3 anos de efetivo exercício. Se você deseja visualizar o edital de 2013, basta clicar no link abaixo:

Edital TCU 2013

Carreira no TCU

O Auditor do TCU realiza tarefas relativas à fiscalização da arrecadação pública, bem como o controle da aplicação de recursos da União.

Segundo edital de 2013, a remuneração inicial de um Auditor do TCU é por volta de 11 mil reais. Uma remuneração bastante atrativa, inclusive um dos principais motivos para a concorrência acirrar-se a cada ano.

Além disso, a carreira oferece diversos benefícios como plano de saúde, auxílio alimentação, auxílio creche, diárias em viagens e cursos de capacitação. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Se você deseja saber mais sobre a carreira de Auditor do TCU, você pode acessar a página do Tribunal de Contas da União, para isso, basta clicar no link abaixo:

Tribunal de Contas da União

Concurso no TCU

O Tribunal de Contas da União é comandado por 9 ministros vitalícios, indicados pelo Presidente da República e pelo Senado Federal.

Além dos ministros, o corpo funcional do Tribunal de Contas da União também é formado por auditores concursados por provas ou provas e títulos.

O concurso do TCU vem sendo realizado pelo CESPE/UnB em duas etapas, sendo a primeira etapa correspondente a prova objetiva e discursiva; e a segunda etapa corresponde ao curso de formação.

O curso de formação tem duração de 120 horas, aproximadamente um mês. No curso, os candidatos são avaliados quanto ao seu rendimento e quanto a frequência, ambas de caráter eliminatório.

No concurso são exigidos conhecimentos jurídicos, financeiros e auditoriais. Se você deseja saber mais a respeito da bibliografia exigida na prova, basta clicar no link abaixo:

Matérias do Concurso para TCU

Concursos Abertos

Homem estudando para concurso

Existem vários concursos que estão com inscrições abertas. Não perca tempo! Pesquise sobre a seleção que mais se encaixam no seu perfil.

Concursos Abertos

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Vagas de Concursos

imprensa nacional logo

Fique por dentro das vagas federais, nomeações, concursos, etc.autorizadas na área pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vagas de Concursos