HomeComo passarMatérias do ConcursoDEPEN - Departamento Penitenciário NacionalEspecialista em Assistência Penitenciária - área Psicologia


Especialista em Assistência Penitenciária - área Psicologia

Matérias do concurso - DEPENA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas de nível Superior do Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN, para o cargo de Especialista em Assistência Penitenciária - área Psicologia, de acordo com edital de 2013 realizado pelo CESPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Tópicos de Direito Humanos;
  • Noções de Informática.

Conhecimentos Específicos:

ÁREA: PSICOLOGIA: 1 Ética profissional: psicólogos clínicos e bioética na saúde. 2 Avaliaçã o psicológica e psicodiagnóstico. 2.1 Fundamentos e etapas da medida psicológica. 2.2 Instrumentos de a valiação: critérios de seleção, avaliação e interpr etação dos resultados. 2.3 Técnicas de entrevista. 2.4 Lau dos, pareceres e relatórios psicológicos, estudo de caso, informação e avaliação psicológica. 3 Teorias e téc nicas psicoterápicas. 3.1 Psicoterapia individual, grupal, de casal e de família, com crianças, adolescentes e adultos. 3.2 Abordagens teóricas: psicanálise (Fre ud, M. Klein, Winnicott, Lacan), cognitivo-comportamental (Skinner, Beck), humanista-existencial (Rogers, Per ls), sócio-histórica (Vygotsky, Luria) e psicodrama (Mor eno). 4 Psicopatologia. 4.1 Transtornos de humor. 4 .2 Transtornos de personalidade. 4.3 Transtornos relac ionados ao uso e abuso de substâncias psicoativas. 4.4 Transtornos de ansiedade. 4.5 Transtorno do estress e pós-traumático. 4.6 Transtornos depressivos. 4.7 Transtornos fóbicos. 4.8 Transtornos psicossomático s. 4.9 Transtornos somatoformes. 4.10 Esquizofrenia . 4.11 Outros transtornos psicóticos. 4.12 Estruturas clínicas (neurose, psicose e perversão). 5 Psicolo gia da saúde. 5.1 Psicologia hospitalar: ética em saúde e no contexto hospitalar. 5.2 Processo saúde-doença (doenças crônicas e agudas). 5.3 Impacto diagnóstic o. 5.4 Processo de adoecimento. 5.5 Enfrentamento d a doença e adesão ao tratamento. 5.6 Teorias e manejo s do estresse. 5.6.1 Teorias e manejo da dor. 5.6.2 Estilos de enfrentamento. 5.6.3 O impacto da doença e da hospitalização sobre o doente e a família. 5. 7 Ações básicas de saúde: promoção. 5.7.1 Prevenção. 5.7.2 Reabilitação. 5.7.3 Barreiras e comportamento s de saúde. 5.7.4 Níveis de atenção à saúde. 5.8 Equi pes interdisciplinares: interdisciplinaridade e multidisciplinaridade em saúde. 5.9 O papel do psic ólogo na equipe de cuidados básicos à saúde. 6 Intervenção psicológica em problemas específicos. 6 .1 Terceira idade e violência. 6.2 O processo de envelhecimento e as doenças crônicas e degenerativa s. 6.3 Tratamento e prevenção da dependência química: álcool, tabagismo, outras drogas e redução de danos. 6.4 Outras demandas específicas de intervenção psicológica. 7 Psicologia institucional . 7.1 Objetivos e níveis da higiene mental. 7.2 Pro moção da saúde como paradigma reestruturante de intervenç ão: o papel do psicólogo nessa perspectiva e sua inserção na equipe multidisciplinar. 7.3 Objetivos, métodos e técnicas de intervenção do psicólogo no campo institucional.

 


Confira o Edital:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso