Menu

Cargo Estatístico

Matérias do concurso - Ministério do TurismoA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público de nível superior para provimento de vagas no cargo de Contador do Ministério do Turismo de acordo com edital de 2013, realizado pela  ESAF.

 

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa
  • Ética do Servidor na Administração Pública
  • Racioncínio Lógico-Quantitativo
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Legislação Aplicada ao MTur: Decreto nº 7.994, de 24/4/1993; Lei nº 8.666, de 21/6/1993; Lei nº 11.771, de 17/9/2008; Portaria Interministerial nº 507, de 24/11/2011; Lei nº 12.591, de 18/1/2012; Portaria MTur nº 112, de 24/5/2013 Decreto nº 8.102, de 06/9/2013.

Conhecimentos Específicos:

  1. ESTATÍSTICA: 1. Estatística descritiva. Distribuição de frequências. Organização de dados: Quadros, tabelas e normas de apresentação. Gráficos 2. Medidas de posição, dispersão e assimetria. Propriedades da média e da variância. Números Índices. 3. Teoria das Probabilidades. Probabilidade condicional, eventos dependentes e independentes. 4. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Função densidade de probabilidade. Função de distribuição. Esperança matemática. Principais variáveis aleatórias. 5. Variáveis aleatórias multidimensionais. Distribuições conjuntas. Variáveis aleatórias independentes. A distribuição normal multivariada. 6. Inferência Estatística. Modelos estatísticos. Amostragem aleatória simples. Estimação por ponto e por intervalo. Propriedades dos estimadores. Métodos de estimação. 7. Teste de hipóteses estatísticas. Testes não paramétricos. Análise de tabelas de contingência. Análise de variância. Análise de regressão. 8. Amostragem de populações finitas. Planejamento amostral. Amostragem estratificada. Amostragem de conglomerados. Amostragem sistemática. 9. Análise multivariada: Análise de correspondência. Análise fatorial e de componentes principais. Análise de correlação canônica. Análise de conglomerados. Análise discriminante 10. Análise de séries de tempo.

 

Confira o Edital:

Edital MTur 2013


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso