Menu
HomeConcursosBanca ExaminadoraESAF - Escola de Administração Fazendária

ESAF - Escola de Administração Fazendária

Logotipo Esaf

A Escola de Administração Fazendária (ESAF) é uma das principais organizadoras de concursos públicos do país. Geralmente, as provas têm questões de múltipla escolha, com elevado grau de dificuldade. A Esaf costuma aplicar provas parecidas, que seguem um padrão. Por isso, a dica é estudar resolvendo simulados de concursos públicos e provas de concursos anteriores, para aumentar suas chances rumo a aprovação.

A prova de Português tradicionalmente possui textos longos e complexos. Inclusive as questões relativas às outras matérias como Direito Administrativo e Direito Constitucional costumam ter longos enunciados, o que torna a questão demasiadamente extensa. Por isso, sugerimos que você fique de olho no relógio, para não perder muito tempo em cada questão, pois mesmo os candidatos mais bem preparados podem não ter tempo de resolver a prova inteira.

Para conseguir se organizar com o relógio, uma boa estratégia é resolver primeiro as questões mais fáceis e deixar por último as questões que exigem alto grau de concentração e raciocínio. Desta maneira, o candidato não desperdiça pontos garantidos.

A prova de Língua Portuguesa costuma cobrar textos filosóficos que pedem ao candidato que continue a lógica de estruturação do texto. As provas de Direito requerem conhecimento da doutrina dos juristas e principalmente a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal - STF. E a parte de Informática, costuma cobrar noções de sistema operacional Linux.

Alguns concursos que a Esaf realiza:

- Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG)
- Controladoria Geral da União (CGU)
- Receita Federal
- Previdência Social (MPAS)
- Ministério da Fazenda
- Ministério do Trabalho e Emprego
- Procuradoria da Fazenda Nacional

Confira os materiais de estudo do Ok Concursos:

Veja abaixo algumas provas aplicadas pela Esaf:

Nível Superior:

Nível Médio:

Se você deseja conhecer melhor essa banca organizadora, acesse o site do Esaf.

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Normas Regulamentadoras

Martelo do JuízA legislação é um dos conteúdos mais cobrados em provas. Fique por dentro das principais normas cobradas em concurso público do país!

Normas Regulamentadoras