Menu

Engenheiro Civil

Matérias do concurso - Ministério da SaúdeA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Engenheiro Civil - Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho do Ministério da Saúde de acordo com edital de 2009 realizado pela CESPE/UnB - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

 

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Legislação do SUS;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo.

Conhecimentos Específicos:

  1. Alvenaria estrutural e de vedação: técnicas construtivas. 2 Classificação e identificação dos solos, adensamento, compactação. 3 Desenho assistido por computador. 4 Drenagem e sistemas drenantes. 5 Elaboração, supervisão, coordenação e orientação técnica: planejamentos, projetos e especificações em geral. 6 Estudos de viabilidade técnico-econômica: assistência e assessoria. 7 Fiscalização de obras e serviços: mensuração e entrega; Formas e escoramentos. 8 Fundações: tipos, execução. 9 Granulometria, análise granulométrica, correção da granulometria; Impermeabilização; Índices físicos do solo. 10 Instalações elétricas, interpretação de projetos e controle de execução. 11 Instalações hidrosanitárias, água fria, água quente, esgoto sanitário, ventilação, execução e manutenção, instalação contra incêndio. 12 Laudo e perícia técnica: exame, vistoria e avaliação (Código de Processo Civil - CPC); Legislação ambiental; Licitações públicas e orçamentos; Locação de obras, movimentos de terra, cortes e referências de nível. 13 Manutenção de edificações, manifestações patológicas, recuperação e reforço estrutural. 14 Materiais de construção (cerâmica, madeira, cimento, plástico, outros). 15 Material de pavimentação e dimensionamento de pavimentos. 16 O solo como material de construção tensão/deformação. 17 Princípios de modulação e racionalização da construção. 18 Programação de serviços: locação, canteiro de obras, layout de materiais e serviços. 19 Projeto e execução de estruturas de concreto armado: vigas, lajes, pilares, escadas e reservatórios. 20 Projeto estrutural: especificação e detalhamentos. 21 Sistemas alternativos de esgoto. 22 Subsistemas construtivos (revestimentos, pavimentação, esquadrias, coberturas, outros).

Confira aqui o edital:


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso