Menu
HomeComo passarMatérias do ConcursoANP - Agência Nacional de PetróleoEspecialista em Geologia e Geofísica - área I

Especialista em Geologia e Geofísica - área I

Matérias do concurso - ANPA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para provimento de vagas no cargo de Especialista em Geologia e Geofísica e Gás Natural - área I, da Agência Nacional de Petróleo - ANP, de acordo com edital de 2012 realizado pela  Cespe/UnB - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Noções Informática;
  • Direito Administrativo;
  • Constituição da Republica Federativa do Brasil;
  • Estrutura da Insdústria do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis;
  • Noções de Estrutura e Regulação da Indústria Petrolífera;
  • Noções de Legislação Ambiental.

Conhecimentos Específicos:

  1. Geologia do Petróleo. 1.1 Princípios básicos e definições, tipos de reservatórios, migração e  armazenamento de hidrocarbonetos, produção e acumulação de matéria orgânica, rochas geradoras,geração, migração e acumulação de hidrocarbonetos, biomarcadores e sistemas petrolíferos, principais ocorrências de hidrocarbonetos no mundo e as principais distribuições de hidrocarbonetos no Brasil. 2 Geologia estrutural e geotectônica. 2.1 Conceitos básicos de geologia estrutural, mecanismos e tipos de deformação, zonas e cinturões de cisalhamento, tectônica de placas e migração de continentes, classificação e modelos de bacias sedimentares. 3 Estratigrafia, sismoestratigrafia e estratigrafia de sequências. 3.1 Princípios básicos de sedimentologia, intemperismo, erosão e origem dos sedimentos, propriedade dos sedimentos, tipos de rochas sedimentares, conceitos de estratigrafia e sismoestratigrafia, classificações estratigráficas e fundamentos de estratigrafia de sequência. 4 Geologia das bacias sedimentares brasileiras. 4.1 Classificação, evolução estrutural e estratigráfica e modelos tectônicos das principais bacias sedimentares brasileiras e as principais bacias produtoras de petróleo e gás. 5 Geologia de subsuperfície. 5.1 Mapas de isópacas, mapas de contornos estruturais, interpretação de perfis sísmicos, correlação de poços e fundamentos de perfilagem. 6 Noções de geofísica do petróleo. 6.1 Conceitos básicos de gravimetria, magnetometria e sísmica, levantamentos aerogeofísicos aplicados à prospecção de hidrocarbonetos, interpretação de mapas gravimétricos e magnetométricos e interpretação de perfis sísmicos. 7 Noções de geoestatísticas e avaliação de recursos. 7.1 Princípios básicos e definições sobre geoestatística e avaliação de recursos. 8 Noções de sensoriamento remoto. 8.1 Princípios básicos, principais sistemas sensores, processamento de imagens digitais e aplicação de sensoriamento remoto na prospecção de hidrocarbonetos. 9 Noções de economia do petróleo. 9.1 Conceitos básicos de economia do petróleo.

Confira aqui o edital:


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso