HomeComo passarDicas para ConcursoDicas Motivacionais para Concursos


Dicas Motivacionais para Concursos

Folha LápisComo tudo na vida, uma rotina de estudos tem seus altos e baixos, o candidato pode se sentir desanimado ao longo de sua trajetória por diversos motivos. É preciso encontrar um fator que te proporcione ânimo para continuar os estudos. A motivação é essencial para qualquer pessoa que queira obter algum sucesso na vida, principalmente através de concursos públicos. Os fatores motivacionais dependem de cada pessoa, alguns desejam ingressar na vida pública a procura de estabilidade profissional e financeira, outros querem estar em um bom ambiente de trabalho, procuram a aposentadoria diferenciada, flexibilidade de horários ou até mesmo tem o sonho ou desejo de trabalhar no serviço público para ajudar o seu País.

Existem vários tipos de concursos com diferentes matérias e para diferentes níveis de escolaridade, todos eles exigem um bom nível de preparação dos candidatos, que devem dedicar no mínimo algumas horas do seu dia para os estudos. Algumas pessoas apresentam mais facilidade para assimilar determinados conteúdos, enquanto outras demonstram outros tipos de aptidão, mas com garra e dedicação todas chegam lá e conseguem imprimir um bom ritmo de estudo e alcançar seus objetivos.

É necessário traçar alguns pontos importantes para obter sucesso na sua jornada de estudos:

Superação Pessoal

Os seres humanos devem buscar aprimoramento em tudo o que fazem constantemente, no estudo não é diferente. A medida que estabelecemos planos de estudo e começamos a alcançá-los, percebemos o quanto aprendemos e o quanto valeu a pena se dedicar. Conforme alcançamos as nossas próprias metas, podemos traçar outras, a fim de aprimorar nossa capacidade de aprendizado. Para ser um bom candidato você deve ter foco em seu objeto de estudo do momento, se você assimila bem um conteúdo específico, você não precisa voltar neste tópico para estudá-lo novamente, pois assim, você perderia um tempo precioso que poderia ser usado para o estudo de outro conteúdo.

Compromisso

É de extrema importância desenvolver um grau de comprometimento com o objetivo escolhido.

A atitude, disposição e o desejo de alcançar sua meta são características extremamente ligadas ao comprometimento. Você deve saber os fatores motivacionais que te levam a estudar para desenvolver cada vez mais o seu nível de compromisso com aquela tarefa, isto será fator determinante no seu sucesso ou fracasso. Uma vez que se está realmente comprometido com algo, não existem motivos para se desviar daquilo, você não tem necessidade de inventar ''desculpas'' para não estudar, pois tem convicção dos motivos que te levaram a iniciar estes estudos e tem disposição para continuar a seguir suas metas.

Organização e Autodisciplina

Estes são dois fatores indispensáveis para se criar uma rotina de estudos, potencializando a forma com que você assimila conteúdos e minimizando distrações e tempo despendido a atividade. É essencial esquematizar um bom plano de estudo.

Saber o que você deve estudar, quando, por quanto tempo e de que maneira, é importantíssimo para a organização de seu plano de estudos, você também deve se programar de maneira que possa cumprir o seu plano, levando em conta todas as suas outras atividades. O tempo que você passa estudando não é o mais importante, estudar de maneira organizada significa realmente entender e assimilar o que está sendo lido, dessa forma você torna seu tempo de estudos mais produtivo.

Não se engane estabelecendo metas que não possa cumprir, você precisa ter autodisciplina para seguir o seu plano de estudos e ser objetivo na hora de fazê-lo, estabelecendo prioridades. Para estabelecer tais prioridades preste atenção, por exemplo, em qual conteúdo você apresenta mais dificuldades, ou qual conteúdo tem mais peso nas provas, o que você considera mais fácil, qual exige mais tempo de estudos, etc.

Fique a vontade para modificar seu plano de estudos quando achar necessário, quando o plano não atender suas necessidades e se tornar pouco produtivo, estabeleça novas metas de maneira a torná-lo eficiente novamente. Não tenha medo de mudar, a medida que você vai evoluindo a sua capacidade de aprendizado aumenta, logo você encontra uma maneira de se adaptar melhor a uma rotina de estudos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Concurseiros

mulher estudando

Saiba que você não está sozinho nessa maratona de estudos para os próximos concursos públicos! Confira como é a vida de quem se prepara.

Concurseiros

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso