HomeComo passarDicas para ConcursoQuanto tempo leva até ser aprovado?


Quanto tempo leva até ser aprovado?

Isso só vai depender de você. Não existe tempo certo, nem mínimo ou máximo. Muitos candidatos fazem um erro fatal ao afirmar: “em 1 ano eu passo” e se não passar? Começa a culpar a tudo e a todos. Portanto, não há como definir em quanto tempo você será aprovado.

Preparação concurso público

Esse “tempo” vai depender da sua preparação, qualificação, do tipo de concurso que escolheu, da concorrência, e até mesmo do seu ânimo no dia da prova.

O maior erro é se comparar aos outros. Se o vizinho passou na primeira prova, ou o outro colega está há 8 anos estudando e nunca passou, isso não significa NADA. Você é uma pessoa totalmente diferente e seu prazo para passar também será diferente. Não deixe se influenciar pela boa (ou péssima) experiência dos outros.

Fulano teve “sorte”em passar? Definitivamente não existe sorte ou azar. Pode cair questões que você considera mais fáceis ou difíceis, mas se você tiver preparado isso pouco vai importar.

Preparação é o caminho da aprovação!

Mas é claro que existem fatores que “aceleram” a sua aprovação. Veja alguns:

1º Passo: ter certeza do que você quer! Já decidiu qual o concurso quer prestar? Vai se dedicar totalmente? Ótimo, já é um bom começo.

2º Passo: se avalie constantemente. Refaça provas anteriores, exercícios e simulados de concursos públicos, pois durante essa fase é importante verificar como está a evolução dos conhecimentos adquiridos. Dessa forma, a prova do concurso será simplesmente o reflexo do estágio de aprendizagem que você está, ou seja, o resultado nunca será inesperado se você estiver sempre se colocando em processo de avaliação.

3º Passo: não se compare aos outros! Este ponto é consequência do anterior: compare seus resultados anteriores com todas os simulados, testes ou provas de concursos públicos que você está realizando agora, e veja como anda a sua evolução. Está melhorando em comparação aos seus últimos resultados? Não importa se seus colegas foram melhores ou piores que você, o que importa é se VOCÊ está melhor ou pior do que era antes!

4º Passo: considere seu ritmo de estudo. Se você mantém um ritmo constante e crescente, seu tempo para passar será muito menor do que de outra pessoa que estuda, para, volta a estudar, para novamente... que na verdade nunca entrou num ritmo constante e sério de estudo. Isso porque a cada “parada” o candidato perde muitos conhecimentos e regride alguns degraus em sua caminhada.

Concurso Público: as 20 melhores dicas para ser aprovado!

5º passo: e por último, mas não menos importante, é lembrar que se você não foi aprovado no concurso que tanto estudou, isso não é motivo para desespero e desistência! Só pare depois da aprovação. Cada prova é um novo obstáculo a ser superado, cada uma levará você a um estágio superior de aprendizagem, te deixará  mais preparado,  mais confiante e capaz. Quando for o momento certo, com certeza você terá êxito no concurso desejado. O importante é não desistir até conseguir seu objetivo! Pode até perder uma batalha, mas nunca a guerra!

Veja também: Prepare-se para todas as etapas do concurso!

Erros que Reduzem a Aprovação no Concurso

1 – Não conferir o edital: Grande parte dos candidatos apenas confere as informações do edital quando deveria ler minuciosamente todas as informações do documento. É essencial conhecer tudo que é solicitado e ficar atento as datas, horários, especificações, critérios, etc.

2 – Não estudar a banca organizadora: As bancas costumam seguir uma linha de pensamento em relação as provas de concurso público aplicadas. Estude as provas anteriores aplicadas para aquele tema e saia na frente de muitos candidatos.

3 – Não fazer planejamento dos Estudos: Monte um cronograma específico com as matérias que deverão ser estudadas e o tempo que deve ser dedicado a cada uma delas. A resolução de exercícios, a leitura de apostilas e livros devem ter dias e horários reservados. É bom também alternar as matérias começando pelas que você tem mais dificuldade.

4 – Não resolver exercícios e provas anteriores: Isso é muito importante para que o candidato se acostume com o ambiente da prova, o clima e o tempo de prova. Cronometre seu tempo e veja quanto demora para a resolução das questões.

5 – Não descansar durante o estudo: Descansar entre uma matéria e outra é essencial para aliviar a mente e manter o rendimento nos estudos. No planejamento dos estudos inclua as pausas e descansos.

6 - Não ter momentos de diversão e lazer: Nem só de estudo vive um concurseiro. Passear, praticar atividades físicas, ir a festas ou ao cinema são atividades que não devem ser esquecidas. Eventualmente o candidato deve espairecer para limpar a mente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Concurseiros

mulher estudando

Saiba que você não está sozinho nessa maratona de estudos para os próximos concursos públicos! Confira como é a vida de quem se prepara.

Concurseiros

Perguntas de Concurso

estudante com dúvida

Se a sua dúvida for a mesma de outros concurseiros, aproveite e consulte nossa seção de perguntas frequentes para esclarecer suas dúvidas.

Perguntas de Concurso

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso