Menu
HomeNotícias de Concursos15 maiores erros dos concurseiros

15 maiores erros dos concurseiros

livros empilhados1) Não ler o edital

O edital é um documento muito importante no concurso, pois lá constam todas as regras e diretrizes do certame. Assim que o edital for publicado é necessária uma leitura rigorosa dos dados sobre provas, exigências da posse, inscrições e diretrizes sobre os cargos. Muitas informações necessárias deixam de ser lidas e os candidatos acabam descobrindo depois das provas.

2) Não pesquisar sobre a banca organizadora

Saber como funcionam as provas da banca examinadora é tão importante quanto estudar para as provas. Cada empresa organizadora tem matérias recorrentes que podem ser identificados se você estudar as que foram aplicadas anteriormente. Por exemplo, os exames aplicados pelo Cespe/UnB consideram que uma errada anula uma certa e, candidatos de primeira viagem, podem ser prejudicados por isso.

Conheça nossa página com as principais bancas organizadoras do país.

3) Achar que fazer um concurso de nível médio é mais fácil

A aprovação não depende da escolaridade do cargo e sim da dedicação do candidato. Não é porque é um concurso de nível médio que a prova será mais fácil. Além disso, os concursos para nível médio tem mais concorrência e a grande quantidade de candidatos dificulta mais ainda a aprovação.

4) Não planejar e organizar seus estudos

A aprovação no concurso público depende principalmente da organização e disciplina dos estudos. Montar um cronograma de estudos é importante para direcionar as matérias que deverão ser estudadas.

5) Esquecer itens importantes no dia da prova

O nervosismo pode te atrapalhar no dia da prova e fazer você esquecer documentos pessoais ou material para o exame. Faça um check-list para o dia e confira no edital o que pode e o que não pode ser levado no dia do exame.

6) Não treinar para o dia da prova

Se submeter as mesmas condições do dia da prova é importante para que seu corpo se acostume a permanecer por muito tempo sentado resolvendo as questões. Além disso, você passa a treinar quanto tempo demora para responder as questões e pode controlar o nervosismo e a ansiedade.

7) Desorganização na hora de estudar

Independentemente da sua rotina é necessário um planejamento na hora de estudar. Crie um plano para as semanas que antecedem a prova e encaixe os estudos nos seus horários disponíveis. Não se esqueça de colocar um período de descanso também.

8) Não unir a teoria com os exercícios

A teoria estudada nas matérias deve ser aliada com a resolução de exercícios. Fazer apenas um pode tornar o estudo mais cansativo e maçante.

9) Não fazer simulados

Simular é importante para praticar tudo que você viu apenas na teoria da sala de aula. Treine sempre e resolva os exercícios de cada matéria. Reforce as disciplinas que você tem mais dificuldade e monitore seu tempo.

Estude para o concurso dos sonhos através dos nossos simulados.

10) Não separar um tempo para lazer

É importante estudar, mas também é essencial separar um período para descanso e lazer. Faça caminhadas, vá ao cinema, passe um tempo com a família, leia um livro por diversão, escute uma boa música, etc.

garota lendo no parque11) Fazer o concurso apenas pelo salário

Às vezes o concurseiro presta o concurso apenas pelo salário e acaba se decepcionando com o cargo. Não vá apenas pelo salário e escolha uma área que combine com seu perfil. Se houver deslumbramento em relação ao valor pago pode ser que você acabe se frustrando profissionalmente.

12) Estudar leis em sites não-oficiais

Estude as leis sempre por meio dos sites oficiais, pois é por eles que são inseridas atualizações e emendas. Sites não-oficiais podem não ser atualizados regularmente.

13) Estudar apenas no cursinho e largar os livros depois que chega em casa

A rotina que você tem no cursinho deve ser levada a sério mesmo que você esteja em casa. Organize os horários de estudo e descanso nos períodos em que estiver na sua casa.

14) Não resolver provas anteriores do certame

Assim como os simulados, resolver as provas anteriores é essencial durante a preparação para uma prova de concurso. Com isso você se acostuma com as questões e tem uma noção do que será cobrado pela banca.

15) Ser ansioso

Não deixe que a ansiedade para ser aprovado te impeça de fazer uma boa prova. Prepare-se psicologicamente para que o emocional não atrapalhe.


Bancas Examinadoras

livros empilhados concurso público

Instituição responsável por organizar um concurso público. Ela produz editais, aplica provas e divulga o resultado. Informe-se sobre a sua banca!

Banca Examinadora

Concursos Abertos

Homem estudando para concurso

Existem vários concursos que estão com inscrições abertas. Não perca tempo! Pesquise sobre a seleção que mais se encaixam no seu perfil.

Concursos Abertos

Curso Preparatório

estudantes concurso públicoVocê deseja passar no concurso público? Faça um cursinho e mantenha-se atualizado com as principais matérias que são cobradas. 

Curso Preparatório