Menu
HomeComo passarMelhores ConcursosMelhores Concursos FederaisConcurso para Analista do Banco Central - BACEN

Concurso para Analista do Banco Central - BACEN

Logomarca Banco Central do BrasilCargos para o Banco Central

  • Técnico, nível médio, com salário por volta de 5 mil reais;
  • Analista, nível superior, com salário por volta de 13 mil reais;
  • Procurador, para bacharéis em Direito, com salário por volta de 15 mil reais.

O Plano de Cargos para Analistas e Técnicos é composto por 13 níveis, com duração de 2 anos em cada nível.

Após 3 anos de estágio probatório, já é possível mudar a área de atuação daquela na qual foi nomeado no concurso público. Dessa forma, cada servidor tem a possibilidade de optar por uma área que se adapte melhor ao seu perfil, e assim, pode acumular conhecimentos de diferentes setores dentro do Banco Central.

Em 2013 foram criadas 500 vagas para analista.

Se você deseja visualizar o edital do concurso de 2013, basta clicar no link abaixo:

Edital Concurso BACEN 2013

Carreira no Banco Central

O Banco Central é o sonho de muitos brasileiros, seja pela estabilidade, pela remuneração ou pelo prestígio que o órgão oferece. Além disso, o Bacen disponibiliza aos seus servidores programas de capacitação, cursos de língua e treinamentos internos; cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado; tanto no Brasil como no Exterior. Tudo isso proporciona status ao servidor do Banco Central, que se sente satisfeito com sua carreira profissional.

Banco Central, sendo uma autarquia, tem autonomia orçamentária, ou seja, não necessita de apoio financeiro externo, além de ser a Administração Indireta que decide acerca dos vencimentos dos servidores. Bacen é vinculado ao Ministério da Fazenda e tem atuação em todo o território nacional.

Concurso do Bacen

Geralmente, a concorrência é acirrada, com o número de candidatos aumentando a cada ano. O concurso é formado pela prova objetiva, prova discursiva, avaliação de títulos e sindicância da vida pregressa.

A primeira prova, objetiva, abrange conhecimentos na área de Português, Direito, Raciocínio Lógico, Economia, Inglês, Sistema Financeiro Nacional e Atualidades. Os assuntos podem ser relacionados, proporcionando interdisciplinaridade entre as matérias.

O concurso é aplicado em quase todas as capitais do Brasil porém, quando aprovado, o candidato deve tomar posse em Brasília, sede do Banco Central.

Se você deseja saber as matérias que caem no concurso do Banco Central para os cargos de técnico, analista e procurador, basta clicar no link abaixo:

Matérias do Concurso do BACEN - Banco Central do Brasil

Concursos Abertos

Homem estudando para concurso

Existem vários concursos que estão com inscrições abertas. Não perca tempo! Pesquise sobre a seleção que mais se encaixam no seu perfil.

Concursos Abertos

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Vagas de Concursos

imprensa nacional logo

Fique por dentro das vagas federais, nomeações, concursos, etc.autorizadas na área pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vagas de Concursos