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HomeComo passarMatérias do ConcursoBB - Banco do BrasilQuestões de prova - Cargo Escriturário 2014

Questões de prova - Cargo Escriturário 2014

Raciocínio Lógico

1 - Uma empresa contraiu um financiamento para a aquisição de um terreno junto a uma instituição financeira, no valor de dois milhões de reais, a uma taxa de 10% a.a., para ser pago em 4 prestações anuais, sucessivas e postecipadas. A partir da previsão de receitas, o diretor financeiro propôs o seguinte plano de amortização da dívida:

Ano 1 – Amortização de 10% do valor do empréstimo;

Ano 2 – Amortização de 20% do valor do empréstimo;

Ano 3 – Amortização de 30% do valor do empréstimo;

Ano 4 – Amortização de 40% do valor do empréstimo.

Considerando as informações apresentadas, os valores, em milhares de reais, das prestações anuais, do primeiro ao quarto ano, são, respectivamente,

(A) 700, 650, 600 e 500

(B) 700, 600, 500 e 400

(C) 200, 400, 600 e 800

(D) 400, 560, 720 e 860

(E) 400, 580, 740 e 880

2 - Uma empresa gera números que são chamados de protocolos de atendimento a clientes. Cada protocolo é formado por uma sequência de sete algarismos, sendo o último, que aparece separado dos seis primeiros por um hífen, chamado de dígito controlador. Se a sequência dos seis primeiros algarismos forma o número n, então o dígito controlador é o algarismo das unidades de n3 – n2.

Assim, no protocolo 897687-d, o valor do dígito controlador d é o algarismo das unidades do número natural que é resultado da expressão 8976873  8976872, ou seja, d é igual a

(A) 0

(B) 1

(C) 4

(D) 3

(E) 2

3 - Durante 185 dias úteis, 5 funcionários de uma agência bancária participaram de um rodízio. Nesse rodízio, a cada dia, exatamente 4 dos 5 funcionários foram designados para trabalhar no setor X, e cada um dos 5 funcionários trabalhou no setor X o mesmo número N de dias úteis.

O resto de N na divisão por 5 é

(A) 4

(B) 3

(C) 0

(D) 1

(E) 2

Atualidades do Mercado Financeiro

4 - Uma das atribuições do Conselho Monetário Nacional (CMN), que a Lei No 4.595/1964 estabelece, na qualidade de órgão integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), é

(A) receber os recolhimentos compulsórios das instituições financeiras

(B) realizar as operações de redesconto e empréstimos a instituições financeiras

(C) determinar os percentuais do recolhimento compulsório

(D) executar os serviços de meio circulante

(E) orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras

5 - No Sistema Financeiro Nacional (SFN), sob o enfoque da Dinâmica do Mercado, o elemento técnico-conceitual referente à parte da economia que acompanha o comportamento dos salários e do poder de compra do salário da população, é a

(A) política fiscal

(B) política de preços

(C) inflação

(D) política de rendas

(E) taxa de juros

6 - Nos últimos anos, observou-se que o mercado bancário teve elevado crescimento e forte acirramento entre as instituições bancárias no desenvolvimento de suas atividades, aumentando, dessa forma, a competição bancária. Um dos fatores que impulsionaram essa disputa mercadológica, entre as instituições bancárias, surgiu com a

(A) ausência de interesse nas compras de folhas de pagamento

(B) redução de taxas de juros dos Títulos Públicos Federais

(C) alta das taxas SELIC

(D) redução dos níveis de crédito

(E) falta de garantia do chamado crédito consignado

 

Comhecimentos Específicos

7 - O Código de Conduta da Alta Administração Federal instituiu a Comissão de Ética Pública (CEP), responsável pelo exame dos atos praticados pelos integrantes dos membros do Governo Federal. Caso seja ocupante de cargo público e venha a praticar ato de gestão patrimonial sobre o qual paire dúvida quanto à sua realização à luz das normas do referido Código, o funcionário deve

(A) estabelecer o negócio, mediante a participação de parentes sem vínculo com o serviço público.

(B) pedir exoneração do cargo, realizar o negócio e postular o seu retorno.

(C) proceder normalmente e assumir os riscos do negócio empreendido.

(D) realizar consulta prévia à CEP sobre a regularidade do negócio entabulado.

(E) consultar os seus advogados para obtenção de parecer sobre o tema.

8 - Considere-se uma situação hipotética na qual o Banco do Brasil é escolhido pelo Governo Federal para atuar como entidade financeira distribuidora de cartões de determinado programa social patrocinado, sendo sua remuneração simbólica. Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, tal atuação é

(A) possível pela relação natural da parceria na implementação de programas socioeconômicos.

(B) adequada e ocorre com perspectiva de lucro futuro com o ingresso dos beneficiados no rol de consumidores de serviços bancários.

(C) vedada, tendo em vista que a procura pelo lucro norteia o seu objetivo empresarial.

(D) vedada pela posição da instituição no mercado acionário, que impede a participação das sociedades em tal atividade.

(E) adequada diante do marketing positivo de tal atuação, que reverte para a imagem da instituição.

9 - A cultura é aprendida, transmitida e partilhada. É resultante de um aprendizado por condicionamento social. Ela é construída ao longo do tempo. Em termos empresariais, a cultura também é expressa na maneira como as coisas são feitas, como a empresa está estruturada, etc. Dessa forma, a cultura organizacional cria o(a)

(A) abordagem sistêmica da administração

(B) identidade organizacional

(C) público-alvo da empresa

(D) cenário do macroambiente organizacional

(E) relação entre o ambiente externo e o grau de incerteza interno

 

Técnicas de Vendas

10 - O superintendente de vendas do Banco A, submetido a regime de metas, determina a suas equipes que, em todos os contratos de empréstimos, vinculem o fechamento da operação à realização de contrato de seguro. Com tal determinação, as metas impostas são realizadas, com reflexo financeiro positivo na remuneração dos empregados. Nos termos do Código de Defesa e Proteção ao Consumidor, tal operação é

(A) admitida, por ser inerente às relações de mercado.

(B) permitida, por ser integrante de regime de remuneração por metas.

(C) vedada, por caracterizar prática abusiva.

(D) vedada, por não ser possível a conjugação prática das operações.

(E) permitida, por configurar habitualidade das relações.

11 - Um funcionário de um banco, preocupado em atingir as metas estabelecidas pela sua gerência, precisava vender alguns produtos bancários em pouco tempo. Tentando atingir a meta estabelecida, ele procurou algumas informações sobre como melhorar seu desempenho no processo de vendas. A informação de como proceder no processo de vendas, que contribuirá positivamente para a melhoria de seu desempenho, é

(A) minimizar as informações passadas aos clientes sobre os riscos envolvidos em cada um dos produtos oferecidos.

(B) oferecer os produtos aos clientes, independentemente de seus perfis já que, ao categorizar os clientes, estaria discriminando-os.

(C) falar mais do que ouvir, durante a abordagem inicial, exaltando os benefícios de cada um dos produtos.

(D) mostrar conhecimento em relação aos produtos, porém não mencionar a política do banco e as formas de cobrança referentes aos produtos, já que esses detalhes tomam o tempo do cliente.

(E) buscar informações essenciais sobre os clientes com perspectiva de negócios, antes e durante a interação no processo de compra e venda.

12 - A carteira de clientes é o principal ativo de uma agência bancária. Portanto, na relação com os clientes, é essencial nortear- -se pelo seguinte princípio:

(A) A responsabilidade pelo bom atendimento bancário é unicamente da área comercial da agência bancária.

(B) Os clientes que necessitam de crédito bancário devem ter um atendimento bancário inferior aos clientes que têm investimentos nas agências bancárias.

(C) Todos os clientes devem ter o mesmo tipo de atendimento bancário, mesmo possuindo diferentes solicitações de serviços bancários.

(D) Qualquer tipo de agência bancária deve dar mais importância ao atendimento aos clientes pessoas físicas do que aos clientes pessoas jurídicas.

(E) O bom relacionamento com todos os clientes deve ser feito independentemente do retorno financeiro que esses clientes proporcionam à agência bancária.

Atendimento

13 - No momento da venda, ao apresentar um serviço bancário, o funcionário deve levar em conta o conceito de custo total para o cliente. Esse conceito envolve, além das condições financeiras do serviço que se pretende adquirir, outros fatores, tais como:

(A) tempo e energia física e psicológica (B) prazo e condições de pagamento

(C) vantagens esperadas

(D) necessidades e desejos

(E) imagem funcional e psicológica

14 - A gestão de marketing de um banco tem de lidar com variáveis incontroláveis, compreendidas como fatores que interferem na condução dos negócios e que não são determinados pela administração. Um exemplo de uma variável incontrolável é(são)

(A) as campanhas institucionais

(B) a página da empresa na internet

(C) o composto de marketing

(D) a localização das agências

(E) a situação econômica do país

15 - Um banco possui dentre os seus clientes pessoas jurídicas classificadas como microempresas pela legislação própria. Nesse caso, nos termos da Resolução CMN no 3.849/2010, é necessário instituir Ouvidoria que, dentre outras atribuições, deverá realizar, quanto a eventuais conflitos, a atividade de

(A) julgamento

(B) acordo

(C) arbitragem

(D) juizado

(E) mediação

Conhecimentos Bancários

16 - No Brasil, a condução e a operação diárias da política monetária, com o objetivo de estabilizar a economia, atingindo a meta de inflação e mantendo o sistema financeiro funcionando adequadamente, são uma responsabilidade do(a)

(A) Caixa Econômica Federal

(B) Comissão de Valores Mobiliários

(C) Banco do Brasil

(D) Banco Central do Brasil

(E) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

17 - O Conselho Monetário Nacional (CMN) é a entidade máxima do sistema financeiro brasileiro, ao qual cabe

(A) intervir diretamente nas instituições financeiras ilíquidas.

(B) apurar e anunciar mensalmente a taxa de inflação oficial.

(C) autorizar a emissão de papel-moeda.

(D) fixar periodicamente a taxa de juros interbancária.

(E) aprovar o orçamento do setor público federal.

18 - Atualmente, as instituições financeiras oferecem aos seus clientes diversos tipos de investimentos, dentre os quais está o investimento em ações de companhias abertas que podem ser negociadas na Bolsa de Valores. A característica mais atrativa do investimento em ações é a

(A) possibilidade de ganhos superiores aos oferecidos em fundos de investimento

(B) isenção de imposto sobre operações financeiras no ato de negociação das ações

(C) baixa probabilidade de perdas financeiras

(D) alta probabilidade de perdas financeiras

(E) isenção de imposto de renda

19 - O Banco do Brasil é considerado um agente financeiro especial do Governo Federal, devido a algumas atividades que desempenha, como a(o)

(A) seguro de bens imóveis

(B) fiança bancária para investidores em bolsa

(C) execução da política de preços mínimos de produtos agropecuários

(D) extensão de crédito direto ao consumidor

(E) concessão de cartões de crédito ao público

 

Gabarito
001 -
 011 - E
002 - C
 012 - E
003 - B
 013 - A
004 - E
014 E
005 - D
 015 -  E
006 - B
016 - D
007 - D 017- C
008 - A 018- A
009 - B 019 -C
010 - C  

 

CESGRANRIO - 2014 - Banco do Brasil - Escriturário


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