Menu

Técnico de Arquivo

Matérias do concurso - BNDESA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público para cadastro reserva do cargo de Técnico de Arquivo - nível médio para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), de acordo com edital de 2009 realizado pela Fundação CESGRANRIO

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portugues; 
  • Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol.

Conhecimentos Específicos:

  1. MATEMÁTICA I - Noções de estatística: apresentação de dados, população e amostra, distribuição de freqüências, probabilidade, medidas de posição e de dispersão, números índices. II - Noções de Contabilidade: princípios contábeis; conceitos, campos de aplicação da contabilidade; patrimônio, origem e aplicação dos recursos; escrituração contábil. III - Matemática: Números inteiros, racionais e reais, problemas de contagem. Sistema legal de medidas. Problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal. Razões e proporções, divisão proporcional. Regra de três simples e composta.
  2. Porcentagens. Equações e inequações de 1o e 2o graus. Sistemas lineares. Funções e gráficos. Seqüências numéricas. Múltiplos e divisores. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Juros simples e juros compostos. Capitalização e operações de desconto. Equivalência de capitais. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalente, real e aparente. Raciocínio Lógico. 
  3. ARQUIVO E PROTOCOLO I - Conceituação: Arquivos: origem, histórico, função, classificação e princípios; Órgãos de documentação: características dos acervos; Ciclo Vital dos Documentos: Teoria das Três Idades; Classificação dos documentos: princípios, natureza, espécie, gênero, tipologia e suporte físico; Terminologia Arquivística; Noções básicas de preservação e conservação de documentos. II - Gestão de Documentos: Protocolo: recebimento, classificação, registro, tramitação e expedição de documentos; Produção, utilização e destinação de documentos; Códigos e Planos de Classificação de Documentos e Tabelas de Temporalidade e Destinação de Documentos (definições e conceitos); Sistemas e métodos de arquivamento; Noções de Aplicação de Tecnologias (Gerenciamento Eletrônico de Documentos - GED, Digitalização e Microfilmagem). III - Legislação: Lei no 5.433, de 08/05/1968 - Regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências. LEI no 8.159, de 08/01/1991 - Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. DECRETO no 1.799, de 30/01/1996 - Regulamenta a Lei no 5.433, de 08/05/1968, que regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências. Decreto no 4.073, de 03/01/2002 - Regulamenta a Lei no 8.159, de 08/01/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.
  4. Legislação do BNDES I - Lei 5.662, de 21/06/1971 - artigos 1o, 3o, 5o, 6o e 10o -  II - Lei 4.595, de 31/12/1964. Sistema Financeiro Nacional: artigos 1o, 17o, 18o, 22o ao 24o. III - Estatuto Social do BNDES (aprovado pelo Decreto 4418, de 11/10/2002) - artigos 1o ao 10o - disponível na Internet no endereço: www.bndes.gov.br/empresa/download/legislacaoSistemaBndes.pdf
  5. Tópicos relevantes e atuais nas seguintes áreas: Política, Economia, Educação, Tecnologia, Energia, Relações Internacionais, Ecologia e Cidadania. 

Confira aqui o edital:


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso