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Teorias de Comunicação

Diversos estudos acadêmicos foram propostos com o intuito de explicar como surgiu o fenômeno da Comunicação. A seguir, são listados os principais, de forma cronológica.

Teoria Hipodérmica

Esta teoria surgiu entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, e consiste na ideia de que a mídia lança uma informação que é imediatamente aceita e espalhada pela sociedade de massa, que não se comunica entre si, nem cria novas interpretações. Em meio ao totalitarismo político, essa teoria conseguiu fazer com que o líder direcionasse e unisse a sociedade em torno de um ideal comum. A sociedade de massa era manipulada.

Modelo de Lasswell

Consiste em analisar o canal e os 5 "Qs". É uma continuação mais elaborada da teoria Hipodérmica, com os seguintes propósitos: Quem, diz o quê, por que canal,  com que efeito, a quem.

Teoria da Persuasão

Essa teoria vai de encontro com a teoria hipodérmica, pois consiste na ideia de que os indivíduos não aceitam prontamente as informações pelas quais são submetidos pela mídia. A sociedade possui filtros psicológicos e individuais que irão gerar diferentes interpretações das informações passadas pela mídia. Não há manipulação das massas, mas sim Persuasão.

Teoria Empírica de Campo

É uma continuidade a teoria da Persuasão, e combina os elementos psicológicos do indivíduo, aos elementos  sociológicos da sociedade. As mensagens midiáticas dividem espaço com outras forças presentes na vida social, como a religião, a família e a política. A persuasão depende do contexto social na qual a sociedade está inserida.

Teoria Funcionalista

Esta teoria estuda as funções exercida pela comunicação na sociedade. Nessa etapa, a comunicação deixa de ser massiva, e passa a ser dirigida a segmentos específicos. A sociedade tem integração interpessoal, na qual divide-se desejos e trocas de informações. Percebe-se que a sociedade busca satisfazer suas necessidades, e se começa a direcionar os esforços de comunicação para suprir esses desejos.

Teoria Crítica

Esta teoria surgiu com a Escola de Frankfurt, para explicar a consciência dos trabalhadores industriais. Ela segue a linha marxista, e seus principais idealizadores são Theodor Adorno e Max Horkheimer. A teoria acompanha o surgimento do Rádio e contestam a Cultura de Massa. Surge a indústria cultural.

Teoria Culturológica

Esta teoria foi criada em 1960, segundo a qual a mídia aliena a massa. Procura definir a natureza da cultura das sociedades contemporâneas e resulta na ideia de que a cultura de massa é parte integrante da cultura nacional, criada pela própria sociedade.

Teoria do Agendamento

Esta teoria é uma hipótese, segunda a qual a sociedade é influenciada pela mídia, no momento em que alguns temas são colocados em evidência e outros não, sendo assim, a mídia induz a sociedade acerca do que pensar. O Gatekeeper seria o encarregado em decidir sobre a veiculação de notícias, e o Newsmaking seria o conjunto de rotinas para divulgação de uma notícia.


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