Menu

Poluição

poluicao atmosfericaA poluição trata-se da degradação do ambiente influenciados por fatores externos e causado por diversos tipos de poluentes. No século XVIII a Revolução Industrial começou a contribuir com a poluição do ar, pois o carvão que era queimado espalhava fuligem pelas principais cidades europeias. Atualmente, as cidades mais populosas do mundo sofrem com problemas relacionados a poluição.

Na maioria dos casos esses problemas são gerados devido a queima de combustíveis fósseis e derivados do petróleo. Esse processo libera uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido carbono na atmosfera.

Nas grandes metrópoles a poluição causa diversos problemas respiratórios, circulatórios e dermatológicos. Ela também agride os ecossistemas e patrimônios das cidades. A poluição também aumenta a temperatura da Terra e eleva os níveis dos oceanos, deixando em risco muitas cidades litorâneas.

Tipos de Poluição

Poluição Sonora

Esse tipo de poluição acontece devido a grande quantidade de ruídos que assolam as principais cidades do mundo. O dano ao ser humano dependerá do tempo que ele ficou exposto a tal situação. Esses sons podem causar problemas auditivos e o ideal é reduzir a incidência de barulho do local de trabalho com o uso de fones de ouvido. Também é importante evitar as buzinas, não usar aparelhos como TV e Rádio no volume máximo e utilizar tampões no ouvido quando necessário.

Poluição Visual

A poluição visual também é outro grave problema nas metrópoles, pois são diversas propagandas em cartazes e outdoors espalhados pelas cidades. Os principais argumentos usados pelas pessoas é o desconforto e a distração que esse tipo de publicidade causa aos motoristas. O assunto ainda é polêmico, mas algumas cidades brasileiras já proíbem os outdoors.

Poluição Atmosférica

Problema que afeta o ar das cidades, causado muitas vezes pelos gases lançados pelos carros e pelas indústrias. Eles são responsáveis por diversas alergias e problemas respiratórios. Além disso, pode causar redução da intensidade da luz e odores. Os principais poluentes da atmosfera são o óxido de enxofre, o monóxido de carbono, o óxido de azoto e alguns compostos orgânicos voláteis.

Poluição da Água

A contaminação de rios, lagos e mares é o mais recorrente problema relacionado a poluição. Qualquer tipo de poluição do ar e solo vai parar nas águas por causa das chuvas. Além disso, muitas vezes o esgoto e dejetos industriais são jogados sem critério dentro de rios, destruindo a fauna e contaminando a água para consumo.

Com o excesso de material orgânico nas águas ocorre o crescimento desordenado de bactérias aeróbias e elas consomem o oxigênio fazendo surgir as anaeróbias. Essas são responsáveis pela liberação de gases fétidos e tóxicos que impedem a vida de organismos e animais na água. Outro ponto que causa poluição é o uso de fertilizantes nas lavouras.

Poluição do Solo

Esse tipo é causado por resíduos jogados no solo sem o devido cuidado e muitas vezes ligados aos aterros sanitários. Ela também pode acontecer no campo com o uso de produtos agrícolas que agridem o meio ambiente. E nas cidades, os lixões legais e ilegais prejudicam o solo com diversos elementos poluentes.

Poluição Luminosa

Poluição causada pelo excesso de luz criada pelos seres humanos que causam alterações na iluminação do meio ambiente. Podem ocasionar interferência nos ecossistemas, reduzir a observação das estrelas, prejudicar a saúde das pessoas e alterar a rotina do reino animal e reino vegetal.

Poluição Nuclear

O uso de energia nuclear é polêmico em diversos países do mundo e voltou a ser discutido após o terremoto no Japão que abalou usinas nucleares no país. A poluição nuclear acontece pelo uso incorreto da energia nuclear em usinas ou centros médicos (máquinas de raio-x). O problema mais grave no Brasil relacionado a esse tipo de poluição aconteceu na cidade de Goiânia com a contaminação pelo elemento Césio-137.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso