Menu

Revolução Francesa

torre eiffelA Revolução Francesa foi um período de movimentação social e política ocorrida na França, no fim do século XVIII. A monarquia sofreu um baque rapidamente e a ordem social foi alterada. Os ideais desse período foram importantes para diversas vertentes culturais e políticas no mundo todo.

Os franceses viviam sob o regime com três ordens sociais: clero, nobreza e povo. A França vivia um momento de graves problemas financeiros devido a participação do país em conflitos. Naquela época o clero e a nobreza dominavam os burgueses, camponeses e Sans-Culottes com impostos. Em detrimento, eles utilizavam toda a riqueza do tesouro real. Os ideais iluministas começaram a influenciar a população do 3º estado que pretendia acabar com o absolutismo e as vantagens do clero e nobreza. Grande parte da população francesa naquela época vivia no campo e a população sofria com problemas econômicos. No campo e na cidade faltava comida e condições mínimas para sobrevivência.

Assembleia Constituinte

Os 3 estados sociais tinha interesse em retirar o poder do rei, como havia acontecido com outros monarcas. Luís XVI havia convocado os Estados Gerais para discutir o sistema tributário, mas essa situação acabava desfavorecendo o povo que sempre era minoria. No entanto, o terceiro estado exigia que fossem computados votos individuais e não um voto por estado como sempre era feito. Com a possibilidade de perder na votação, Luís XVI tentou dissolver os Estados Gerais, mas populares do terceiro estado invadiram um jogo de Pela e informaram que só sairiam quando fosse promulgada uma nova constituição da França. Portanto, os Estados Gerais convocaram a Assembleia Nacional Constituinte.

O rei tentava reverter a situação, mas a população permanecia nas ruas lutando por: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. No dia 14 de julho de 1789, a população tomou a Bastilha, a prisão da época que representava todo o poder do rei. Na tentativa de controlar os populares, o rei acabou com o regime feudal e retirou os privilégios tributários da nobreza e do clero.

Em agosto de 1789 foi proclamada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão com as seguintes diretrizes: direito à propriedade individual, respeito à dignidade das pessoas, liberdade e igualdade dos cidadãos e liberdade de pensamento. No ano seguinte, o clero teve suas terras tomadas e passou a ficar sob a autoridade do Estado.

A Assembleia Constituinte só foi finalizada em 1791 e uma das principais decisões incidia sobre o poder do rei. O monarca não concordou com a perda de poder e manteve contato com alguns nobres que estavam morando em outros países em busca de apoio para lutar contra a revolução e retornar com a monarquia.

A República foi proclamada em 1792 e foi instituída a Convenção Nacional para elaborar uma nova constituição. O país vivia a seguinte divisão política:

Jacobinos: Eram os burgueses e proletariados que apoiavam a morte do rei. Os líderes eram Saint-Just e Robespierre.

Girondinos: Alta burguesia.

Grupo da Planície: Sempre ficavam ao lado de que estava no poder.

Em 1793, Luís XVI foi guilhotinado e isso causou muitos problemas no país e uma reorganização social das forças absolutistas. Nesse período foi criado o Tribunal Revolucionário que guilhotinou muitas pessoas consideradas traidoras durante o período do terror. Durante esse período, o poder foi assumido pelos jacobinos, que espalharam o terror por Paris e Robespierre liderava a condenação de centenas de franceses.

mulher do campoA Constituição da República em 1793 garantia o direito a rebelião, ao voto, ao trabalho e garantia de que o governo zelasse pelo bem e felicidade das pessoas. Os Grupos de Planície e os Girondinos estavam contra Robespierre e ele foi guilhotinado no ano seguinte. Depois da morte do jacobino, foi montada uma nova convenção para elaborar outra constituição.

Nessa nova constituição foi mantida a república, que foi controlada pelo Diretório de 1795 a 1799. A burguesia tentava impor seu controle e a população permanecia descontente. No exército, Napoleão Bonaparte ganhava prestígio e após receber apoio da burguesia ele aplicou um golpe. Em novembro de 1799 ele acabou com o diretório e instaurou o Consulado, um golpe de estado que ficou conhecido como 18 de Brumário.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso