Menu

Guerra Fria

soldados enfileradosÉ o nome dado ao período (1945 a 1991) em que o poder político, armamentista e econômico foi disputado entre a União Soviética e Estados Unidos. Há dúvidas entre os historiadores para concluir se essa guerra foi feita por ideais ou pelo conflito de interesses entre socialismo e capitalismo. Ela recebeu esse nome porque não houve conflito armado entre as partes e as diferenças ideológicas pesavam principalmente no aspecto econômico e político.

Na União Soviética o sistema político era socialista, com partido único, igualdade social e economia planificada. O outro lado da moeda eram os EUA, que defendiam o sistema capitalista com economia de mercado, incentivo a propriedade privada e um sistema democrático.

Paz Armada: Termo para definir a Guerra Fria, pois os dois países estavam com um grande exército montado e muitos armamentos, mas viviam em um período de paz disfarçada. Um ataque de ambas as partes seria terrível para os dois países e para o mundo.

Na Guerra Fria também houve a criação de blocos militares que visavam a defesa desses países. Nos EUA foi criada a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que tinha entre os integrantes países como a Alemanha Ocidental, França, Inglaterra e Itália. Já os países socialistas tinham o Pacto de Varsóvia, sob o comando da União Soviética e a participação de países como a Cuba, China, Alemanha Oriental e Polônia.

No aspecto econômico, as duas potências da época desenvolveram planos econômicos para ajudar financeiramente os países socialistas e capitalistas. Nos EUA foi o Plano Marshall e na URSS foi o Plano Molotov.

Outra forma de disputa entre os países era a busca pelo espaço, pois cada uma das partes queria mostrar quem tinha tecnologia mais avançada. Em 1957, a URSS, enviou um cachorro para o espaço com o satélite Sputinik e o homem chegou apenas em 1969 por meio de uma missão especial Apolo 11, comandada pelos americanos.

Combate ao Comunismo

Os Estados Unidos condenava e combatia o comunismo em seu território e nos países pelo mundo por meio de propagandas, no cinema, na TV, nos gibis e nos rádios. Os ideais socialistas eram vistos como algo que deveria ser combatido por todos. O senador Joseph McCarthy promoveu o que ficou conhecido como Macartismo e perseguiu qualquer pessoa que apoiasse ou defendesse ideias próximas ao comunismo.

Já na União Soviética havia outro tipo de perseguição, pois o Partido Comunista perseguia todos aqueles que não seguiam suas regras. Haviam muitos espiões que perseguiam e também investigavam os americanos.

Conflitos durante a Guerra Fria

Guerra da Coreia

Foi um conflito ocorrido entre as duas Coreias (Norte e Sul) que teve a participação das lideranças capitalistas e socialistas na Guerra Fria. Após a Segunda Guerra Mundial, a Coreia foi dividida em duas, pois uma parte era capitalista e ficou sob o comando dos Estados Unidos, e a outra parte era ligada à União Soviética, ou seja, comunista.

Em 1949, a situação ficou complicada na região porque a parte norte invadiu a Coreia do Sul. Em 1950, a ONU autorizou a ofensiva militar contra a parte norte e os EUA mandaram tropas para auxiliar a parte Sul e a China resolveu defender os norte-coreanos.

Apenas em 1953 foi assinado um acordo colocando fim ao conflito, mas milhares de pessoas já haviam morrido no conflito. Após anos após a guerra, a Coreia do Norte ainda não conseguiu estabelecer uma convivência pacífica com os países capitalistas. Desenvolveu boas políticas na saúde e educação, mas a preocupação com esse país permanece, pois ele passou a investir em tecnologia nuclear.

Guerra do Vietnã

Conflito que começou em 1959 e terminou apenas na metade da década de 70. O país era uma colônia francesa que foi dividida em dois após a Guerra da Indochina. O Vietnã do Sul era aliado dos EUA e tinha ideais capitalistas; Já o Vietnã do Norte possuía ideais comunistas. A guerra começou quando os vietcongues atacaram uma base norte-americana.

Inicialmente o conflito era apenas entre os dois países e os Estados Unidos e a URSS prestavam apoio. No entanto, os americanos decidiram enviar a partir de 1964, soldados e armamentos para auxiliar o conflito. Foram conflitos complicados porque os americanos sofriam com o clima da região e com as técnicas usadas pelos vietcongues durante a guerra. No fim da década de 60, o exército norte-vietnamita conseguiu atacar a capital de Vietnã do Sul.

Nos Estados Unidos, a opinião pública suplicava pelo retorno dos soldados, pois a guerra estava cada vez mais sangrenta e cruel. Os americanos faziam protestos nas ruas pedido o fim da guerra e os militares sofriam com as desvantagens geográficas em relação aos soldados do Vietnã do Norte. Os Estados Unidos se retiraram da guerra em 1973, mas apenas em 1975 todas as tropas estado-unidenses conseguiram ser retiradas do país vietnamita. Um ano depois o país se reunificou e recebeu o nome de República Socialista do Vietnã.

Filmes sobre a Guerra Fria

Mesmo com o excesso de dramas e romances presentes nesses filmes, eles são importantes para agregar informação aos estudos.

Apollo 13 (1995): O domínio do espaço era uma das “guerras internas” travadas entre americanos e soviéticos. Esse filme aborda a expedição americana homônima para pousar na lua. Muitos ideais americanos são abordados nesse filme e a superação dos astronautas também.

Adeus Lênin (2003): Esse filme conta a história de uma mulher que entra em coma durante a divisão das duas Alemanhas e só acorda após a queda do muro de Berlim. No entanto, o médico aconselha que ela não sofra fortes emoções e o filho monta uma encenação para que ela acredite que ainda vive do lado comunista e que o Muro continua existindo. O filme é importante para constatar as mudanças causadas pela queda do muro e como era o cotidiano da população que vivia no lado oriental.

Treze Dias que Abalaram o Mundo (2000): Fala sobre um conflito ocorrido em 1962 relacionado os mísseis de Cuba. Foi um momento de muita tensão, pois os EUA constataram por meio de fotos aéreas, que a União Soviética pretendia colocar uma plataforma de armas Nucleares em Cuba. O presidente Kennedy poderia ter autorizado um ataque que provavelmente teria iniciado uma guerra mundial.

Jogos de Poder (2007): Aborda o período da Guerra do Afeganistão, onde os soviéticos apoiavam o governo local e os americanos financiavam os rebeldes afegãos. O filme mostra bem como funcionava as regras políticas nas instituições americanas envolvidas. Além disso, anos depois, os americanos combateriam esses rebeldes em outra guerra.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso