Menu

Nova República

bandeira brasilO período histórico denominado Nova República correspondem aos anos seguintes a ditadura militar. O país passou a ter estabilidade econômica e política. Vivendo o regime militar desde 1964, o país era assombrado pela repressão. O processo de abertura democrática foi gradativo e começou com Ernesto Geisel.

Em 1984 o Brasil presenciou diversas manifestações populares que ficaram conhecidas como Diretas Já que exigiam o fim do regime as eleições diretas para presidente. Em 1985 Tancredo Neves foi eleito por um colégio eleitoral, mas estava internado para tratar uma doença e acabou falecendo em abril daquele ano. A presidência foi assumida por José Sarney de forma definitiva.

Durante o governo de José Sarney, vários planos econômicos foram lançados na tentativa de reduzir a inflação. Em 1988 foi promulgada a Constituição Federal vigente e no ano seguinte foi lançado o Plano Verão.

Em 1989 a presidência da república foi assumida por Fernando Collor, o primeiro presidente eleito de forma direta desde o mandato de João Goulart. Collor conquistou o eleitorado por ser um candidato jovem e por uma intensa campanha de marketing durante a eleição. Dois anos depois, seu irmão Pedro Collor fez diversas denúncias sobre corrupção relacionadas ao tesoureiro da campanha PC Farias. Após a instauração de uma CPI no Congresso Nacional e do movimento dos cara-pintadas, Fernando Collor renunciou da presidência e esta foi assumida por Itamar Franco.

Foi no governo de Itamar Franco que o então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso deu início ao Plano Real. Em 1994 e 1998 FHC, como era chamado, ficou na presidência do Brasil em um mandato marcado por estabilidade monetária e privatização de grandes estatais. Já em 2002, as eleições foram vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva, um ex-metalúrgico que em sua campanha apoiava o crescimento da oferta de programas sociais do governo. No governo Lula cresceu a quantidade de beneficiários do Bolsa Família e foi implantado o Prouni. Lula foi reeleito em 2006.

Em 2010 Dilma Rousseff foi eleita como a primeira mulher presidente do Brasil. Ela teve o apoio de Lula e obteve nas urnas 56,05% dos votos.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso