Menu

Diretas Já

Redemocratização do Brasil

A redemocratização foi o período em que a democracia voltou a ser instaurada no Brasil após a Ditadura Militar que ocorria no país desde 1964. Durante a presidência do militar João Baptista Figueiredo vários acusados e condenados políticos receberam anistia. Outra decisão importante foi o restabelecimento do pluripartidarismo que culminou na criação de vários partidos como o PDS, PMDB, PDT, PTB e PT.

Pode-se dizer que esse período teve início durante a presidência de Ernesto Geisel e durou até a eleição de Tancredo Neves. O regime militar começou a ruir à partir do governo de Ernesto Geisel, pois o país passava por uma grande inflação, denúncias de corrupção e descontentamento da população com o governo e a censura.

Além disso, sindicatos das fábricas do ABC começaram a se manifestar e a população recebeu o apoio de lideranças da Igreja Católica como os arcebispos como Dom Hélder Câmara e Dom Evaristo Arns. Alguns jornais também conseguiram fazer oposição ao governo contestando suas atitudes. Em 1984 a população começou a campanha pelas Diretas Já!

Diretas Já

Foi um movimento popular que marcou a história recente do Brasil. O país estava no fim do regime militar e a última eleição direta tinha ocorrido em 1960. Com altos índices de inflação e desemprego, o sistema militar ganhava mais críticas e menos apoio. Estava prevista uma eleição para 1984, mas o processo seria feito através de um Colégio Eleitoral. A eleição só poderia ser feita de forma direta com a aprovação da emenda Dante de Oliveira, proposta pelo deputado que deu nome a essa emenda.

A campanha ganhou as ruas com a participação de estudantes, artistas, religiosos e sindicatos. Em março daquele ano ocorreu a primeira manifestação pública. Mas, foram dois comícios ocorridos em São Paulo que se tornaram famosos e levaram milhares de pessoas a Praça da Sé. Nomes como Ulysses Guimarães, Lula e Osmar Santos apoiaram o movimento. Para reprimir os manifestantes, o presidente João Figueiredo censurou jornais e prendeu pessoas.

A emenda foi votada no Congresso Nacional em 25 de abril de 1984. Seria preciso 2/3 dos votos para a aprovação, ou seja, 320 votos. O resultado foi: 298 votos a favor, 65 contra e 3 abstenções. Mais de 100 deputados não apareceram no Congresso.

Com a derrota, a eleição indireta foi disputada por Paulo Maluf (PDS) e Tancredo Neves (PMDB). Tancredo foi o vencedor da eleição pelo Colégio Eleitoral.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso