Menu

O gerenciamento de Projetos - PMBOK

Como funciona o Gerenciamento de Projetos - PMBOK?

Todos os projetos possuem as mesmas fases? Claro que não! Um projeto para criar e manufaturar um novo produto farmacêutico não terá as mesmas fases de um projeto para construir um prédio. Porém, os dois projetos podem ser mapeados em cinco processos de gerenciamento de projetos. Esses processos são típicos dos projetos, e são iterativos por natureza – ou seja, você não termina um processo para nunca mais retornar. As fases do desenvolvimento de sistemas, acima explicadas, também podem ser mapeadas nestes processos. Os cinco processos são: início, planejamento, execução, controle e fechamento.

O guia PMBOK não relaciona diretamente nenhum dos cinco processos. Em vez disso, são dadas explicações sobre áreas de conhecimento. Os cinco processos do ciclo de vida do gerenciamento de projetos estão espalhados por essas áreas de conhecimento que são: gerenciamento de integração, do escopo, de tempo, de custos, da qualidade, de recursos humanos, das comunicações, de riscos e de aquisições do projeto.

O gerenciamento de integração do projeto

Descreve os processos e as atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos. Ele consiste nos processos de gerenciamento de projetos: Desenvolver o termo de abertura do projeto, Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto, Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto, Orientar e gerenciar a execução do projeto, Monitorar e controlar o trabalho do projeto, Controle integrado de mudanças e Encerrar o projeto.

O gerenciamento do escopo do projeto

Descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. Ele consiste nos processos de gerenciamento de projetos: Planejamento do escopo, Definição do escopo, Criar EAP (estrutura analítica do projeto), Verificação do escopo e Controle do escopo.

O gerenciamento de tempo do projeto

Descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto. Ele consiste nos processos de gerenciamento de projetos: Definição da atividade, subseqüenciamento de atividades, Estimativa de recursos da atividade, Estimativa de duração da atividade, Desenvolvimento do cronograma e Controle do cronograma.

O gerenciamento de cintos do projeto

Descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Ele consiste nos processos de gerenciamento de projetos: Estimativa de custos, Orçamentação e Controle de custos.

O gerenciamento da qualidade do projeto

Descreve os processos envolvidos na garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado. Ele consiste nos processos de gerenciamento de projetos: Planejamento da qualidade, Realizar a garantia da qualidade e Realizar o controle da qualidade.

O gerenciamento de recursos humanos do projeto

Descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. Ele consiste nos processos de gerenciamento de projetos: Planejamento de recursos humanos, Contratar ou mobilizar a equipe do projeto, Desenvolver a equipe do projeto e Gerenciar a equipe do projeto.

O gerenciamento das comunicações do projeto

Descreve os processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e adequada. Ele consiste nos processos de gerenciamento de projetos: Planejamento das comunicações, Distribuição das informações, Relatório de desempenho e Gerenciar as partes interessadas.

O gerenciamento de riscos do projeto

Descreve os processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um projeto. Ele consiste nos processos de gerenciamento de projetos: Planejamento do gerenciamento de riscos, Identificação de riscos, Análise qualitativa de riscos, Análise quantitativa de riscos, Planejamento de respostas a riscos e Monitoramento e controle de riscos.

O gerenciamento de aquisições do projeto

Descreve os processos que compram ou adquirem produtos, serviços ou resultados, além dos processos de gerenciamento de contratos. Ele consiste nos processos de gerenciamento de projetos: Planejar compras e aquisições, Planejar contratações, Solicitar respostas de fornecedores, Selecionar fornecedores, Administração de contrato e Encerramento do contrato.


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso