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Análise e Negociação de Requisitos

Com os requisitos elicitados, os produtos de trabalho citados anteriormente formam a base para a análise de requisitos. Esta análise categoriza e organiza os requisitos em subconjuntos relacionados, explora o relacionamento de cada requisito com todos os demais, examina consistência, omissão e ambiguidade dos requisitos e prioriza requisitos com base nas necessidades dos clientes/usuários.

As seguintes questões devem ser respondidas para a análise de requisitos:

  • Cada requisito é consistente com os objetivos gerais do sistema/produto?
  • Todos os requisitos foram especificados no nível apropriado de abstração?Em outras palavras, algum requisito está em um nível de detalhe técnico inapropriado para este estágio?
  • O requisito é realmente necessário, ou ele representa uma característica que pode não ser essencial ao objetivo do sistema?
  • Não há requisitos ambíguos; Cada requisito tem atribuição? Em outras palavras, há uma fonte (geralmente um indivíduo específico) apontada para cada requisito?
  • Nenhum requisito conflita com os outros?
  • Cada requisito é passível de desenvolvimento no ambiente técnico designado para o sistema/produto?

Não é raro os clientes e usuários solicitarem mais do que pode ser realizado. É também relativamente comum que clientes ou usuários distintos solicitem requisitos conflitantes, argumentando que sua respectiva versão do requisito g é essencial para nossas necessidades especiais. O engenheiro de sistemas deve harmonizar estes conflitos através de um processo de negociação. Clientes, usuários e stakeholders devem ser também questionados quanto à priorização de requisitos e então discutirem eventuais conflitos na priorização. Os riscos associados a cada requisito são identificados e analisados. Estimativas de alto nível do esforço de desenvolvimento devem ser realizadas para avaliar o impacto de cada requisito no custo do projeto e tempo de entrega. Usando uma abordagem interativa, os requisitos são eliminados, combinados e/ou modificados de forma que cada grupo obtenha uma média de satisfação.


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