Menu

Comissão da Verdade

Carro militar.Em maio de 2012 foi aprovada pela Presidenta Dilma Rousseff a Comissão da Verdade. Esse órgão será responsável pelas investigações das violações dos direitos humanos que ocorreram durante a Ditadura Militar no Brasil. Isso faz com que o país seja o último a tomar esse tipo de decisão.

São sete (7) pessoas que participarão da comissão e terão um prazo de dois anos para investigar os casos e emitir um relatório que mostrará os responsáveis pelas torturas e desaparecimentos de presos políticos no Brasil entre 1946 a 1988. Em 2007 foi abordado no dossiê Direito à Memoria e à Verdade que existem 150 casos de desaparecidos políticos no país.

Os integrantes da Comissão da Verdade poderão acessar arquivos oficiais e deverão convocar pessoas para depor (em caráter opcional). A decisão foi realizada após forte pressão nacional e internacional dos familiares dos mortos e de entidades ligadas aos Direitos Humanos.

Mesmo assim ainda ocorrem muitas críticas em relação a criação dessa Comissão porque o prazo para análise (2 anos) foi considerado curto, os militares temem a abertura de documentos e os familiares lamentam a impossibilidade de punição devido a Lei da Anistia (1979).


Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso