HomeConcurseirosPerguntas de ConcursoUm concurso pode ser cancelado?


Um concurso pode ser cancelado?

O órgão pode cancelar um concurso público?

O órgão público pode cancelar o concurso a qualquer tempo. É uma decisão discricionária da Administração Pública. Porém, se já tiver sido efetivada a inscrição, o órgão deve devolver a taxa paga pelos candidatos.

Se o edital do certame já tiver sido publicado, o concurso dificilmente pode ser cancelado, exceto em caso de fraude. Porém, o processo seletivo pode ser suspenso. Em caso de suspensão de concursos públicos, ocorre o adiamento das provas. Neste caso, o candidato deve aproveitar o tempo para aprofundar os estudos e avançar rumo a aprovação.

De qualquer forma, em caso de anulação, o órgão deve prestar um esclarecimento aos candidatos inscritos. Se o concurso por cancelado, o objeto que o motivou deve ser levado ao conhecimento do público, a fim de elucidar a causa do não cumprimento das próximas etapas do processo seletivo.

 

 

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Matérias do Concurso

Estudantes lendo livro Concurso Público

Você já escolheu a área em que você vai prestar concurso público? Se sim, aproveite para ler os conteúdos que mais caem nas provas.

Matérias do Concurso

Edital de Concurso

Ler livros óculos

Nesta seção você encontra os editais de concursos separados por áreas. Escolha uma área de seu interesse e fique por dentro de tudo sobre a vaga escolhida!

Edital de Concurso