Menu
HomeComo passarMelhores ConcursosMelhores Concursos FederaisConcurso para o Superior Tribunal de Justiça - STJ

Concurso para o Superior Tribunal de Justiça - STJ

Logomarca do STJCargos do STJ

O Superior Tribunal de Justiça é composto por 33 ministros, escolhidos pelo Presidente da República. A composição se dá da seguinte forma:

  • 11 são juízes dos Tribunais Regionais Federais;
  • 11 são desembargadores dos Tribunais de Justiça;
  • 5 são advogados 5 são membros dos Ministérios Públicos Federais, Estaduais e Distritais.

Há concurso apenas para os cargos de Analista e Técnico do STJ, pois os ministros são indicados pelo Presidente da República e nomeados pelo Senado Federal. O Cargo de Analista do STJ é reservado para os candidatos que possuem diploma de nível superior. Já para o cargo de Técnico, o grau de escolaridade exigido é o diploma de nível médio.

Se você deseja saber mais a respeito dos cargos, leia o edital do último concurso do STJ. Para isso, basta clicar no link abaixo:

Edital do STJ

Carreira no STJ

O Superior Tribunal de Justiça é um dos órgãos máximos da justiça brasileira, depois do STF. Pois é o STJ quem decide a legislação que vigorará no nosso país. Além disso, o STJ também é responsável por resolver litígios que não foram resolvidos nas instâncias inferiores.

O Superior Tribunal de Justiça zela pelo fiel cumprimento da Constituição Federal e pela aplicação das leis específicas em cada caso.

Se você deseja saber mais a respeito da carreira dos analistas do STJ, entre na página do Superior Tribunal de Justiça. Para isso, basta clica no link abaixo:

Superior Tribunal de Justiça

Concurso do STJ

O concurso para o Superior Tribunal de Justiça é muito visado pela maioria dos concurseiros. Seja pela estabilidade financeira, seja pelo status e reconhecimento que o cargo oferece. O STJ é um dos principais órgãos do Brasil e, trabalhar nele, gera alto grau de valorização de seus servidores pela sociedade.

Muitos candidatos sonham em um lugar no STJ, por isso que o concurso é tão concorrido. Se você deseja concorrer a uma das vagas no Superior Tribunal de Justiça, saiba as matérias que caem no concurso, e comece a se prepara já. Para saber o conteúdo da prova, basta clicar no link abaixo:

Matérias do concurso do STJ

Concursos Abertos

Homem estudando para concurso

Existem vários concursos que estão com inscrições abertas. Não perca tempo! Pesquise sobre a seleção que mais se encaixam no seu perfil.

Concursos Abertos

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Vagas de Concursos

imprensa nacional logo

Fique por dentro das vagas federais, nomeações, concursos, etc.autorizadas na área pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vagas de Concursos