Concurso em Brasília - DF

Bandeira Distrito FederalCapital do país, também conhecida como "capital dos concursos públicos", inclusive concursos federais, Brasília oferece uma infinidade de cursinhos, livrarias, jornais, revistas, feiras, tudo voltado para a área de concursos.

Mas isso implica em uma maior qualidade dos candidatos, exigindo mais dedicação, tempo e esforço, pois a concorrência só tende a aumentar. Além dos próprios brasilienses, são inúmeras as pessoas que vem de outras cidades em busca de uma chance, e essa grande quantidade de vagas é o que chama a atenção, pois as vezes o mesmo concurso em outros estados, oferece menos vagas.

Nessa capital brasileira, os concursos para o Senado e para o TCU são os mais visados, pois tem excelentes salários.

Diante de tantas esferas governamentais e chances para diversas áreas, a melhor dica para quem quer prestar concursos no Distrito Federal, é se preparar!

Sobre o Distrito Federal

O Distrito Federal é uma unidade federativa diferenciada, que tem como função básica abrigar a capital do país. O DF não se encaixa na categoria estado e nem possui uma capital ou municípios. Existe uma grande controvérsia em relação aos termos utilizados para designar o DF e suas regiões administrativas. Na realidade, o DF é uma exceção a todas as concepções utilizadas para designar termos de outros estados, cidades, municípios, etc. O que existe no DF são diversos núcleos urbanos, sendo o principal deles a região administrativa de Brasília, que por sua vez também se confunde com a ideia do Plano Piloto. Quanto aos outros núcleos, há muita discussão se estes seriam cidades distintas ou se seriam na verdade bairros distantes da capital do país.

A distinção entre os demais estados do Brasil e o DF continuam em termos de organização política, pois a lei que rege o DF é uma lei orgânica, típica de municípios. Entretanto, como a unidade federativa não possui municípios, as regiões administrativas não possuem autonomia político-administrativa, sendo que seus administradores são indicados pelo único eleito governador. O DF é composto por Brasília e pelas chamadas cidades-satélites (regiões administrativas). Antigamente, estas cidades eram chamadas ''cidades-dormitório'' já que muitos moradores trabalhavam ou estudavam no Plano Piloto, permanecendo durante o dia e retornando as suas casas apenas no período da noite. Isso continua acontecendo, porém com o crescimento e desenvolvimento das cidades, algumas delas já oferecem e geram empregos para seus próprios moradores.

A economia do DF apresenta suas particularidades, uma delas é a de que alguns moradores do DF tem o maior poder aquisitivo do Brasil. Apesar de sabermos da desigualdade social por conta da alta concentração de renda em poder de poucos, esta informação pode justificar o alto custo de vida no DF, principalmente na área central.

Brasília, a capital do País

Como todos sabem, Brasília foi especialmente planejada para servir de centro político e administrativo do Brasil. Foi idealizada para ser a capital do País pelo ex-presidente Juscelino Kubitscheck. O plano urbanístico foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa e muitas construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. As obras arquitetônicas de Brasília contaram com a colaboração de diversos artistas, alguns dos mais conhecidos são: Burle Marx, Athos Bulcão, Marianne Peretti, Alfredo Ceschiatti e Cândido Portinari.

Brasília é a quarta maior cidade do Brasil e possui um dos maiores PIBs per capita do país. É famosa por seus atrativos turísticos, sendo os destinos mais procurados pelos turistas: Congresso Nacional, Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes, a Catedral, o Catetinho, Torre de TV, Memorial JK, Panteão da Pátria, o Teatro Nacional, etc. Outra bela obra arquitetônica é a ponte JK que já estampa belos cartões-postais da cidade e foi premiada internacionalmente pela beleza de sua arquitetura já no ano de sua inauguração.

O turismo cívico é valorizado por estarem localizados na capital os órgãos governamentais da administração direta e os representantes dos três poderes republicanos.

Principais Órgãos Públicos

O Distrito Federal é o paraíso dos concurseiros, além dos mais importantes órgãos federais, o candidato brasiliense tem diversas opções distritais para escolher. Todas as esferas do governo atuam na capital, portanto, a quantidade de vagas em concursos do DF é imensa e a qualidade dos servidores públicos precisa ser de alto nível! Por isso, Brasília é a capital do concurso público, uma excelente opção para os concurseiros de plantão.

Agora que você já tomou sua decisão de prestar um concurso público no Distrito Federal, você precisa escolher em qual órgão público você gostaria de trabalhar e quanto você quer ganhar!

Conhecer os órgãos públicos para os quais você deseja trabalhar será de grande importância para a sua decisão, uma vez que sabendo um pouco melhor de cada órgão você pode optar pelo que melhor satisfaz suas necessidades e prioridades. É preciso avaliar os cargos disponíveis para a área de atuação de sua escolha, assim como vagas compatíveis com o seu nível de escolaridade. Saiba mais sobre alguns principais órgãos públicos do Distrito Federal através dos links abaixo:

Principais Leis e Decretos

Somos guiados juridicamente pela nossa Constituição Federal que limita o poder, organiza o estado e define direitos e garantias fundamentais. Anexadas a esta constituição, cada estado pode possuir suas próprias leis e decretos. As constituições estaduais representam a lei máxima do estado e abrangem um conjunto de normas jurídicas específicas. No caso do DF esta lei máxima é chamada de lei orgânica do DF e a Legislação e Constituição são distritais em vez de estaduais.

Conhecer todas as leis que regem o Distrito e o País é de extrema importância, pois além de ser um exercício de cidadania, este conteúdo é essencial para o concurseiro, visto que são cobrados nos editais de concurso que o candidato tenha conhecimento de determinadas leis.

No site da Câmara Legislativa do Distrito Federal é possível ter acesso a todas as leis e decretos que regem o nosso distrito. Além de poder acessar a Constituição Federal, você encontra informações importantes como: Lei Orgânica do DF, Regimento Interno, Leis Distritais e Federais e o Código de Ética e decoro parlamentar.

Você que mora no Distrito Federal fale-nos um pouco sobre os concursos, concorrência e principais cursos preparatórios. Mande e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Relação de concursos abertos em Brasília

Concursos Inscrição até
Concursos Inscrição até

Concursos Abertos

Homem estudando para concurso

Existem vários concursos que estão com inscrições abertas. Não perca tempo! Pesquise sobre a seleção que mais se encaixam no seu perfil.

Concursos Abertos

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Vagas de Concursos

imprensa nacional logo

Fique por dentro das vagas federais, nomeações, concursos, etc.autorizadas na área pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vagas de Concursos