Menu

Concurso para Especialista da ANATEL

Logomarca AnatelAs Agências Reguladoras são autarquias da Administração Indireta que fiscalizam e regulamentam as atividades de serviços públicas, mediante autorização, concessão ou permissão de empresas privadas. São diversos setores, como telecomunicações (Anatel), energia elétrica (Aneel), vigilância sanitária (Anvisa), viação civil (Anac), transporte aquaviário (Antaq), transportes terrestres (Antt), águas (Ana), petróleo (Anp), entre outros.

A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, foi a primeira agência reguladora do Brasil, privatizada em 1997. A Anatel tem sede em Brasília, mas possui atuação em todo o território Nacional. Atualmente, a agência conta com um quadro de aproximadamente 2 mil funcionários, entre servidores, terceirizados e estagiários.

Geralmente o concurso da Anatel é organizado pelo Cespe, e também é composto por duas etapas. A primeira etapa compreende a prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos e a prova discursiva. Ao passo que a segunda etapa é formada pela avaliação de títulos e pelo curso de formação profissional. Ambas etapas são eliminatórias e classificatórias. O concurso para o nível médio, no entanto, não possui a segunda etapa e nem a prova discursiva.

Cargos da Agência Nacional de Telecomunicações

A Anatel possui cargos diversos. Geralmente, são para exercer a profissão ligada ao serviço de telecomunicações, como fiscalização ou desenvolvimento tecnológico. As áreas exigidas baseiam-se na necessidade de exercer a regulamentação sobre os serviços de telecomunicações ou radiodifusões.

A Anatel possui cargos de nível superior e nível médio. Os cargos de nível superior são os especialistas e os analistas. E os cargos de nível médio são os técnicos em regulação e os técnicos adminsitrativos.

Para o cargo de Analista Administrativo é necessário ter diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação. A remuneração mensal  é de quase 10 mil reais. Já para o cargo de Técnico Administrativo, é necessário o certificado de conclusão de curso de nível médio, e a remuneração inicial é de quase 5 mil reais. Em ambos os cargos, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Se você deseja conhecer mais a respeito da Agência Nacional de Telecomunicações, basta entrar no site da Anatel, clicando no link abaixo:

Site da Anatel

A Carreira do Especialista em Regulação dos Serviços Públicos de Telecomunicações da Anatel

O Especialista em Regulação é um meio termo entre o Auditor Fiscal e o Gestor Público. Ele atua em inspeção, regulação, fiscalização e controle da prestação e exploração do serviço público de telecomunicação. Além disso, o Especialista atua na implementação de políticas e estudos do mercado regulado, bem como estudo de atividades primoridiais do Governo.

O que mais chama a atenção aos concurseiros para Anatel são as excelentes remunerações oferecidas, já que as autarquias têm independência financeira. Isso significa que seu patrimônio e sua receita são geridos autonomamente por seus membros, que possuem o poder de auto-administração.

Apesar da jornada de trabalho ser de 8 horas diárias, há setores departamentais em que essa jornada pode ser flexibilizada. Esse é outro ponto que atrai muitos candidatos a ingressarem a carreira da Anatel. Além disso, o clima organizacional dentro da Agência é muito acolhedor e empático.

Dessa forma, trabalhar em Agência Regulatória vem atraindo cada vez mais candidatos, o que aumenta o nível de dificuldade e de competição em cada concurso. Por isso, o ideal é começar a se dedicar aos estudos com antecedência para aumentar suas chances de obter êxito na prova.

Se você deseja saber mais a respeito do concurso da Anatel, basta clicar no link abaixo para visualizar o edital do último concurso, realizado em 2014:

Edital para analista e técnico da Anatel - 2014

Concursos Abertos

Homem estudando para concurso

Existem vários concursos que estão com inscrições abertas. Não perca tempo! Pesquise sobre a seleção que mais se encaixam no seu perfil.

Concursos Abertos

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Vagas de Concursos

imprensa nacional logo

Fique por dentro das vagas federais, nomeações, concursos, etc.autorizadas na área pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vagas de Concursos