Menu

Concurso no Rio de Janeiro - RJ

Bandeira Estado Rio JaneiroO Rio de Janeiro como uma das antigas capitais nacionais do Brasil, é recheada de prédios públicos, e possui grande importância econômica e política para o país. Muitos órgãos foram para Brasília, mas algumas sedes permaneceram no Rio de Janeiro, entre elas: Petrobras, ANS, Datasus, Dataprev, entre outras. Por isso continuam existindo muitos concursos federais para o estado.

Além de ser conhecido por sua exuberante beleza, é no Rio de Janeiro que também estão quase 90% das reservas de Petróleo, é onde se encontra a sede da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo, é o único estado brasileiro que produz energia nuclear, tem muitos portos, muitas áreas relacionadas ao turismo, telecomunicação, engenharia, entre outros.

Os cursos preparatórios são encontrados em grande quantidade por todo o estado, pois o Rio é um lugar tradicionalmente voltado para esse ramo, por isso há tantos candidatos bem preparados, que também concorrem com muitos que vem de fora. 

Sobre o Estado do Rio de Janeiro

 

O estado do Rio de Janeiro, na região sudeste, é internacionalmente conhecido. Suas belas praias e seu povo alegre são fonte de inspiração e razão de sua imensa vocação turística. Búzios, Paraty, Saquarema, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Cabo Frio, Petrópolis e a própria capital, a cidade do Rio de Janeiro, são exemplos disso.

O estado é um forte centro cultural e de lazer. As cidades mais populosas, além da capital, são: São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Niterói, São João de Meriti, Campo dos Goytacazes, Petrópolis, Magé, Volta Redonda, Itaboraí, Macaé, Mesquita, Cabo Frio e Nova Friburgo.

A economia se baseia em grande parte na prestação de serviços: grande parte do PIB têm origem nas áreas de telecomunicações, audiovisual, tecnologia da informação, turismo, ecoturismo, turismo de negócios, seguros e comércio.

As indústrias metalúrgica, siderúrgica, petroquímica, naval, automobilística, audiovisual, cimenteira, alimentícia, mecânica, editorial, têxtil, gráfica, de papel e celulose, de extração mineral, extração e refino de petróleo completam o PIB. As atividades econômicas do estado são de grande importância para o país. Através do portal do governo do Rio de Janeiro, um site governamental, é possível encontrar essas e outras informações sobre o estado.

Mercado de Trabalho no Rio de Janeiro

Como todos sabem, o Rio de Janeiro já foi capital do nosso país. Isso faz com que o estado possua muitos prédios públicos e seja sempre uma boa opção na hora de se escolher o local para se prestar um concurso, visto que ele continua sendo um dos maiores centros econômicos e administrativos do Brasil.

Após a sua decisão, é primordial para conhecer os órgãos públicos do estado para o qual deseja trabalhar; afinal, sabendo um pouco melhor sobre cada um deles, você pode optar pelo que melhor satisfaz suas necessidades e prioridades. É preciso levar em conta fatores como: os cargos disponíveis para a área de atuação de sua escolha, vagas compatíveis com o seu nível de escolaridade, ambiente de trabalho, salários, etc. Saiba mais sobre alguns dos principais órgãos públicos do estado do Rio de Janeiro, através dos links abaixo:

Governo do Estado do Rio de Janeiro

AFERJ - Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro

Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro

Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

DETRAN - Rio de Janeiro

Principais Leis e Decretos

É necessário conhecer e ter acesso a essas normas estaduais e federais para prestar um concurso público, seja pela necessidade de assimilar o conteúdo requerido para as provas ou pelo próprio exercício da cidadania.

No site da Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro, você terá acesso a todas as leis e decretos que regem o estado, informações importantes como: Legislação Estadual, Constituição Federal, Constituição Estadual, dentre outras informações.

Você que mora no estado de Rio de Janeiro fale-nos um pouco sobre os concursos públicos, concorrência e principais cursinhos preparatórios. Mande e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Relação de concursos abertos no Rio de Janeiro

Concursos Abertos

Homem estudando para concurso

Existem vários concursos que estão com inscrições abertas. Não perca tempo! Pesquise sobre a seleção que mais se encaixam no seu perfil.

Concursos Abertos

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Vagas de Concursos

imprensa nacional logo

Fique por dentro das vagas federais, nomeações, concursos, etc.autorizadas na área pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vagas de Concursos