Menu

Concurso em Belo Horizonte - MG

Bandeira Estado Minas GeraisSendo uma das capitais brasileiras de um dos estados que mais tem municípios no país, Belo Horizonte é bastante procurada como uma boa opção na hora de decidir para onde se quer prestar concurso público.

Mas além da capital, a quantidade de municípios é um atrativo tanto para os próprios mineiros, como para outros candidatos que querem vir morar aqui, pois são inúmeros os concursos de Minas Gerais existentes para prefeituras e câmaras municipais.

Além desses, vários concursos federais possuem vagas para o estado mineiro. Mas a concorrência também é grande, por conta da quantidade de candidatos e por ser uma região onde muitos brasileiros desejam morar (já que faz divisa com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal). A concorrência também é acirrada devido ao grande crescimento da média de escolaridade dos mineiros.

Sobre o Estado de Minas Gerais

Minas Gerais teve grande importância para a história do nosso país, eventos marcantes como a Inconfidência Mineira, a Revolução de 1930 e o Golpe Militar de 1964 foram arquitetados no estado, que também é muito famoso pela sua vasta cultura, incluindo suas belas cidades históricas, culinária, música e folclore.

Localizado na região Sudeste, segundo estado mais populoso do Brasil e dono do terceiro maior Produto Interno Bruto do país, Minas Gerais se caracteriza como um dos mais importantes estados nacionais. Sua capital é Belo Horizonte está localizada praticamente no centro do estado.

A estrutura econômica apresenta um equilíbrio entre os setores industrial e de serviços. Na agropecuária, os destaques estão na produção de cana-de-açúcar, café, soja, milho e feijão, enquanto na pecuária os destaques são da bovinocultura de corte, suinocultura, avicultura e na produção de leite.

Cidades Importantes em Minas Gerais

Minas Gerais é a unidade da federação brasileira com o maior número de municípios, 853 no total. Entre tantas cidades, algumas se destacam.

Belo Horizonte, por exemplo, teve sua construção marcada por uma formulação de planejamento urbano específico e se encontra em ótima localização, centralizada no estado. Ouro Preto, Diamantina, Mariana, Ouro Branco, Tiradentes, São João Del-Rei, Sabará, Congonhas, Santa Luzia, Serro, Pitangui e Prado são algumas das inúmeras e belas cidades históricas do estado e se destacam como pontos turísticos de Minas. No ponto de vista da urbanização, as cidades mais populosas do estado, além da capital, são: Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Governador Valadares.

Conhecido por seu povo hospitaleiro e dono de uma infinidade de culturas distintas, assim como uma variedade geográfica muito grande e com muitas riquezas, o estado de Minas está repleto de maravilhosas cidades turísticas, cada uma com sua característica marcante seja ela embasada na história, população, arquitetura, artes ou culinária. As particularidades encontradas em cada cidade é que compõem a diversidade deste estado fantástico.

Principais Órgãos Públicos

A alta quantidade de municípios no estado de Minas Gerais faz dele uma ótima opção para os candidatos a concursos públicos, sejam eles mineiros ou de outro estado. Com um número elevado de câmaras municipais e prefeituras, além dos principais órgãos públicos do estado, os concursos prestados em Minas Gerais agradam os desejos e necessidades dos candidatos, que tem um leque variado de opções para escolher atuar.

Conhecer os órgãos públicos para os quais você deseja trabalhar será muito importante para sua decisão, uma vez que sabendo um pouco melhor de cada órgão você pode optar pelo que melhor satisfaz suas necessidades e prioridades. É preciso avaliar os cargos disponíveis para a área de atuação de sua escolha, assim como vagas compatíveis com o seu nível de escolaridade.

Saiba mais sobre os principais órgãos públicos do estado de Minas Gerais através dos links abaixo:

Governo do Estado de Minas Gerais

Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais

DETRAN - Minas Gerais

Imprensa Oficial - Minas Gerais

Polícia Militar de Minas Gerais

Procuradoria da República em Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Legislação de Minas Gerais

É necessário conhecer e ter acesso a essas normas estaduais e federais para prestar um concurso público, seja pela necessidade de assimilar o conteúdo requerido para as provas ou pelo próprio exercício da cidadania.

No site da Assembleia Legislativa de Minas você terá acesso a todas as leis e decretos que regem o estado, informações importantes como: Legislação Mineira, Constituição Federal, Constituição Estadual, Assembleia Constituinte.

Você que mora no estado de Minas Gerais fale-nos um pouco sobre os concursos, concorrência e principais cursinhos preparatórios. Mande e-mail para:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Relação de concursos abertos em Belo Horizonte

Concursos Abertos

Homem estudando para concurso

Existem vários concursos que estão com inscrições abertas. Não perca tempo! Pesquise sobre a seleção que mais se encaixam no seu perfil.

Concursos Abertos

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso

Vagas de Concursos

imprensa nacional logo

Fique por dentro das vagas federais, nomeações, concursos, etc.autorizadas na área pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Vagas de Concursos