HomeComo passarMatérias do ConcursoTribunais SuperioresSTJ Técnico Judiciário - Especialidade Telecomunicações e Eletricidade


STJ Técnico Judiciário - Especialidade Telecomunicações e Eletricidade

Matérias Concurso STJA seguir listamos o conteúdo programático para o provimento de vagas no cargo de Técnico Judiciário com especialidade em Telecomunicações e Eletricidade do Tribunal Superior de Justiça de acordo com o edital de 2012 realizado pela CESP/UnB.   

Conhecimentos Gerais:   

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Atualidades.

Conhecimentos Específicos:

  1. Telecomunicações: Conceitos básicos. 1.1 Terminologia geral de sistemas de comunicações. 1.2 Tipo de informação em sistemas de comunicações. 1.3 Elementos de um sistema de comunicações. 1.4 Classificação dos sistemas. 1.5 Espectro eletromagnético1.6 Banda passante e canal. 1.7 Taxa de transmissão. 1.8 Identificação dos componentes de sistemas de comunicação, suas funcionalidades e parâmetros. 2 Transmissão e recepção. 3 Propagação e antenas. 4 Plataformas de redes. 5 Processamento de sinal. 6 Eletrônica analógica e digital. 7 Instalações elétricas prediais: residenciais e comerciais. 8 Proteção de sistemas elétricos. 9 Sistema de transmissão e de distribuição de energia elétrica. 10 Medidas elétricas. 11 Dispositivos eletrônicos. II Eletricidade. 1 Grandezas elétricas e magnéticas; Sistema Internacional de Unidades (SI). 2 Simbologia; diagramas elétricos. 3 Desenho técnico. 4 Circuitos elétricos. 5 Circuitos de corrente contínua. 6 Circuitos trifásicos. 7 Medidas elétricas. 8 Máquinas elétricas. 9 Transformadores. 10 Geradores e motores. 11 Acionamentos e controles elétricos. 12 Equipamentos elétricos. 13 Aterramento. 14 Instalações elétricas de alta e baixa tensão. 15 Iluminação. 16 Manutenção elétrica. 17 Equipamentos elétricos em baixa e alta tensão. 18 Geração e distribuição de energia elétrica. 19 Proteção e controle de sistemas elétricos. 20 Sistemas de corrente contínua e alternada. 21 Instrumentos de medição e ferramentas. 22 Condutores e isolantes. 23 Normas técnicas da ABNT. IV Áudio e Vídeo. 1 Acústica. 2 Sistemas de áudio. 2.1 Produção sonora. 2.2 Unidades de medida em áudio. 2.3 Equipamentos de áudio (funcionamento e utilização): microfones, mesas de som, equalizadores, compressores, crossovers, gates, limiters, amplificadores e caixas acústicas. 2.4 Instalação, montagem e operação de sistemas de sonorização. 2.5 Identificação de problemas na cadeia de áudio. 2.6 Gravadores analógicos e digitais. 2.7 Noções de captação e edição de áudio e vídeo em microcomputador. 2.8 Noções básicas de operação de câmera de vídeo e enquadramento. 3 Processamento digital de sinais de áudio e vídeo. 4 Formatos de gravação de áudio e vídeo.

Confira aqui o edital:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso