Menu

Técnico em Sistemas de Saneamento - TSS

Matérias do concurso - CAESBA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público de nível médio para provimento de vagas no cargo de Técnico em Sistemas de Saneamento - TSS (área Agrimensura da CAESB - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal acordo com edital de 2012 realizado pela CESPE/UnB - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa;
  • Matémática;
  • Noções de Informática;
  • Lei Orgânica do Distrito Federal;
  • Código de Ética e Conduta da Caesb;
  • PNQS;
  • Legislação sobre Saneamento;
  • Noções da lei 8.666/93.

Conhecimentos Específicos:

  1. Desenho topográfico: conceito, normas gerais NB -8 da ABNT; desenhos de plantas topográficas planimétricas e planialtimétricas - processos gráficos e processos analíticos (interpolação e obtenção de curvas de nível, desenho e interpretação de perfil topográfico do terreno, conhecimento de softwares utilizados em desenhos topográficos - Topograph, AutoCad 2010, etc., noções de elaboração de plantas de loteamentos, cálculo de áreas por meio de processos gráfico e(ou) analítico).
  2. Topografia: conceito; planimetria e altimetria, topologia; unidades de medidas -lineares, angulares, superfície; prática instrumental; prática de campo (caderneta de campo, croquis, teodolito, tren a e balizas); avaliação de superfícies; cálculo analítico de coordenadas -altimétrico e planialtimétrico; triangulação topográfica; conhecimentos de equipamentos para topografia automatizada; cálculo de poligonais em softwares específicos de topografia; declinação magnética; transformação de rumo magnético em rumo verdadeiro.
  3. Elementos de astronomia e geodésia: sistemas e coordenadas; posição geográfica por satélite; determinação do norte geográfico; identificação das aplicações e restrições do sistema UTM; transporte de coordenadas planas retangulares (UTM); transformação de coordenadas e sistemas geográficos; diferença entre equipamentos GPS de navegação, topográfico e geodésico e suas aplicações; entendimento das etapas de campo necessárias para um levantamento GPS; identificação dos principais sistemas de projeção, suas aplicações e seus sistemas de referência.
  4. Urbanização: posicionamento das vias: da rede de água potável, esgoto sanitário, pluvial, energia elétrica e telefone, cruzamento em nível; projeto e locação de loteamentos; levantamento cadastral; desmembramento e remembramento; loteamento rural.
  5. Introdução à ciência do solo: noções de geologia (conceitos básicos, geomorfologia, minerais, rochas, intemperismo); aspectos da ação geológica das águas subterrâneas e de superfície; solos (conceitos básicos, formação do solo, pedogênese); morfologia do solo; aspectos morfológicos que caracterizam o perfil do solo; noções físicas do solo (densidade, porosidade, compactação, etc.); classificação do solo (conceito e tipo de solo); noções de edafologia.
  6. Educação ambiental: conceito básico de ecologia; climas (conceitos gerais e estações do ano); ciclos e fenômenos naturais (chuvas, vento, etc.); cerrado (situação geográfica, clima, solo, fauna e vegetação); interferência humana na natureza; ecologia urbana e saneamento básico; noções de legislação ambiental (CONAMA, Agência Ambiental, IBAMA, outras instituições); reserva legal, área de preservação permanente, uso do solo urbano.
  7. Informática aplicada: introdução de dados e cálculo de cadernetas de campo em softwares específicos; altimétria (parâmetros e configurações para interpolação de curvas de nível).
  8. Orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais: BDI (Benefícios e Despesas Indiretas). Componentes dos sistemas de água e esgoto.

Confira aqui o edital:


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso