Agente Operacional de Sistemas e Saneamento - GSO

Matérias do concurso - CAESBA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público de nível médio para provimento de vagas no cargo de Agente Operacional de Sistemas de Sanemanto - GSO da CAESB - Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal acordo com edital de 2012 realizado pela CESPE/UnB - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa;
  • Matémática;
  • Noções de Informática;
  • Lei Orgânica do Distrito Federal;
  • Código de Ética e Conduta da Caesb;
  • PNQS;
  • Legislação sobre Saneamento;
  • Noções da lei 8.666/93.

Conhecimentos Específicos:

  1. Principais componentes dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, finalidade e importância; estações de bombeamento e elevatórias, estações de tratamento de água potável e de esgotos sanitários; captação, adução, tratamento, preservação e distribuição de água para consumo humano; ramais prediais, micro e macro medição, economias e ligações, índice de perdas do sistema; coleta, afastamento e tratamento de esgotos sanitários; rede coletora, interceptores, caixas de inspeção; peças e materiais empregados especificamente para água e para esgoto; reuso de água.
  2. Princípios de funcionamento, limpeza e conservação de bombas centrífugas, bombas peristálticas dosadoras, roscas e esteiras transportadoras, válvulas, registros, stop logs, comportas, gradeamentos e peneiras mecanizadas, interceptores e emissários de esgoto, tubulações, adutoras, reservatórios de água e caixas de inspeção; Conceitos básicos de hidráulica industrial, mecânica industrial e eletricidade; velocidade, vazão e força de escoamento; pressão e coluna d'água; golpe de aríete.
  3. Noções básicas de química analítica: estrutura de um laboratório de análise química; uso de vidrarias e equipamentos laboratoriais; transporte, limpeza e secagem de utensílios; concentração de substâncias preparo e diluição de soluções; uso de colorímetros portáteis e análises químicas em campo; coleta e preservação de amostras de sistemas de tratamento de água e esgotos; noções de higiene e segurança ocupacional, uso de EPIs e EPCs; emissão, revisão, registro, controle e arquivamento de documentos, boletins analíticos, leitura, registro e interpretação de dados operacionais (vazão, pressão, temperatura, volume, etc.) e demais serviços de natureza administrativa.
  4. Princípios de meio ambiente e ecologia, poluição da água, do ar e do solo e origem das contaminações; ciclo hidrológico, distribuição da água no planeta, doenças de veiculação hídrica. Geração, coleta, transporte, reuso, reciclagem, redução e destino final de resíduos sólidos urbano-sanitários, seus impactos ambientais; problemática, histórico, prevenção e controle de poluição por disposição de esgotos domésticos em corpos hídricos. Processos de tratamento de água e esgoto. Tratamento preliminar, primário, secundário e terciário de esgotos domésticos, disposição final adequada de efluentes tratados, desinfecção. Conhecimento de química geral e biologia aplicado às atividades de controle do abastecimento de água e tratamento de esgotos.
  5. Produtos químicos utilizados no tratamento de água e esgotos: coagulantes/floculantes (sulfato de alumínio, cloreto férrico, sulfato ferroso, PAC); agentes desinfetantes (cloro gasoso, hipoclorito de sódio, hipoclorito de cálcio, dióxido de cloro, ozônio, ultravioleta); reguladores de pH (hidróxido de sódio, cal vigem); agentes de fluoretação.
  6. Cálculos de dosagem aplicados à área de saneamento, determinação de vazão, concentração de solução, temperatura, leituras de nível de reservatórios, peso, diluição e conversão de unidades. Requisitos para transporte, manuseio, dosagem e operações (troca de cilindros, abertura de válvulas e o manifold) envolvendo cloro gasoso, segundo a Norma ABNT-NBR 13295 (Distribuição e manuseio de cloro) e o texto Manual do Cloro (2004) de autoria da CLOROSUR (Associação Latino-Americana da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados).
  7. Legislações concernentes à área de atuação. Federais: Resolução CONAMA 430/11 (Classificação de Corpos Hídricos e Padrões de Lançamento); Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde (Padrões de Potabilidade de Água para Consumo Humano); Lei 8.078/90 (CDC). Distritais/Institucionais: Lei 5.027/66 (Código Sanitário do Distrito Federal).
  8. Conhecimento básico da norma regulamentadora NR10 -"Segurança em instalações e serviços em eletricidade" do Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira aqui o edital:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!


 

Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso