Menu

Analista Técnico Administrativo

Matérias do concurso - Ministério do TurismoA seguir listamos o conteúdo programático para o Concurso Público de nível superior para provimento de vagas no cargo de Analista Técnico Administrativo do Ministério do Turismo de acordo com edital de 2013, realizado pela ESAF.

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa
  • Ética do Servidor na Administração Pública
  • Racioncínio Lógico-Quantitativo
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Legislação Aplicada ao MTur: Decreto nº 7.994, de 24/4/1993; Lei nº 8.666, de 21/6/1993; Lei nº 11.771, de 17/9/2008; Portaria Interministerial nº 507, de 24/11/2011; Lei nº 12.591, de 18/1/2012; Portaria MTur nº 112, de 24/5/2013 Decreto nº 8.102, de 06/9/2013.

Conhecimentos Específicos:

  1. GESTÃO PÚBLICA: 1. Estado, Governo e Sociedade: conceito e evolução do Estado contemporâneo; aspectos fundamentais na formação do estado brasileiro; teorias das formas e dos sistemas de governo. 2. Evolução da Administração Pública no Brasil (após 1930): reformas Administrativas. 3. Análise crítica aos modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. 4. Conceito de eficiência. Eficácia e Efetividade aplicadas à Administração Pública: avaliação e mensuração do desempenho governamental. 5. Processos participativos de gestão pública: orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade, ouvidorias, governança interna e externa. 6. Novas formas de gestão de serviços públicos: formas de supervisão e contratualização de resultados; horizontalização; pluralismo institucional; prestação de serviços públicos e novas tecnologias. 7. Os controles internos e externos: responsabilização e Prestação de Contas. Controle. Desempenho e risco operacional. Transparência. 8. Desconcentração e descentralização administrativa. 9. Medidas de aprimoramento da administração pública federal direta Decreto 6.944, de 21/8/2009. 10. Manual de Orientação para o Arranjo Institucional.
  2. ADMINISTRAÇÃO GERAL: 1. Natureza e evolução do pensamento administrativo: abordagens clássica, humanista, burocrática, sistêmica e contingencial. 2. Planejamento: planejamento estratégico; planejamento baseado em cenários; gerenciamento de projetos; gerenciamento de processos. 3. Processo decisório: técnicas de análise e solução de problemas; fatores que afetam a decisão; tipos de decisões. 4. Mudança organizacional: forças internas e externas. Processo de mudança: o papel do agente e métodos de mudança. 5. Departamentalização e divisão do trabalho: critérios de agrupamento de atividades; estruturalismo; especialização e enriquecimento de tarefas. 6. Comportamento, Cultura e Clima no contexto organizacional. 7. Gestão de pessoas: poder, hierarquia e liderança; gestão por competências; gestão de desempenho; gestão de conflitos; treinamento e desenvolvimento. 8. Comunicação organizacional: habilidades e elementos da comunicação. 9. Gestão da informação e do conhecimento. 10. Controle administrativo: princípios, mecanismos e objetivos; conceitos de eficiência, eficácia e efetividade. 11. As novas tecnologias e seus impactos na administração organizacional. 12. Governança corporativa. 13. Gestão do risco operacional.

 

 

Confira o Edital:

Edital Ministério do Turismo 2013


Apostila Grátis

mulher estudando para concurso

Está precisando de material de estudo? Aqui você encontra apostilas e provas gratuitas que podem aumentar o seu desempenho em concursos!

Apostila Grátis

Dicas para Concurso

garota estudando

Confira algumas dicas de concursos organizadas especialmente para você se preparar e obter sua vaga na área pública.

Dicas para concurso